Isobel não se mexeu, não chorou, não respirou. E sobreviveu para contar

isobel.bowdery / Facebook

Isobel Bowdery sobreviveu aos atentados de Paris

Isobel Bowdery sobreviveu aos atentados de Paris

Quase dois dias depois dos atentados em Paris, continuam a surgir testemunhos emocionados de quem sobreviveu a uma noite de terror. O relato de Isobel Bowdery comoveu o mundo.

Isobel Bowdery, de 22 anos, estava no Bataclan quando entraram os homens armados. A jovem contou no seu Facebook que sobreviveu porque passou uma hora a fingir estar morta.

“A atmosfera era tão alegre e toda a gente dançava e sorria. Quando os homens entraram e começaram aos tiros, nós ingenuamente acreditámos que fazia parte do espetáculo”, relatou.

“Não foi só um ataque terrorista, foi um massacre”, escreve, antes de contar quando, “em choque e sozinha”, fingiu estar morta ao longo de mais de uma hora.

Sustinha a respiração, tentava não me mexer, não chorar”. “As imagens daqueles homens a circular entre nós como abutres vão assombrar-me para o resto da vida”, conta Isobel.

“A forma como apontaram meticulosamente para as pessoas sem qualquer consideração pela vida humana. Não parecia real”, acrescenta.

Na sua emotiva mensagem, Isobel aproveita para agradecer aos seus “heróis”.

O homem que me tranquilizou e arriscou a sua vida para tentar tapar-me a cabeça enquanto eu chorava, o casal cujas últimas palavras de amor me fizeram acreditar no bem que há no mundo, o polícia que conseguiu salvar centenas de pessoas, os desconhecidos que me levantaram da estrada e consolaram-me durante os 45 minutos em que acreditei que o rapaz que eu amava estava morto, o homem ferido que confundi com ele e quando percebi que não era Amaury, abraçou-me e disse-me que ia ficar tudo bem, apesar de também ele estar sozinho e assustado”.

“E a mulher que abriu as suas portas aos sobreviventes, o amigo que me ofereceu abrigo e foi comprar-me roupa para eu não ter de usar esta blusa ensaguentada, todos os que enviaram mensagens de apoio, mas acima de tudo, as 80 pessoas que foram assassinadas naquele evento, que não tiveram tanta sorte, que não puderam acordar hoje para toda a dor que os seus familiares e amigos atravessam”.

“Enquanto estive deitada no sangue de desconhecidos e à espera da bala que pusesse um fim aos meus meros 22 anos, vi todos os rostos que alguma vez amei e segredei ‘amo-te’ uma e outra vez”.

A jovem conclui a publicação com palavras de homenagem a quem morreu na fatídica noite.

“As vidas de tantos foram modificadas para sempre e cabe-nos a nós sermos melhores pessoas, viver a vida que as vítimas inocentes desta tragédia sonhavam mas que agora nunca poderão cumprir”.

“Descansem em paz, anjos. Nunca serão esquecidos.”

Move

PARTILHAR

RESPONDER

Os polegares dos neandertais adaptaram-se a ferramentas com pega

Os polegares dos neandertais adaptaram-se para segurar melhor ferramentas com pega, da mesma forma como utilizamos atualmente um martelo, revela uma nova investigação da Universidade de Kent, no Reino Unido. A mesma investigação sugere ainda …

Sporting 2-1 Moreirense | JackPote rende pontos ao “leão”

O “Leão” soma e segue na liderança do campeonato, depois de vencer o Moreirense por 2-1, graças a um bis Pedro Gonçalves. Neste sábado, na recepção ao Moreirense, num embate relativo à oitava jornada, sofreu, mas conseguiu …

Raro crustáceo parasita descoberto na boca de um tubarão em exibição num museu

Uma equipa de cientistas descobriu uma espécie extremamente rara de Cymothoidae na boca de um espécime de tubarão capturado no Mar da China Oriental e agora em exibição num museu. Os Cymothoidae são uma família de isópodes …

Série da Netflix faz disparar venda de jogos de xadrez nos Estados Unidos

A série "The Queen’s Gambit", da plataforma de streaming Netflix, que retrata a ascensão de uma jovem jogadora de xadrez na década de 1950, fez disparar as vendas deste jogo de tabuleiro nos Estados Unidos. …

Novo comité central do PCP eleito com 98,5%

O novo comité central do PCP foi este domingo eleito no XXI congresso nacional dos comunistas, em Loures, com 98,5% dos votos. Dos 611 delegados, 602 votaram a favor, seis abstiveram-se e três votaram contra na …

Elefante salvo de um poço profundo na Índia. Resgate durou 14 horas

Uma equipa de 50 pessoas ajudou a salvar um elefante que tinha caído num poço profundo em Dharmapuri, no sul da Índia. Moradores locais atiraram folhas de bananeira para o animal comer antes de ser …

Santa Clara 0-1 Porto | Magia de Díaz resolve jogo pobre

Missão cumprida. O Porto viajou até aos Açores para defrontar o Santa Clara e leva na bagagem os três pontos. Mas não o conseguiu com brilhantismo, longe disso. A eficácia foi a palavra de ordem, num …

Raro pinguim totalmente branco encontrado nas Ilhas Galápagos

Um raro pinguim com o corpo totalmente "pintado" de branco foi encontrado no arquipélago das Galápagos, no Equador. Em comunicado, o Parque Nacional das Galápagos detalha que o raro espécime foi encontrado enquanto um guia fazia …

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. Há uma razão

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. As cidades populosas, as vias não adaptadas, as poucas escolas de treino e a própria população são entraves à existência destes companheiros (e verdadeiros …

Governo das Ilhas Salomão quer banir o Facebook para preservar a União Nacional

O Governo das lhas Salomão quer banir temporariamente a rede social Facebook numa tentativa de combater o cyberbullying e a difamação, alegando que a plataforma está a "minar" a União Nacional. A decisão, que já …