Coreia do Norte viola sanções internacionais com a ajuda de Moçambique

(dr) DPR

Uma reportagem da CNN cita relatórios da ONU e revela que Moçambique ajuda o regime norte-coreano a financiar-se através de cooperação económica ilegal. Moçambique nega desrespeitar sanções.

À primeira vista, nada de errado no porto de Maputo. Mas, entre todos os barcos, estão dois especiais: os enferrujados Susan 1 e Susan 2. Estes dois barcos de aparência velha não são os navios de pesca comuns. Na verdade, são veleiros que barcos que contornam as sanções com tripulantes da Coreia do Norte.

Inicialmente, pode parecer estranho o interesse de Pyongyang num par de navios enferrujados. Mas, em Moçambique, a pesca não é um negócio qualquer: é O negócio, sendo uma das indústrias mais lucrativas do país. A Coreia do Norte quer, por isso, um fatia desse muito apetitoso bolo e os barcos são fáceis de mover e esconder.

No Susan 1, a bandeira da Coreia do Norte foi substituída há meses pela bandeira da Namíbia, outro país acusado de ajudar o regime de Kim, mas a tripulação é norte-coreana. Os pescadores vão, muitas vezes, à cidade fazer compras, ignorando, provavelmente, o jogo geopolítico do qual são peões.

A pesca é apenas uma das muitas áreas de comércio ilícito nas quais os dois países estão envolvidos. Numa investigação de vários meses, a CNN descobriu uma rede secreta de cooperação de empresas (muitas delas de fachada), cooperação militar e treino de forças de elite entre a Coreia do Norte e Moçambique, todos em violação das sanções internacionais, de acordo com investigadores das Nações Unidas.

A cooperação é selada com contratos ilegais no valor de milhões de dólares. O dinheiro é canalizado através de diplomatas norte-coreanos de Maputo para Pyongyang.

O governo moçambicano já reagiu à reportagem negando estar a cooperar com o regime norte-coreano. Maria Manuela Lucas, vice-ministra do Negócios Estrangeiros e Cooperação de Moçambique, admitiu a existência de uma relação política entre Moçambique a Coreia do Norte, mas garantiu seguir “à risca” as orientações das Nações Unidas, no que toca à cooperação económica.

Funcionários norte-americanos garantem saber há muito que o dinheiro angariado em Moçambique é redirecionado diretamente para o fundo nuclear do líder norte-coreano, o Offie 39.

Segundo o Observador, neste momento, tanto a administração Trump como a ONU, mantêm o regime de Kim Jong-un debaixo de olho, mas o plano não estará a funcionar como desejado.

De acordo com um relatório não publicado da ONU, citado pela CNN, a Coreia do Norte lucrou mais de 200 milhões de dólares (160 milhões de euros) a exportar carvão e outros produtos proibido (no âmbito das sanções) entre janeiro e setembro de 2017.

Nesse relatório, são descritas as violações das resoluções da ONU pela Coreia do Norte e seus cúmplices, já que Kim Jong-un utiliza o apoio dos seus aliados e recorre a contas offshore. A CNN teve acesso a comunicações oficiais trocadas entre as forças armadas moçambicanas e as da Coreia do Norte, incluindo um convite moçambicano às tropas norte-coreanas em 2015, para que se deslocassem ao país.

A ligação entre a Coreia do Norte e Moçambique já foi investigada pela ONU em 2017, mas a cooperação entre os dois países pode ser mais estreita do que consta do relatório.

Fontes militares moçambicanas confirmaram à CNN que forças de elite norte-coreanas foram treinadas numa base em Maputo há dois anos e, em troca, os norte-coreanos ajudaram Moçambique na criação de um sistema de defesa aérea e na remodelação de tanques.

Os relatórios semestrais da ONU pretendem expor quem ajuda os Estados que violam as sanções e já provaram ligações militares da Coreia do Norte a Moçambique no valor de 6 milhões de dólares (4,8 milhões de euros).

O valor foi angariado através de uma empresa de fachada com o nome Haegeumgang. A CNN descobriu a sede desta empresa, um edifício de dois andares na avenida Mao Tse-Tung, no centro de Maputo.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Pelos vistos os moçambicanos em vez de sofrerem apenas de um mal vão passar a sofrer de dois, pobre África nas mãos de quem caís-te!

RESPONDER

Plataformas de streaming passam a ter de pagar 1% do seu lucro ao Estado

As plataformas de streaming passam a pagar uma taxa, após a proposta de lei ser aprovada esta sexta-feira, na Assembleia da República. Serviços como a Netflix, a HBO Portugal ou a Disney +, passam a …

Porto 1-0 Gil Vicente | Dupla Shoya-Evanilson embala “dragão”

Difícil, mas justo. O FC Porto recebeu o Gil Vicente numa noite chuvosa no Dragão, dominou claramente até aos 75 minutos – altura em que Zaidu foi expulso – e venceu por 1-0. Um resultado …

O novo recurso da Google encontra qualquer música. Basta cantarolar, assobiar ou cantar

Na semana passada, a gigante tecnológica da Google lançou uma versão atualizada da aplicação que ajuda a encontrar qualquer música que esteja presa na sua cabeça - mas que não saiba o nome. Com a nova …

Pintura de Jacob Lawrence desaparecida há 60 anos foi encontrada em Nova Iorque

Uma visitante do Met, nos Estados Unidos, descobriu o paredeiro do quadro desaparecido de Jacob Lawrence. A mulher associou o quadro a um pendurado na sala de estar dos seus vizinhos, suspeitando que poderia fazer …

Fezes ancestrais ajudam a descobrir como o microbioma afeta a nossa saúde

Um novo estudo, realizado em Israel e na Letónia, analisou fezes ancestrais e comparou-as com o nosso microbioma para tentar descobrir pistas sobre as doenças modernas. A equipa de investigadores, que trabalhou enterrada até aos joelhos …

Santa Clara 1-2 Sporting | “Leão” mostra POTEncial nas ilhas

Ao final da tarde deste sábado, o Sporting venceu o Santa Clara por 2-1, num duelo a contar para a 5ª jornada da Liga NOS que decorreu no Estádio de São Miguel, em Ponta Delgada. …

Robô ultrarrealista pode vir a substituir os golfinhos em cativeiro em parques temáticos

A empresa de engenharia Edge Innovations, com sede em São Francisco, Estados Unidos, projetou e construiu um golfinho-robô que se parece e age quase exatamente como um. Nadando ao redor da piscina enquanto um grupo de …

PCP avisa: Abstenção é “apenas e só” para discutir o OE2021

O secretário-geral do PCP avisou este sábado que a abstenção anunciada pelo partido visa "apenas e só" fazer passar o Orçamento do Estado de 2021 a "outra fase de discussão" e recusou estar garantido um …

Convento medieval encontrado sob parque de estacionamento em Inglaterra

Uma equipa de arqueólogos britânicos encontrou um convento medieval, há muito perdido, debaixo de um parque de estacionamento em Inglaterra. Há muito que os arqueólogos britânicos especulavam sobre a potencial localização de um antigo convento medieval, …

Virgin Galactic leva cientista planetário ao Espaço pela primeira vez

O norte-americano Alan Stern será o primeiro a realizar experiências científicas financiadas pela NASA, a bordo de uma aeronave comercial da empresa espacial privada Virgin Galactic. A NASA revelou a semana passada que o cientista planetário …