Assassinato de Soleimani. Irão volta a pedir detenção de Trump (e outras 47 pessoas) à Interpol

(h) Iranian Supreme Leader's Office / EPA

O general iraniano Qassem Soleimani

O Irão voltou a pedir à Interpol que emita um “aviso vermelho” para a detenção do Presidente cessante dos Estados Unidos Donald Trump e de 47 outras autoridades americanas. Em causa está o assassinato de Qassem Soleimani, um poderoso general iraniano.

De acordo com a NPR, o porta-voz judicial iraniano, Gholamhossein Esmaili, considerou que Donald Trump é “o principal culpado” pelo assassinato de Soleimani, segundo a agência de notícias semi-oficial Mehr.

“O pedido de emissão de Aviso Vermelho para 48 pessoas envolvidas no assassinato do mártir Soleimani, incluindo o presidente dos Estados Unidos, bem como comandantes e oficiais do Pentágono e forças na região, foi entregue à Interpol“, disse Esmaili.

O iraniano acrescentou que o assassinato foi um “crime terrorista” e que o pedido de aviso vermelho também inclui comandantes e oficiais militares dos Estados Unidos na região e no Pentágono.

Donald Trump, o secretário de Estado Mike Pompeo e o ex-secretário de Defesa Mark Esper disseram que os Estados Unidos visaram a Soleimani – um arquiteto-chave da estratégia do Irão em conflitos envolvendo os EUA – para evitar uma ameaça iminente.

Trump disse que Soleimani estava a “tramar ataques iminentes e sinistros” contra os interesses norte-americanos.

Um investigador das Nações Unidas disse no verão passado que o ataque americano contra Soleimani em Bagdade “era ilegal e arbitrário segundo a lei internacional”, além de ser uma violação da soberania do Iraque.

Um aviso vermelho da Interpol é um pedido às agências de segurança em todo o mundo para ajudar a encontrar e deter fugitivos que são procurados para a acusação de um crime ou para cumprir uma pena de prisão.

O Secretariado Geral da Interpol disse à NPR que, de acordo com a constituição do corpo policial internacional, “é estritamente proibido para a Organização empreender qualquer intervenção ou atividades de caráter político, militar, religioso ou racial“.

Esta é a segunda vez que o Irão faz este pedido à Interpol. O primeiro pedido foi feito em junho passado. O Irão disse que não vai parar de perseguir Trump, mesmo depois de deixar o Governo dos Estados Unidos no final deste mês.

“Trump terá que retribuir, qualquer que seja a sua posição”, disse o chefe judicial do Irão, Ebrahim Raisi. “Quer chefie o Governo dos Estados Unidos ou não, Trump deve enfrentar retribuição pela atrocidade que perpetrou”.

Os Estados Unidos realizaram um ataque aéreo em Bagdade, em 3 de janeiro de 2020, que matou o Qassem Soleimani, o poderoso general que dirigia a Guarda Revolucionária do Irão e as suas atividades no Iraque, aumentando as tensões entre os dois países, levando as forças iranianas a retaliar com um ataque de míssil balístico contra as tropas norte-americanas na região.

Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Sitava também desconvoca greve de julho e agosto na Groundforce

O Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos (Sitava) anunciou, esta sexta-feira, que desconvocou a greve prevista na Groundforce, nos dias 30, 31 de julho e 1 de agosto, depois da confirmação da TAP do …

Garantia da caução de 5 milhões de Berardo deverá incluir imóveis de pessoas próximas

A proposta de caução apresentada por Joe Berardo ao Tribunal Central de Instrução Criminal será composta por imóveis que pertencem a amigos e pessoas próximas. O Observador avança que a garantia da caução de Joe Berardo …

Cientistas descobrem qual a melhor altura para consumir proteínas

Uma equipa de investigadores sugere que a melhor altura para consumir proteínas é ao pequeno-almoço. É nesta altura do dia em que o corpo humano colhe mais benefícios. Os alimentos mais ricos em proteínas são os …

Matheus: "Não sei o que se passa em Barcelona, nem me trataram como jogador"

Matheus Fernandes tinha contrato com os catalães até 2025 mas, em junho, soube que ia sair do clube... por e-mail. Já assinou pelo Palmeiras mas não esquece o que aconteceu em Espanha. Tinha sido um dos …

Quem são os 91 portugueses nos Jogos Olímpicos (e as 4 medalhas que vão conquistar)

Participação portuguesa em Tóquio arranca neste sábado. Serão 91 atletas espalhados por 17 modalidades. Associated Press fez previsão para todas as especialidades presentes nos Jogos Olímpicos. Portugal teve 17 atletas na cerimónia de abertura dos Jogos …

Encontrada "impressão digital" do megatsunami provocado pelo asteróide que matou os dinossauros

Cientistas encontraram uma "impressão digital" no centro do Luisiana, nos Estados Unidos, do megatsunami provocado pelo asteróide que levou à extinção dos dinossauros. A devastação causada pelo asteróide que exterminou os dinossauros há 66 milhões de …

De que forma é o universo? Astrofísicos acreditam que pode ser um donut 3D gigante

Um novo estudo pode vir mudar a percepção de que o universo é infinito. Será que o universo é infinito? Qual será a forma do cosmos? Já há séculos que estas perguntas andam nas mentes dos …

"Checkmate". Rússia apresenta o seu novo jacto de combate revolucionário

O novo jacto é a aposta do governo russo para as exportações e pode vir a ditar o fim da supremacia (aérea e no mercado) do F-35 norte-americano. A Rússia apresentou o protótipo do novo jacto …

"É demasiado tarde". As palavras dos médicos aos doentes com covid-19 que recusaram a vacina

Estados Unidos da América contam com 48.49% da população totalmente vacinada, apesar de o processo ter estagnado nas últimas semanas. Os números de novas infeções crescem, assim como as mortes face ao crescimento galopante da …

"Pingdemic". Há uma nova "pandemia" a causar escassez de comida e combustível no Reino Unido

As medidas de distanciamento social no Reino Unido caíram e, como consequência, centenas de milhares de pessoas estão a ser notificadas para cumprir isolamento. A partir desta segunda-feira o uso de máscara e outras medidas de …