Isabel dos Santos está 100 milhões mais “pobre” (e uma das suas empresas em Portugal tenta evitar a falência)

Manuel Araújo / Lusa

Isabel dos Santos

A fortuna de Isabel dos Santos está avaliada em 2,2 mil milhões de dólares, o que a mantém como a mulher mais rica de África, mas a empresária angolana perdeu 100 milhões de dólares em 2019, segundo um ranking internacional. Enquanto isso, uma das suas empresas em Portugal tenta evitar a falência com um Processo Especial de Revitalização (PER).

A Creatambitions, empresa detida por Isabel dos Santos que se dedica à importação, exportação e comércio grossista, entregou um pedido de Processo Especial de Revitalização (PER) junto do Tribunal de Comércio de Lisboa, no intuito de evitar a falência.

A empresa tem dívidas ao BCP e ao EuroBic, bem como às empresas Arcol e Recheio da Jerónimo Martins e à multinacional Bimesur, que se encontram em risco devido ao PER.

Há dias foi notícia que as empresas de Isabel dos Santos devem 570 milhões de euros a bancos portugueses, depois de pedidos de crédito que a angolana fez para investir na Efacec, na Zon/Nos e na Galp, entre outros negócios. A empresária alega que estão por liquidar apenas 180 milhões de euros.

Enquanto isso, a revista CEO World coloca Isabel dos Santos no 14.º lugar da lista das pessoas mais ricas de África. A angolana continua a ser a mulher mais rica do continente, com uma fortuna estimada em 2,2 mil milhões de euros, depois de ter perdido cerca de 100 milhões em 2019.

A lista dos mais endinheirados de África é liderada pelo nigeriano Aliko Dangote, ligado à indústria dos cimentos, com 10,1 mil milhões de dólares, seguindo-se o egípcio Nassef Onsi Sawiris (8 mil milhões) com negócios na área da construção, e o também nigeriano Mike Adenuga (7,7 mil milhões) que tem empresas na área do petróleo e das telecomunicações. A empresária Folorunsho Alakija, da Nigéria, que tem negócios nas áreas do petróleo, da moda e dos imóveis, é a segunda mulher mais rica de África com uma fortuna estimada em mil milhões de dólares.

Empresas de Isabel dos Santos na Madeira evitam encerramento

Entretanto, três empresas de Isabel dos Santos com sede na Madeira evitaram o processo de dissolução com a entrega no Registo Comercial da Zona Franca da Madeira das contas relativas aos exercícios de 2017 e 2018 que estavam em falta. Estão em causa a Niara Holding SGPS, a Dorsay SGPS e a Yako – Retalho Alimentar.

A empresária queixou-se, recentemente, de que não está a conseguir pagar salários em Portugal, por ter as contas congeladas. A Procuradoria-Geral da República admite que pode vir a descongelar essas contas.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Miranda do Corvo decreta três dias de luto municipal por morte de bombeiro

A Câmara de Mirando do Corvo decretou três dias de luto municipal em memória do bombeiro da corporação de voluntários da vila José Augusto Dias Fernandes, que morreu no sábado, durante o combate a um …

Bill Gates pede que medicamento para a covid-19 vá para os mais necessitados (e não para o "maior apostador")

O co-fundador da Microsoft Bill Gates pediu esta semana que os medicamentos e uma eventual vacina que possa surgir para a covid-19 sejam disponibilizados para quem mais precisa, e não para o "maior apostador". Citado pela …

Dois (ou três) jogadores do Flamengo podem chegar ao Benfica à boleia de Jesus

Os jogadores do Flamengo Gerson e Bruno Henrique podem chegar ao Benfica à boleia de Jorge Jesus, que tem sido apontado à Luz para suceder a Bruno Lage. Apesar de já se ter noticiado a …

Ensino Superior tem 2.370 vagas para alunos do profissional

O próximo ano letivo terá 2.370 vagas no Ensino Superior direcionadas para alunos do ensino profissional, avança o jornal Público este sábado, detalhando que, ao todo, 456 licenciaturas. As vagas em causa fazem parte do …

Horta Osório não exclui regresso a Portugal (e trabalhar fora da banca)

António Horta Osório, que em breve vai deixar a presidência executiva do banco britânico Lloyds, não exclui um regresso a Portugal no seu futuro profissional. “O meu futuro profissional [pós-Lloyds] está totalmente em aberto e …

Parede de estação de comboio na Polónia escondia carta escrita por trabalhadores forçados da 2ª Guerra

Uma carta escrita por dois trabalhadores forçados durante a II Guerra Mundial foi encontrada dentro de uma garrafa escondida na estação de comboios de Nowe Skalmierzyce, um cidade na Polónia. A carta foi descoberta por trabalhadores durante …

No século XVIII, um em cada cinco londrinos tinha contraído sífilis até aos seus 35 anos

Há 250 anos, pelo menos um em cada cinco londrinos tinha contraído "a varíola" (sífilis), causada pela bactéria Treponema pallidum, até aos seus 35 anos. Este estudo, com base em registos de internação, relatórios de inspeção e …

Cofre de antigo caçador de vampiros vai a leilão no Reino Unido. Está repleto de objetos

O cofre de um caçador de vampiros do século XIX vai ser leiloado em Dervyshire, no Reino Unido, informou a leiloeira Hansons. Em causa está uma caixa antiga, forrada a seda vermelha e decorada com …

Bombeiro morre no combate a um incêndio na Serra da Lousã

Um bombeiro morreu este sábado durante o combate a um incêndio na Serra da Lousã, disse à agência Lusa o presidente da Câmara da Lousã, Luís Antunes. O autarca desconhece as circunstâncias em que ocorreu a …

Cientistas descobrem os defeitos dentários que apodrecem os dentes

Os resultados deste novo estudo contribuem para o desenvolvimento de novos tratamentos para as cáries dentárias. Os investigadores capturaram o esmalte num detalhe sem precedentes. Uma equipa de investigadores está muito perto de descobrir aquilo que …