Assassinato de Soleimani. Irão volta a pedir detenção de Trump (e outras 47 pessoas) à Interpol

(h) Iranian Supreme Leader's Office / EPA

O general iraniano Qassem Soleimani

O Irão voltou a pedir à Interpol que emita um “aviso vermelho” para a detenção do Presidente cessante dos Estados Unidos Donald Trump e de 47 outras autoridades americanas. Em causa está o assassinato de Qassem Soleimani, um poderoso general iraniano.

De acordo com a NPR, o porta-voz judicial iraniano, Gholamhossein Esmaili, considerou que Donald Trump é “o principal culpado” pelo assassinato de Soleimani, segundo a agência de notícias semi-oficial Mehr.

“O pedido de emissão de Aviso Vermelho para 48 pessoas envolvidas no assassinato do mártir Soleimani, incluindo o presidente dos Estados Unidos, bem como comandantes e oficiais do Pentágono e forças na região, foi entregue à Interpol“, disse Esmaili.

O iraniano acrescentou que o assassinato foi um “crime terrorista” e que o pedido de aviso vermelho também inclui comandantes e oficiais militares dos Estados Unidos na região e no Pentágono.

Donald Trump, o secretário de Estado Mike Pompeo e o ex-secretário de Defesa Mark Esper disseram que os Estados Unidos visaram a Soleimani – um arquiteto-chave da estratégia do Irão em conflitos envolvendo os EUA – para evitar uma ameaça iminente.

Trump disse que Soleimani estava a “tramar ataques iminentes e sinistros” contra os interesses norte-americanos.

Um investigador das Nações Unidas disse no verão passado que o ataque americano contra Soleimani em Bagdade “era ilegal e arbitrário segundo a lei internacional”, além de ser uma violação da soberania do Iraque.

Um aviso vermelho da Interpol é um pedido às agências de segurança em todo o mundo para ajudar a encontrar e deter fugitivos que são procurados para a acusação de um crime ou para cumprir uma pena de prisão.

O Secretariado Geral da Interpol disse à NPR que, de acordo com a constituição do corpo policial internacional, “é estritamente proibido para a Organização empreender qualquer intervenção ou atividades de caráter político, militar, religioso ou racial“.

Esta é a segunda vez que o Irão faz este pedido à Interpol. O primeiro pedido foi feito em junho passado. O Irão disse que não vai parar de perseguir Trump, mesmo depois de deixar o Governo dos Estados Unidos no final deste mês.

“Trump terá que retribuir, qualquer que seja a sua posição”, disse o chefe judicial do Irão, Ebrahim Raisi. “Quer chefie o Governo dos Estados Unidos ou não, Trump deve enfrentar retribuição pela atrocidade que perpetrou”.

Os Estados Unidos realizaram um ataque aéreo em Bagdade, em 3 de janeiro de 2020, que matou o Qassem Soleimani, o poderoso general que dirigia a Guarda Revolucionária do Irão e as suas atividades no Iraque, aumentando as tensões entre os dois países, levando as forças iranianas a retaliar com um ataque de míssil balístico contra as tropas norte-americanas na região.

Maria Campos Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas sugerem que os gorilas não batem no peito apenas para se exibir

Os cientistas sugerem que o ato de bater no peito permite aos gorilas machos sinalizar o seu tamanho e assim evitar brigas desnecessárias. De acordo com o jornal The Guardian, cientistas que estudam gorilas-das-montanhas (Gorilla beringei …

Médicos alertam que Navalny pode sofrer paragem cardíaca "a qualquer momento"

Alexei Navalny está cada vez mais em risco de insuficiência renal. Médicos próximos do opositor russo alertam que pode sofrer uma paragem cardíaca "a qualquer momento". Médicos próximos do opositor russo Alexei Navalny, detido e em …

Perto de sequenciar 1 milhão de genomas, cientistas querem desvendar segredos genéticos

O projeto All of Us está a recolher informações genéticas, registos médicos e hábitos de saúde de mais de um milhão de pessoas. Os dados podem ser usados para desvendar segredos genéticos. O primeiro esboço do …

"Besta dos cinco dentes". Descoberta nova espécie de mamífero na Patagónia

Paleontólogos descobriram uma nova espécie de mamífero, com dentes peculiares, que viveu na Patagónia durante o período Cretáceo. De acordo com a agência Europa Press, os fósseis foram encontrados em Cerro Guido, na província chilena de …

Com os zoos fechados, tudo serve para entreter uma família de lontras. Até um simples galho de bambu

O confinamento serviu como um lembrete indesejado de que ficar preso dentro de casa sem muito o que fazer pode ser desgastante. O mesmo é verdade para os animais, por isso os jardins zoológicos tiveram …

Uma ilha, cinco géneros. Os Bugis têm palavras para as "cinco maneiras de estar no mundo"

Uma ilha, cinco géneros. O povo Bugis é um poderoso grupo étnico que se destaca pelo reconhecimento de cinco géneros distintos. Na Indonésia, a ilha Sulawesi é a casa de um povo que reconhece cinco …

O "aeroporto do amanhã" está abandonado no meio de um pântano dos Estados Unidos

Era para ser o "aeroporto do amanhã", um centro intercontinental para aviões supersónicos com seis pistas e conexões ferroviárias de alta velocidade para as cidades vizinhas. Hoje, é pouco mais do que uma pista no …

Facebook remove (acidentalmente) página oficial de Ville de Bitche, uma remota cidade francesa

O Facebook apagou a página de Ville de Bitche, uma remota cidade francesa. O município passou um mês a apelar à rede social para repor a página. "Recebemos uma mensagem no Facebook e também percebemos que …

NASA escolheu SpaceX de Elon Musk para a próxima missão tripulada à Lua

Elon Musk fecha contrato de 2,9 mil milhões de dólares para levar o Homem novamente à Lua. O contrato é a mais importante vitória da SpaceX e reforça a posição da empresa como parceira …

Benfica 1-2 Gil Vicente | Galo canta e silencia águia na Luz

STOP. O Gil Vicente visitou na tarde deste sábado o Benfica e saiu do palco da Luz com os três pontos na bagagem e a “cantar de galo”, ao vencer por 2-1, num duelo relativo …