Irlandeses enviam dinheiro a indígenas americanos afetados pela pandemia (e retribuem favor histórico)

Uma comunidade de indígenas americanos severamente afetada pela pandemia de covid-19 recebeu uma série de doações do povo irlandês, que estão a retribuir um favor histórico de há 173 anos.

Em 1847, a nação indígena americana Choctaw enviou 170 dólares (que atualmente equivaleriam a dezenas de milhares de dólares) em ajuda humanitária ao povo irlandês, que tinha sido severamente afetado pela Grande Fome de 1845-1849.

A causa mais direta da fome foi uma doença provocada pelo oomiceto Phytophthora infestans, que contaminou em larguíssima escala as batatas em toda a Europa durante a década de 1840. Apesar de toda a Europa ter sido atingida, um terço de toda a população da Irlanda dependia unicamente de batatas para sobreviver.

A grande fome é recordada como a maior catástrofe demográfica a atingir a Europa entre a Guerra dos Trinta Anos e a I Guerra Mundial, com mais de um milhão de mortes na Irlanda a mais em relação ao expectável.

Agora, de acordo com o jornal britânico The Time, os irlandeses estão a retribuir o ato de boa vontade, doando fundos à nação Navajo, que foi severamente impactada pela covid-19, tendo registado pelo menos 2.373 casos e 73 mortes.

A nação Navajo tem uma das maiores taxas de infeção per capita nos Estados Unidos. Até 40% das pessoas não têm acesso à água corrente nas suas casas e 10% não têm eletricidade.

Uma campanha do GoFundMe para arrecadar fundos para alimentos e suprimentos médicos já atingiu 2,9 milhões dólares graças em grande parte aos doadores irlandeses, que assim procuram retribuir a atitude dos Navajo.

Acredita-se que, em 1847, a nação Choctaw ouviu falar da Grande Fome, relatada por um irlandês que supervisionava o deslocamento forçado de indígenas americanos.

Naquela época, os Choctaw estavam entre os 60 mil indígenas que tinham sido deslocados  dos seus lares ancestrais. Apesar dos seus meios limitados, os Choctaw decidiram ajudar e enviaram parte dos seus fundos, que usavam para comprar alimentos, cobertores e rações para o gado, para a Irlanda.

Os irlandeses nunca esqueceram este gesto. Em 2017, no Bailick Park em Midlton, na Irlanda, foi instalada uma escultura de nove penas de águia, chamada Kindred Spirits [espíritos irmãos], em reconhecimento pelo gesto.

No ano seguinte, o primeiro-ministro irlandês, Leo Varadkar, anunciou um programa de bolsas para jovens Choctaw, chamando ao relacionamento entre as duas comunidades “um vínculo sagrado que uniu os nossos povos desde sempre”. “O seu ato de bondade nunca foi e nunca será esquecido na Irlanda“, rematou.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Uma acção de louvar, sem dúvida. E de salientar que o acto dos indígenas se deu após terem conhecimento através de um dos responsáveis pela movimentação forçada que lhes roubou as terras seculares.

    Zap, sugiro “…ouviu falar da Grande Fome através de um irlandês que supervisionava…” em vez de “ouviu falar da Grande Fome de um irlandês que supervisionava…”

    Parece-me que, apesar de ser aplicável, não é usual a utilização da palavra revelar nos actos de retirar cobertura de objecto artístico, sendo preferível descerrar ou apresentar.

    Cumprimentos.

    • Carlo CarlosG,
      Obrigado pelas suas sugestões.
      Alterámos a primeira frase para usar o termo “relatada por”, e usámos “instalada” no segundo caso.

RESPONDER

Abraços e apertos de mão. Bolsonaro junta-se a manifestação sem distanciamento social

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, participou, este domingo, em mais uma manifestação sem respeitar as regras de distanciamento social. A manifestação decorrer na Praça dos Três Poderes, em Brasília. De acordo com o jornal Público, …

"Relativamente rápido". Centeno acredita que países europeus vão recuperar da crise até ao fim de 2022

O ministro das Finanças português e presidente do Eurogrupo, Mário Centeno, acredita que a União Europeia vai conseguir ultrapassar a crise económica provocada pela pandemia de covid-19 de forma "relativamente rápida". Em entrevista ao jornal alemão …

Florentino congelado e Jota (e mais dois) na porta de saída. Mercado já mexe na Luz

Apesar da pandemia, que paralisou quase todas as competições europeias e que deverá atrasar a janela de transferência no futebol, o mercado já mexe na Luz. A imprensa desportiva dá conta nesta segunda-feira que Florentino …

Cova da Piedade abandona direção da Liga e convida Proença a demitir-se

O Cova da Piedade juntou-se ao Benfica na decisão de abandonar a direção da Liga de clubes e convidou Pedro Proença a demitir-se da presidência do organismo. Em comunicado, o Cova da Piedade justifica a decisão …

Milhares foram a banhos este domingo. Só nas praias da Caparica estiveram mais de 180 mil pessoas

As elevadas temperaturas que se fizeram sentir neste domingo levaram milhares de portugueses à praias. Só na Costa da Caparica, no concelho de Almada, mais de 180 mil pessoas foram a banhos. Entre as 9 e …

"Há outras prioridades". Ana Gomes está a refletir sem "pressa" sobre eventual candidatura a Belém

No espaço de comentário da SIC Notícias, a ex-eurodeputada Ana Gomes disse que ainda está a "refletir" sobre uma eventual candidatura à Presidência da República. Ana Gomes ainda não tomou uma decisão sobre uma possível candidatura …

Há quatro distritos sem meios aéreos de combate a incêndios. PSD denuncia "grave violação do planeamento"

O PSD denuncia a falta de, pelo menos, oito helicópteros ligeiros e de todas as aeronaves de coordenação previstas no Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais. Este domingo, o PSD questionou o Governo relativamente ao …

Desemprego sobe 52% entre jovens até aos 24 anos

O desemprego entre os jovens até aos 24 anos disparou à boleia da pandemia de covid-19, que já fez mais de 1.300 vítimas mortais em Portugal. De acordo com o Jornal de Notícias, que avança …

Orçamento Retificativo: entre um cocktail de propostas e os apoios que Costa prefere segurar

António Costa decidiu ouvir todos os partidos com assento parlamentar antes de desenhar o esboço final do Orçamento Retificativo. Os encontros decorrem entre segunda e terça-feira. O primeiro-ministro recebe, entre hoje a amanhã, todos os partidos …

Descobertos fósseis do maior canguru do mundo e lagarto com seis metros

Os fósseis do maior canguru do mundo e de um lagarto com 6 metros de comprimento foram alguns dos achados de uma equipa de paleontólogos na Austrália. Uma equipa de paleontólogos relatou a descoberta de uma …