Isabel dos Santos está 100 milhões mais “pobre” (e uma das suas empresas em Portugal tenta evitar a falência)

Manuel Araújo / Lusa

Isabel dos Santos

A fortuna de Isabel dos Santos está avaliada em 2,2 mil milhões de dólares, o que a mantém como a mulher mais rica de África, mas a empresária angolana perdeu 100 milhões de dólares em 2019, segundo um ranking internacional. Enquanto isso, uma das suas empresas em Portugal tenta evitar a falência com um Processo Especial de Revitalização (PER).

A Creatambitions, empresa detida por Isabel dos Santos que se dedica à importação, exportação e comércio grossista, entregou um pedido de Processo Especial de Revitalização (PER) junto do Tribunal de Comércio de Lisboa, no intuito de evitar a falência.

A empresa tem dívidas ao BCP e ao EuroBic, bem como às empresas Arcol e Recheio da Jerónimo Martins e à multinacional Bimesur, que se encontram em risco devido ao PER.

Há dias foi notícia que as empresas de Isabel dos Santos devem 570 milhões de euros a bancos portugueses, depois de pedidos de crédito que a angolana fez para investir na Efacec, na Zon/Nos e na Galp, entre outros negócios. A empresária alega que estão por liquidar apenas 180 milhões de euros.

Enquanto isso, a revista CEO World coloca Isabel dos Santos no 14.º lugar da lista das pessoas mais ricas de África. A angolana continua a ser a mulher mais rica do continente, com uma fortuna estimada em 2,2 mil milhões de euros, depois de ter perdido cerca de 100 milhões em 2019.

A lista dos mais endinheirados de África é liderada pelo nigeriano Aliko Dangote, ligado à indústria dos cimentos, com 10,1 mil milhões de dólares, seguindo-se o egípcio Nassef Onsi Sawiris (8 mil milhões) com negócios na área da construção, e o também nigeriano Mike Adenuga (7,7 mil milhões) que tem empresas na área do petróleo e das telecomunicações. A empresária Folorunsho Alakija, da Nigéria, que tem negócios nas áreas do petróleo, da moda e dos imóveis, é a segunda mulher mais rica de África com uma fortuna estimada em mil milhões de dólares.

Empresas de Isabel dos Santos na Madeira evitam encerramento

Entretanto, três empresas de Isabel dos Santos com sede na Madeira evitaram o processo de dissolução com a entrega no Registo Comercial da Zona Franca da Madeira das contas relativas aos exercícios de 2017 e 2018 que estavam em falta. Estão em causa a Niara Holding SGPS, a Dorsay SGPS e a Yako – Retalho Alimentar.

A empresária queixou-se, recentemente, de que não está a conseguir pagar salários em Portugal, por ter as contas congeladas. A Procuradoria-Geral da República admite que pode vir a descongelar essas contas.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

5G. Altice Portugal avança com providência cautelar contra Anacom e duas queixas em Bruxelas

A Altice Portugal entregou, na sexta-feira, uma providência cautelar contra a Anacom e duas participações à Comissão Europeia, no âmbito do leilão do 5G. "A Altice Portugal já avançou, na passada sexta-feira, com uma providência cautelar …

Em 2022, embalagens descartáveis de refeições vão ter taxa de 30 cêntimos

O Parlamento aprovou, esta terça-feira, uma proposta do PAN para taxar em 30 cêntimos, a partir de 2022, as embalagens descartáveis para refeições usadas em serviços de entrega ao domicílio e take away. A proposta foi …

China declara que erradicou a pobreza extrema

A China declarou na segunda-feira que a pobreza extrema foi eliminada em todo o país, uma das bandeiras do Partido Comunista Chinês (PCC) para reduzir as desigualdades na sociedade. Nove condados, na província de Guizhou, foram …

Campanha anticorrupção. Presidente das Filipinas já despediu cerca de 800 funcionários

O Presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, despediu cerca de 800 funcionários governamentais por atividades ilegais, desde que iniciou o mandato em 2016, no âmbito de uma campanha anticorrupção. "Continuarei a perseguir todos os trabalhadores do governo …

Crónica ZAP - Nota Artística por Nuno Miguel Teixeira

Nota artística: vais trabalhar à 1h da manhã, mas vais contente

https://soundcloud.com/nuno-teixeira-264830877/sacavenense-1-7-sporting-o-musical Eles sabem que, provavelmente, vão perder. Perderão, quase de certeza. Mas este é o jogo da vida deles. É o jogo em que eles demonstram ainda mais o amor pela camisola, o amor pelo jogo. …

Coligação negativa obriga Governo a fazer avaliação ambiental estratégica do novo aeroporto

O Governo terá de proceder, no próximo ano, a uma avaliação ambiental estratégica para o novo aeroporto de Lisboa, segundo duas propostas de alteração ao Orçamento do Estado para 2021 aprovadas, esta terça-feira, através de …

Companhia aérea australiana vai exigir vacinação contra a covid-19 a passageiros internacionais

A companhia aérea australiana Qantas vai exigir que os passageiros de voos internacionais sejam previamente vacinados contra a covid-19, anunciou o presidente executivo da empresa. O requisito de ser vacinado contra a covid-19 para viajar na …

Ministra da Saúde admite prémios para quem está a trabalhar na segunda vaga

A ministra da Saúde admitiu a possibilidade de virem a existir prémios para os profissionais de saúde que estão a trabalhar na área covid-19 nesta segunda vaga, à semelhança do que vai acontecer para os …

PJ faz buscas na Madeira e em Lisboa por fraude na obtenção de fundos europeus

Cerca de duas dezenas de buscas foram efetuadas, esta terça-feira, na Madeira e na Grande Lisboa no âmbito de um inquérito dirigido pelo Ministério Público (MP) que investiga crimes de fraude na obtenção de fundos …

França em choque com ação da polícia em acampamento de migrantes

A atuação da polícia durante o desmantelamento de um acampamento improvisado de migrantes no centro de Paris, na noite de segunda-feira, está a gerar críticas e indignação. Na noite desta segunda-feira, a polícia francesa dispersou algumas …