Israel assume a dianteira: é o país com mais pessoas vacinadas (e o único a caminho do 3.º confinamento)

Amir Cohen / EPA

Benjamin Netanyahu foi o primeiro israelita a ser vacinado

Israel é o país com mais pessoas vacinadas em relação à população e o único que pode estar a caminho de um terceiro confinamento. A Suíça é o primeiro país da Europa continental a iniciar a campanha de vacinação.

No sábado à noite, o primeiro israelita a ser vacinado contra a covid-19 foi Benjamin Netanyahu. Quatro dias depois, o primeiro-ministro pediu o aumento das restrições para travar a transmissão do vírus, um prenúncio de que pode mesmo estar para chegar um terceiro confinamento ao país.

Caso se confirme a existência de um terceiro confinamento, Israel será o primeiro país a decidir esta medida pela terceira vez.

De acordo com o Público, foram esta quarta-feira confirmados quatro casos de pessoas infetadas com uma variante do coronavírus, inicialmente identificada no Reino Unido. Um dos pacientes não esteve no estrangeiro, o que significa que já há contágio local.

O governante tem defendido que as novas restrições devem ser complementares à vacinação e, por isso, defende uma “vacinação muito rápida, a mais rápida do mundo”. A verdade é que o processo decorre a bom ritmo, já que, nos primeiros três dias, 71.876 pessoas receberam a primeira dose da vacina da BioNTech/Pfizer.

Israel é, atualmente, o país com mais pessoas vacinadas em relação à população (de quase 10 milhões), avança o diário. O Governo comprou vacinas da BioNTech/Pfizer, Moderna e AstraZeneca e espera ter, até ao final do ano, doses suficientes para 20% da população.

Primeira campanha de vacinação da Europa continental

A Suíça é o primeiro país da Europa continental a iniciar a campanha de vacinação contra o novo coronavírus. Esta quarta-feira, uma mulher com 90 anos foi a primeira pessoa a ser vacinada contra a doença, tendo recebido a vacina da Pfizer/BioNTech, anunciaram as autoridades em comunicado.

A campanha de vacinação começa apenas quatro dias após a autorização da vacina pelas autoridades suíças e num momento em que o país regista mais de 4000 novas contaminações e mais de cem mortos por dia. No total, o país já registou mais de 415 000 casos de contaminação e mais de 6300 mortos desde o início da pandemia.

Trata-se da primeira campanha de vacinação contra a covid-19 na Europa continental, depois de o Reino Unido ter começado a vacinar no dia 8 de dezembro, tornando-se o primeiro país ocidental a fazê-lo.

A Suíça, com 8,6 milhões de habitantes, garantiu o acesso a 15,8 milhões de doses de vacinas, negociadas com três laboratórios: três milhões com a Pfizer-BioNTech, 7,5 milhões com a Moderna e 5,3 milhões com a AstraZeneca.

Nos EUA, um milhão já recebeu a primeira dose

Um milhão de norte-americanos já recebeu a primeira dose da vacina contra a covid-19, dez dias após o início da campanha de vacinação, anunciou esta quarta-feira o diretor da principal agência federal de saúde pública dos Estados Unidos

“Os Estados Unidos alcançaram uma marca preliminar mas crucial hoje. As autoridades locais já relataram que mais de um milhão de pessoas receberam a sua primeira dose da vacina contra a covid-19″, disse Robert Redfield, após terem sido entregues três milhões de doses na semana passada.

No entanto, segundo o conselheiro do programa de imunização do Governo, Moncef Slaoui, a meta de vacinar 20 milhões de pessoas até ao final do ano “não será provavelmente alcançada”. Os EUA têm como meta imunizar 100 milhões de pessoas até o final do primeiro trimestre de 2021, e outros 100 milhões antes do final do segundo trimestre, acrescentou Slaoui.

Já o diretor dos Centros de Controle e de Prevenção de Doenças (CDC), principal agência federal norte-americana em matéria de saúde pública, pediu aos norte-americanos que continuem a cumprir as regras de distanciamento social e uso de máscaras até que todo o país esteja vacinado.

  Liliana Malainho, ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Portugal regista mais 766 novos casos e sete mortes. País está perto da zona "laranja" da matriz de risco

Portugal registou nesta quinta-feira sete mortes devido à covid-19 e 766 novas infeções pelo novo coronavírus, de acordo com o boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS) divulgado nesta sexta-feira. O boletim epidemiológico desta sexta-feira indica ainda …

Obra de Banksy que se autodestruiu vendida por valor recorde de 21,8 milhões

A obra do artista britânico, que há três anos se autodestruiu parcialmente depois de ter sido vendida por 1,2 milhões de euros, foi vendida, esta quinta-feira, por 21,8 milhões. Em 2018, "Girl With Balloon", que mostrava …

Seis prioridades para o Newcastle, se quiser ser o novo Manchester City

Lista elaborada por quem tratou da "revolução" em Manchester, a partir de 2008. O Newcastle United tem dinheiro mas (ainda) não tem uma grande equipa, nem é visto como um grande clube europeu. Os milhões de libras …

Temido diz que "por detrás de cada euro" investido no SNS estão mais cuidados de saúde

A ministra da Saúde afirmou, esta quinta-feira, que o Orçamento do Estado para 2022 permitirá "promover a recuperação" do país e que por detrás de cada euro investido no Serviço Nacional de Saúde (SNS) …

Há alunos ainda sem manuais devido a atrasos na impressão e distribuição

A Associação Portuguesa de Editores e Livreiros justifica os atrasos com o fim mais tardio do ano lectivo anterior, o que levou a que todo o processo ficasse atrasado. Segundo avança o Público, cerca de um …

O Twitter foi palco de troca de acusações entre os primeiros-ministros da Eslovénia e dos Países Baixos

Troca de palavras decorreu na rede social com acusações pouco habituais entre chefes de Governo e principais figuras das instituições europeias. Foi num tom pouco habitual e num cenário igualmente pouco expectável — pelo seu nível …

Enfermeira com uma vacina na mão

Dose única da vacina. Portugueses recuperados travados por países que exigem vacinação completa

Os portugueses recuperados da covid-19 só receberam uma dose da vacina. Agora, estão a ter dificuldades em viajar para alguns países, como o Reino Unido ou o Canadá. Segundo o Jornal de Notícias, há portugueses recuperados …

Menos de metade dos novos médicos é que vai para o SNS

Nos últimos seis anos, menos de metade dos novos profissionais que se inscreveram na Ordem dos Médicos, ingressam no Serviço Nacional de Saúde (SNS). Segundo o Correio da Manhã, o número de inscritos na Ordem dos …

Miguel Pinto Luz: "O grande vencedor deste Orçamento chama-se Pedro Nuno Santos"

O vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais considera que o "grande vencedor" deste Orçamento do Estado é Pedro Nuno Santos e que o ministro "aumentou o seu capital político". Em entrevista ao Diário de Notícias e …

Médicos libaneses ajudam a retirar pessoas depois dos confrontos durante uma manifestação em Beirute

Líbano decreta dia de luto nacional depois de tiroteio durante manifestação causar seis mortos

Confrontos durante uma manifestação convocada pelo Hezbollah na manhã de ontem causaram seis vítimas mortais. O protesto era contra o juiz que lidera o inquérito à explosão no porto de Beirute no ano passado. O Líbano …