Isobel não se mexeu, não chorou, não respirou. E sobreviveu para contar

isobel.bowdery / Facebook

Isobel Bowdery sobreviveu aos atentados de Paris

Isobel Bowdery sobreviveu aos atentados de Paris

Quase dois dias depois dos atentados em Paris, continuam a surgir testemunhos emocionados de quem sobreviveu a uma noite de terror. O relato de Isobel Bowdery comoveu o mundo.

Isobel Bowdery, de 22 anos, estava no Bataclan quando entraram os homens armados. A jovem contou no seu Facebook que sobreviveu porque passou uma hora a fingir estar morta.

“A atmosfera era tão alegre e toda a gente dançava e sorria. Quando os homens entraram e começaram aos tiros, nós ingenuamente acreditámos que fazia parte do espetáculo”, relatou.

“Não foi só um ataque terrorista, foi um massacre”, escreve, antes de contar quando, “em choque e sozinha”, fingiu estar morta ao longo de mais de uma hora.

Sustinha a respiração, tentava não me mexer, não chorar”. “As imagens daqueles homens a circular entre nós como abutres vão assombrar-me para o resto da vida”, conta Isobel.

“A forma como apontaram meticulosamente para as pessoas sem qualquer consideração pela vida humana. Não parecia real”, acrescenta.

Na sua emotiva mensagem, Isobel aproveita para agradecer aos seus “heróis”.

O homem que me tranquilizou e arriscou a sua vida para tentar tapar-me a cabeça enquanto eu chorava, o casal cujas últimas palavras de amor me fizeram acreditar no bem que há no mundo, o polícia que conseguiu salvar centenas de pessoas, os desconhecidos que me levantaram da estrada e consolaram-me durante os 45 minutos em que acreditei que o rapaz que eu amava estava morto, o homem ferido que confundi com ele e quando percebi que não era Amaury, abraçou-me e disse-me que ia ficar tudo bem, apesar de também ele estar sozinho e assustado”.

“E a mulher que abriu as suas portas aos sobreviventes, o amigo que me ofereceu abrigo e foi comprar-me roupa para eu não ter de usar esta blusa ensaguentada, todos os que enviaram mensagens de apoio, mas acima de tudo, as 80 pessoas que foram assassinadas naquele evento, que não tiveram tanta sorte, que não puderam acordar hoje para toda a dor que os seus familiares e amigos atravessam”.

“Enquanto estive deitada no sangue de desconhecidos e à espera da bala que pusesse um fim aos meus meros 22 anos, vi todos os rostos que alguma vez amei e segredei ‘amo-te’ uma e outra vez”.

A jovem conclui a publicação com palavras de homenagem a quem morreu na fatídica noite.

“As vidas de tantos foram modificadas para sempre e cabe-nos a nós sermos melhores pessoas, viver a vida que as vítimas inocentes desta tragédia sonhavam mas que agora nunca poderão cumprir”.

“Descansem em paz, anjos. Nunca serão esquecidos.”

Move

PARTILHAR

RESPONDER

Mayflower 2.0: um navio autónomo pilotado por IA está a refazer a viagem do original

Quatro séculos e uma pandemia depois de o Mayflower original ter zarpado do porto de Southampton, numa jornada histórica para a América, outro veículo pioneiro com o mesmo nome partiu para refazer a mesma viagem. O …

Halterofilista neozelandesa será a primeira atleta transgénero a competir nos Jogos Olímpicos

A neozelandesa Laurel Hubbard, de 43 anos, classificou-se para os Jogos Olímpicos de Tóquio na categoria acima de 87kg feminina (super pesadas) do levantamento de peso, tornando-se a primeira atleta transgénero a participar na competição. "Estou …

República Checa 0-1 Inglaterra | Serviços mínimos valem topo

A Inglaterra, que tinha assegurado o apuramento na segunda-feira, garantiu o primeiro lugar do Grupo D do Euro 2020, ao vencer a República Checa por 1-0, com um golo madrugador, no mítico estádio de Wembley. Num …

Croácia 3-1 Escócia | Croatas de trivela rumo aos oitavos

A Croácia, liderada pelos ‘craques’ Luka Modric e Ivan Perisic, qualificou-se hoje para os oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao vencer por 3-1 a Escócia, que eliminou, num Grupo D conquistado pela Inglaterra. Os …

Asteroide tem nome de astrofísico português Nuno Peixinho

O astrofísico português Nuno Peixinho dá nome a um asteroide, descoberto em 1998 e que tem pouco mais de 10 quilómetros de diâmetro, anunciou esta segunda-feira o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), …

"É inaceitável". Ana Mendes Godinho critica situações de trabalho temporário que "duram décadas"

A ministra do Trabalho, Ana Mendes Godinho, insistiu esta terça-feira na relevância do combate à precariedade, sinalizando a intenção de restringir o trabalho temporário. "Tem de haver mecanismos mais fortes para combater a segmentação do mercado …

Hitler expulsou os soldados judeus há oito décadas. Agora, um rabino junta-se ao exército alemão

No início da Segunda Guerra Mundial, Hitler expulsou os judeus das Forças Armadas na década de 1930. Agora, Zsolt Balla irá assumir o cargo de rabino-chefe do exército alemão. Mais de 80 anos depois, aquilo que …

Rio critica Governo após "justa indignação" de Merkel

O presidente do PSD acusou esta terça-feira o Governo de estar a fazer Portugal passar “por uma vergonha desnecessária”, considerando que depois da “vexatória desconsideração” do Reino Unido, os portugueses têm que “ouvir a justa …

Amazon acusada de destruir milhões de itens não vendidos todos os anos

A Amazon foi acusada de destruir milhões de itens não vendidos todos os anos, segundo uma investigação da Newsweek, publicada na segunda-feira. "Uma investigação da ITV News num dos centros de distribuição da Amazon no Reino …

Enquanto o mundo lutava contra uma pandemia, a Guiné declarava o fim do segundo surto do Ébola

No passado sábado, a Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou o fim do segundo surto de Ébola na Guiné-Conacri, que vitimou mortalmente 12 pessoas. "Tenho a honra de declarar o fim do Ébola na Guiné", disse …