PGR denuncia irregularidades na investigação ao homicídio de Marielle Franco

(dr) Nossa Política

A vereadora brasileira Marielle Franco

Esta terça-feira, a procuradora-geral da República brasileira denunciou irregularidades na investigação do caso do homicídio da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes.

Raquel Dodge, que concluiu o mandato de dois anos na liderança do Ministério Público Federal, anunciou esta terça-feira irregularidades na condução do caso do homicídio da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes.

A procuradora-geral acrescentou ainda à imprensa brasileira que acusou o ex-conselheiro do Tribunal de Contas do Rio de Janeiro, Domingos Brazão, afastado do cargo, como responsável por impedir o desenvolvimento da investigação. Além disso, a responsável pediu ao Superior Tribunal de Justiça a federalização das investigações que procuram descobrir quem mandou matar a vereadora.

Segundo o Jornal de Notícias, a federalização retira das autoridades locais a competência de investigar e julgar crimes, e passa a responsabilidade para órgãos federais, como a Polícia Federal, o Ministério Público Federal e a Justiça Federal. Deste modo, caberá agora ao Superior Tribunal de Justiça decidir se o caso passa para a Procuradoria-Geral da República.

Caso seja aprovado o pedido de Raquel Dodge, será aberto um novo inquérito, que investigará Domingos Brazão. Dodge acusa o ex-conselheiro do Tribunal de Contas, e outros investigados, de terem desviado, alegadamente, o rumo da investigação para não se descobrir uma organização criminosa, e por inserção de declarações falsas em depoimentos oficiais.

Gilberto Ribeiro da Costa, um dos seus funcionários de Brazão, o polícia militar Rodrigo Ferreira, a advogada Camila Nogueira e o delegado da Polícia Federal Hélio Khristian também foram acusados.

Foram engendrados depoimentos que conduziram a Polícia Civil, num certo tempo, a indicar que os autores eram pessoas que não tinham participado na atuação. O inquérito inicial apontou para recetores que não eram os verdadeiros. Peço o deslocamento de competências, para que haja uma investigação para se chegar a quem mandou (cometer o assassinato)”, disse a magistrada, citada pelo Estadão.

Dodge acrescenta ainda que Brazão aproveitou-se do cargo e da estrutura do gabinete no Tribunal de Contas do Rio de Janeiro para prejudicar a investigação, com ajuda do polícia Helio Khristian.

A denúncia da procuradora e a eventual abertura de inquérito não alteram o processo sobre os suspeitos do assassinato: o polícia militar reformado Ronnie Lessa, de 48 anos, e o ex-polícia militar Élcio Vieira de Queiroz, de 46 anos.

Marielle Franco, vereadora no Rio de Janeiro pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) e defensora dos direitos humanos, e o motorista Anderson Gomes, foram assassinados na noite de 14 de março do ano passado, quando viajavam de carro pelo centro do Rio de Janeiro, depois de a ativista ter participado num ato político com mulheres negras.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

João Ferreira apresenta-se candidato de Abril (e não a “percentagens eleitorais”)

O eurodeputado João Ferreira apresentou, esta quinta-feira, a sua candidatura a Presidente da República pelo PCP em nome dos “valores de Abril” como um “espaço de convergência” e recusou fixar metas ou percentagens para as …

FC Porto, Aves. Benfica disciplinado. 821 pessoas num jogo... Os números da Liga

Um dia antes do início da I Liga 2020/2021, espreitamos o relatório 'Futebol em números', publicado no final de agosto pela própria Liga Portugal. Há muito para ler sobre a época passada, provavelmente a mais …

Presidente da Bielorrússia fecha fronteiras e coloca exército em alerta

O Presidente da Bielorrússia, alvo de seis semanas de protestos em massa exigindo a sua renúncia, anunciou esta quinta-feira que vai colocar as tropas em alerta máximo e fechar as fronteiras do país com a …

É viciado em sol? Não se preocupe, está-lhe nos genes

De acordo com um estudo realizado por investigadores do King's College London, a busca pelo sol está diretamente ligada aos nossos genes. Isso significa que o comportamento das pessoas em relação ao sol é dominado por …

Onda de pedras-pomes fez uma viagem pelo Pacífico (e traz nova vida à costa da Austrália)

Uma "onda" de pedras-pomes está a chegar à Austrália após uma longa viagem pelo Pacífico. As rochas vulcânicas produzidas na fase de ejeção dos gases contidos na lava, podem trazer um presente para o seu …

Não foram as estrelas de neutrões. A origem do ouro do Universo voltou a ser um mistério

Quando a humanidade detetou a colisão entre duas estrelas de neutrões em 2017, confirmou a teoria de longa data que as explosões criam elementos mais pesados do que o ferro. Assim, pensou-se ter a resposta …

Descoberta uma cripta secreta sob uma capela polaca. Pode levar ao lendário Santo Graal

O lendário Santo Graal, que terá sido usado por Jesus durante a Última Ceia para transformar o vinho em sangue, cativou a imaginação dos caçadores de tesouros durante séculos. Embora possamos nunca saber se esta relíquia …

Pedaço de cabelo de Lincoln (e um telegrama ensanguentado) leiloados por 81 mil dólares

Um anónimo pagou mais de 81 mil dólares (cerca de 71 mil euros) por uma mecha de cabelo de Abraham Lincoln. O exemplar foi retirado da cabeça de Lincoln um dia após a sua morte, …

Descobertos novos detalhes em Pietà de Miguel Ângelo

Uma equipa de especialistas estava a fazer trabalhos de limpeza na Pietà de Florença, esculpida pelo artista italiano Miguel Ângelo, quando encontrou detalhes desconhecidos da obra. Uma Pietà é um tema da arte cristã em que …

Microsoft afundou um data center em 2018. Dois anos depois, revela o que descobriu

Em 2018, a Microsoft aproveitou a tecnologia de submarinos para afundar um data center que poderia fornecer ligação à Internet durante anos na costa de Orkney. Agora, foi recuperado e os investigadores estão a testá-lo …