Israel assume a dianteira: é o país com mais pessoas vacinadas (e o único a caminho do 3.º confinamento)

Amir Cohen / EPA

Benjamin Netanyahu foi o primeiro israelita a ser vacinado

Israel é o país com mais pessoas vacinadas em relação à população e o único que pode estar a caminho de um terceiro confinamento. A Suíça é o primeiro país da Europa continental a iniciar a campanha de vacinação.

No sábado à noite, o primeiro israelita a ser vacinado contra a covid-19 foi Benjamin Netanyahu. Quatro dias depois, o primeiro-ministro pediu o aumento das restrições para travar a transmissão do vírus, um prenúncio de que pode mesmo estar para chegar um terceiro confinamento ao país.

Caso se confirme a existência de um terceiro confinamento, Israel será o primeiro país a decidir esta medida pela terceira vez.

De acordo com o Público, foram esta quarta-feira confirmados quatro casos de pessoas infetadas com uma variante do coronavírus, inicialmente identificada no Reino Unido. Um dos pacientes não esteve no estrangeiro, o que significa que já há contágio local.

O governante tem defendido que as novas restrições devem ser complementares à vacinação e, por isso, defende uma “vacinação muito rápida, a mais rápida do mundo”. A verdade é que o processo decorre a bom ritmo, já que, nos primeiros três dias, 71.876 pessoas receberam a primeira dose da vacina da BioNTech/Pfizer.

Israel é, atualmente, o país com mais pessoas vacinadas em relação à população (de quase 10 milhões), avança o diário. O Governo comprou vacinas da BioNTech/Pfizer, Moderna e AstraZeneca e espera ter, até ao final do ano, doses suficientes para 20% da população.

Primeira campanha de vacinação da Europa continental

A Suíça é o primeiro país da Europa continental a iniciar a campanha de vacinação contra o novo coronavírus. Esta quarta-feira, uma mulher com 90 anos foi a primeira pessoa a ser vacinada contra a doença, tendo recebido a vacina da Pfizer/BioNTech, anunciaram as autoridades em comunicado.

A campanha de vacinação começa apenas quatro dias após a autorização da vacina pelas autoridades suíças e num momento em que o país regista mais de 4000 novas contaminações e mais de cem mortos por dia. No total, o país já registou mais de 415 000 casos de contaminação e mais de 6300 mortos desde o início da pandemia.

Trata-se da primeira campanha de vacinação contra a covid-19 na Europa continental, depois de o Reino Unido ter começado a vacinar no dia 8 de dezembro, tornando-se o primeiro país ocidental a fazê-lo.

A Suíça, com 8,6 milhões de habitantes, garantiu o acesso a 15,8 milhões de doses de vacinas, negociadas com três laboratórios: três milhões com a Pfizer-BioNTech, 7,5 milhões com a Moderna e 5,3 milhões com a AstraZeneca.

Nos EUA, um milhão já recebeu a primeira dose

Um milhão de norte-americanos já recebeu a primeira dose da vacina contra a covid-19, dez dias após o início da campanha de vacinação, anunciou esta quarta-feira o diretor da principal agência federal de saúde pública dos Estados Unidos

“Os Estados Unidos alcançaram uma marca preliminar mas crucial hoje. As autoridades locais já relataram que mais de um milhão de pessoas receberam a sua primeira dose da vacina contra a covid-19″, disse Robert Redfield, após terem sido entregues três milhões de doses na semana passada.

No entanto, segundo o conselheiro do programa de imunização do Governo, Moncef Slaoui, a meta de vacinar 20 milhões de pessoas até ao final do ano “não será provavelmente alcançada”. Os EUA têm como meta imunizar 100 milhões de pessoas até o final do primeiro trimestre de 2021, e outros 100 milhões antes do final do segundo trimestre, acrescentou Slaoui.

Já o diretor dos Centros de Controle e de Prevenção de Doenças (CDC), principal agência federal norte-americana em matéria de saúde pública, pediu aos norte-americanos que continuem a cumprir as regras de distanciamento social e uso de máscaras até que todo o país esteja vacinado.

Liliana Malainho Liliana Malainho, ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Militantes apoiados pelo Al-Qaeda defendem uso de mel contra a covid-19

O Al-Shabaab, um grupo rebelde islâmico apoiado pela Al-Qaeda, apela ao boicote à vacina da AstraZeneca contra a covid-19. A alternativa é "cominho preto e mel". A vacina da AstraZeneca não está apenas a levantar preocupações …

Em menos de um ano, a polícia foi chamada a intervir pelo menos nove vezes na mansão dos Sussex

A vida nos Estados Unidos não tem sido fácil para os duques de Sussex. No último ano, a polícia da Califórnia foi chamada pelo menos nove menos à mansão onde o casal habita desde que …

Rivalidade entre China e Índia é obstáculo à maior aproximação entre os BRICS, diz especialista

Apesar de os BRICS representarem "o tipo de relações entre países que queremos no século XXI", a rivalidade entre a Índia e a China ainda é um obstáculo a uma maior integração, dizem os especialistas. Na …

Variante sul-africana pode resistir à Pfizer. China pondera misturar vacinas

A variante do coronavírus descoberta na África do Sul pode "romper" a vacina contra a covid-19 da Pfizer/BioNTech até certo ponto, concluiu um estudo em Israel, embora a sua prevalência no país seja baixa e …

Rússia garante que não haverá guerra com Ucrânia. EUA desconfiam e prometem consequências

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, descartou este domingo a possibilidade de uma guerra com a Ucrânia, depois de Kiev ter manifestado preocupação com o reforço de tropas russas nas suas fronteiras. “Ninguém está a embarcar …

Inspetores do SEF rejeitam extinção sem aval do Parlamento (e dizem estar em causa o Espaço Schengen)

O sindicato dos inspetores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) rejeitou este domingo a extinção daquele organismo sem a aprovação formal da Assembleia da República e considerou que está em causa a permanência de …

Testes rápidos registaram maior número de sempre. APED defende venda nos super e hipermercados

O recurso a testes rápidos de antigénio à covid-19 está a aumentar em Portugal, tendo atingido o maior número a 7 de abril, com mais de 34 mil realizados nesse dia, segundo dados do Instituto …

Francisco Rodrigues dos Santos admite que tem sido "difícil" juntar o CDS (mas "não por falta de iniciativa")

Francisco Rodrigues dos Santos, presidente do CDS-PP, afirmou, numa entrevista ao Jornal de Notícias e TSF que tem sido "difícil" conquistar a coesão do partido. Em entrevista ao Jornal de Notícias e à TSF, o líder …

Isabel dos Santos usou equipa de espiões para provar "conspiração" e "vingança" de João Lourenço

A empresária Isabel dos Santos contratou uma firma de antigos agentes secretos israelitas para provar que foi vítima de um ataque orquestrado pelo governo de João Lourenço. Isabel dos Santos criou uma equipa de espiões para …

"Perdemos o avô da nação". Morte do príncipe Filipe deixou "um grande vazio" na vida de Isabel II

A morte do príncipe Filipe, duque de Edimburgo, na sexta-feira, aos 99 anos, deixou a Rainha Isabel II, sua esposa, com "um grande vazio na sua vida", disse este domingo aos jornalistas o seu filho …