IRS vai baixar “para os que mais necessitam” em 2018

Manuel de Almeida / Lusa

O ministro das Finanças, Mário Centeno

Os contribuintes com maiores dificuldades financeiros deverão beneficiar de uma redução no IRS a partir de 2018. É Mário Centeno, ministro das Finanças, quem o anuncia numa entrevista onde se diz “descansado” com o papel da supervisão no caso Montepio.

As declarações de Mário Centeno foram proferidas durante uma entrevista ao jornal Público e à Rádio Renascença, onde falou brevemente da situação da Associação Mutualista Montepio Geral e, especificamente, da supervisão efectuada ao respectivo banco.

“Eu estou descansado em relação ao meu trabalho em relação a essas situações”, disse Centeno quando foi questionado sobre se está “descansado quanto ao futuro do Montepio”.

A entrevista foi feita antes de Tomás Correia, ex-presidente do Montepio e actual líder da Mutualista, ter sido constituído arguido numa investigação relacionada com a Operação Marquês, onde é suspeito de corrupção.

Confrontado com a venda do Novo Banco, que tem que concretizar-se até esta sexta-feira, 31 de Março, Centeno foi evasivo nos detalhes, mas sublinhou que o Fundo Lone Star, que está na frente para a aquisição da instituição, é credível.

O ministro das Finanças desmente também, a ideia de que o Estado vá ficar sem poder de decisão no banco. “Tendo 25%, não é verdade que não tenha responsabilidades sobre nada no Novo Banco”, atira Centeno, referindo-se à proposta do Lone Star que prevê que o Estado preserve uma parte da instituição e à alegada exigência de Bruxelas para que isso não significasse detenção de poder de decisão.

Centeno assegura ainda que “há uma enorme confiança no sistema financeiro nacional”.

E com a economia nacional a dar bons sinais, o ministro destaca que o governo está já a estudar “várias medidas fiscais” para implantar no próximo ano, remetendo para alterações a assinalar no Programa de Estabilidade que será revisto no próximo mês.

“Haverá uma dimensão orçamental para ajustarmos na fiscalidade directa e que terá como objectivo apoiar aqueles que, do ponto de vista fiscal, mais necessitam desse apoio”, destaca Centeno, abrindo a porta à redução do IRS para quem tem maiores dificuldades financeiras.

O governante diz também que espera que Portugal saia do Procedimento por Défice Excessivo, mas admite que “não se pode dar nada por garantido”.

Neste âmbito, Centeno defende a reavaliação do rating de Portugal, mas critica que há “um conservadorismo muito forte” das agências internacionais. “É um hiper-conservadorismo de quem se enganou muito no passado. Porque as agências de rating não deram pela chegada da crise em 2007-2008″, conclui o ministro.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Sempre a mesma coisa.
    Impostos aumentaram brutalmente com criticas do PS, em Governo PSD.
    Agora, com governo PS, a classe média vai continuar a pagar!
    Depois admiram-se dos valores da emigração!
    A classe politica cheira MAL!

  2. Pois, parece que o IRS vai baixar para os que já não pagam IRS. É fantástico quando se faz um desconto a quem não paga nada. Ficamos bem vistos e arrecadamos o mesmo dinheiro! Inteligentíssimo!
    Também mão sabemos quando e quanto vai baixar, mas isso devem ser só pormenores, o importante agora é passar uma boa imagem.
    Do que eu desconfio é que esta suposta redução não deve dar sequer para compensar o brutal aumento de impostos regressivos (que atingem todos com o mesmo valor monetário absoluto, que é o mesmo que dizer que atingem muitíssimo mais os pobres que os ricos), tal como aconteceu com o imposto sobre os combustíveis. Para quem ainda não fez as contas, encher um depósito por vontade do PS/PCP e Bloco ficou para TODOS os portugueses quase 4€ mais caro, depois é só fazer as contas ao final do ano… É caso para dizer que este país é só para ricos…

    • Cuidado como essas afirmações!!
      Não sei que contas fez, mas eu sou português em Portugal e continuo a abastecer ao mesmo preço!!

RESPONDER

Veneno de caracol marinho usado para criar insulina híbrida promissora no tratamento da diabetes

Cientistas criaram uma versão minimalista e híbrida de insulina, a partir da hormona humana e de um caracol marinho, que pode vir a melhorar o tratamento da diabetes, divulgou a universidade norte-americana de Ciências da …

Sequelas da covid-19 em doentes mais graves ainda estão por compreender

O acompanhamento depois da alta para doentes que estiveram internados com covid-19 é um dos grandes desafios do sistema de saúde para compreender que sequelas, por enquanto desconhecidas, a doença poderá deixar. “Só daqui a seis …

Criança nasce com duas bocas nos EUA. É o 35.º caso registado desde 1900

A menina, nascida nos Estados Unidos, foi operada ao seis meses para remover a cavidade oral secundária, que incluía dentes, língua e um lábio. Uma bebé nasceu nos Estados Unidos com duas bocas, devido a uma …

Funcionários do Facebook em "greve virtual" face à recusa de Zuckerberg em agir contra Trump

Os funcionários do Facebook estão insatisfeitos com a decisão do fundador da rede social de manter uma postura neutra perante as recentes publicações do Presidente dos Estados Unidos. De acordo com o jornal The Guardian, os …

Inteligência Artificial recria "verdadeiro" rosto de Napoleão Bonaparte

Recorrendo a uma técnica de Inteligência Artificial, um artista holandês criou um retrato em alta definição do imperador francês Napoleão Bonaparte. O fotógrafo freelancer holandês Bas Uterwijk, cujo pseudónimo é Gandbrood, recorreu a uma rede neuronal …

"Apito" da covid-19. Novo teste deteta novo coronavírus em apenas um minuto

Uma equipa de cientistas da Universidade Ben-Gurion, em Israel, desenvolveu um novo dispositivo que é capaz de detetar a presença do novo coronavírus no organismo humano em apenas um minuto. O novo teste, desenvolvido pelos investigadores …

"We Call it Alentejo". Novo filme promocional destaca as maravilhas alentejanas

A gastronomia e vinhos, as pequenas aldeias, a sustentabilidade e a natureza são atributos do Alentejo evidenciados no mais recente filme promocional do território, lançado pela agência regional de promoção turística para chamar visitantes estrangeiros. Com …

Curandeiro convocou cerca de 100 pessoas para se abraçarem contra a "farsa" da pandemia

Josep Pàmies, um agricultor espanhol defensor das terapias alternativas, convocou cerca de 100 pessoas a abraçarem-se a beijarem-se contra a "farsa" da pandemia. No sábado, cerca de uma centena de pessoas juntaram-se em Balanguer, na província …

Rússia anuncia início de ensaios clínicos de uma vacina contra a covid-19

A Rússia vai começar os ensaios clínicos de uma vacina contra a covid-19 em 50 soldados que se ofereceram para participar nos testes, anunciou esta terça-feira o Ministério da Defesa. "Para verificar a segurança e eficácia …

Montenegro tem uma carta na manga para promover o turismo

Para incentivar o turismo, Montenegro tem a intenção de usar a carta da segurança sanitária para convencer os turistas estrangeiros a visitar o país. No dia 25 de maio, Montenegro declarou-se um "país livre de coronavírus" …