Irmã de Kim Jong-un será a primeira da família a atravessar a fronteira com a Coreia do Sul

(dv) KCNA / YONHAP

O líder da Coreia do Note, Kim Jong-un, com a irmã mais nova, Kim Yo-jong

O presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, prevê encontrar-se com a irmã do líder norte-coreano e com os elementos da comitiva de Pyongyang que vão participar na cerimónia abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno.

O porta-voz do chefe de Estado sul-coreano, Kim Eui-kyeom, confirmou que a delegação oficial de Pyongyang vai estar presente, sexta-feira, na abertura dos jogos que se vão realizar em PyeongChang, na Coreia do Sul.

A mesma fonte referiu que o encontro entre o presidente Moon Jae-in e a comitiva oficial da Coreia do Norte pode vir a concretizar-se no sábado, mas não precisou a hora nem o local.

Kim Yo Jong, irmã de Kim Jong-un, é o primeiro membro da família que lidera a Coreia do Norte a visitar a Coreia do Sul desde o final da guerra em 1953.

A irmã do líder norte-coreano é dirigente do partido único e integra uma delegação de alto nível esperada no sábado na Coreia do Sul e conduzida pelo chefe de Estado honorário da Coreia do Norte, anunciou o Ministério da Unificação sul-coreano.

Segundo o Correio da Manhã, a península está dividida pela zona desmilitarizada desde 1953, data da assinatura de um armistício, que determinou um cessar-fogo. Não tendo sido assinado um acordo de paz, os dois países continuam tecnicamente em guerra.

As ambições nucleares de Pyongyang valeram-lhe várias séries de sanções da ONU e a tensão subiu no último ano com o Norte a ameaçar com disparos de mísseis balísticos intercontinentais capazes de atingir o território continental dos Estados Unidos e um sexto ensaio nuclear.

“É altamente significativo que um membro da família Kim se desloque ao Sul pela primeira vez na História”, declarou à agência France-Presse Yang Moo-jin, professor na Universidade de Estudos Norte-coreanos, em Seul.

Yang adiantou que, muito provavelmente, Kim Yo-jong deve encontrar-se com o presidente sul-coreano, Moon Jae-in, e entregar-lhe uma carta pessoal do seu irmão, expressando a esperança de que os jogos de Pyeongchang sejam um sucesso e as relações bilaterais melhorem.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Auditoria revela 52 casos de envio de dados na CML. Medina lamenta "prática inadequada" (e faz uma demissão)

A auditoria interna pedida por Fernando Medina conclui que a Câmara Municipal de Lisboa enviou dados pessoais de manifestantes a embaixadas 52 vezes, desde que entrou em vigor o Regime Geral de Proteção de Dados …

Salgado chama seis familiares a depor, incluindo um tio de 102 anos

A defesa do ex-presidente do BES vai chamar 40 testemunhas para depor no julgamento no âmbito da Operação Marquês. A lista inclui seis familiares, incluindo um tio de 102 anos. De acordo com o semanário Expresso, …

"Mais próximos do normal". Espanha levanta obrigação de máscaras no exterior na próxima semana

O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, anunciou hoje que as máscaras vão deixar de ser obrigatórias nos espaços exteriores em Espanha a partir de sábado, dia 26 de junho. "Este será o último fim de semana com …

"É o Governo que tem poder de decidir", diz Marcelo sobre Lisboa

O Presidente da República, que se encontra nos Estados Unidos, escusou-se a comentar as medidas sanitárias decretadas pelo Governo em relação à Área Metropolitana de Lisboa. O Chefe de Estado voltou a frisar à RTP que …

Em Portugal, cinco pessoas morreram após terem vacinação completa. Números não são "preocupantes"

Segundo a Direção-Geral de Saúde, 1.231 pessoas ficaram infetadas com covid-19 já depois de ter concluído o processo de vacinação há 14 dias, 26 delas estão internadas. A Direção-Geral da Saúde (DGS) reportou a existência de …

Aulas acabam hoje para 240 mil alunos. Ano correu "melhor que o anterior, com menos aprendizagens perdidas"

O ano letivo termina hoje para os 9.º, 10.º e 11.º anos.Para cerca de 240 mil alunos hoje é dia de despedidas, depois de mais um ano afetado pela covid-19 que levou a que parte …

Benfica pode perder Grimaldo e Nuno Tavares, mas tem trunfo do Brasileirão na manga

Confrontado com a possibilidade de perder os seus dois laterais-esquerdos, Álex Grimaldo e Nuno Tavares, o Benfica estuda a contratação de Guilherme Arana. O Benfica pode perder dois laterais-esquerdos neste mercado de transferências. A situação de …

Se Portugal tiver 11 Sérgios Conceição "pode estar muito perto de ganhar" à Alemanha

A última vitória de Portugal frente à Alemanha foi no Euro 2000, na Holanda, com uma goleada de 3-0 graças a um hat-trick de Sérgio Conceição. Na antecipação do novo embate entre as duas equipas …

Rui Moreira recandidata-se ao último mandato com a promessa de um "futuro ainda melhor" para o Porto

O atual presidente da Câmara do Porto afirmou, esta quinta-feira, querer concluir os projetos que a pandemia da covid-19 "atrasou" e ter condições para "projetar um futuro ainda melhor" para a cidade. "Quero concluir os projetos …

Nomeações para o Estado são uma "prática abusiva" e estão "viciadas"

Sete em cada dez dirigentes da Administração Pública nomeados pelo Governo, após passarem o crivo da Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública (Cresap), já ocupavam o cargo em regime de substituição. Neste regime, …