/

Irão anuncia que também tem o “pai de todas as bombas”

1

MOAB, a Mãe de Todas as Bombas

As autoridades iranianas anunciaram que produziram um bomba com cerca de dez toneladas que pode fazer concorrência à “mãe de todas as bombas” – a GBU-43 MOAB americana – e o ao “pai de todas as bombas” – a FOAB russa.

Teerão tem à sua disposição uma bomba de dez toneladas da sua própria produção, anunciou o comandante da Força Aeroespacial do Corpo de Guardiões da Revolução Islâmica do Irão, Amir Ali Hajizadeh, chamando-a de “pai de todas as bombas”, fazendo alusão à bomba não nuclear semelhante à dos Estados Unidos.

“Por encomenda da Força Aeroespacial, a indústria militar produziu uma bomba com cerca de dez toneladas de peso que pode ser lançada a partir de aviões da marca Ilyushin [Il]”, disse Hajizadeh numa entrevista à emissora IRIB, frisando que a arma tem uma capacidade de destruição enorme.

As novidades do militar foram lançadas, esta sexta-feira, em plena televisão nacional iraniana, quando lhe foi pedido para comentar as suas mais recentes palavras. Anteriormente, o comandante tinha dito que “se os EUA têm a ‘mãe de todas as bombas’, então o Irão tem o ‘pai de todas as bombas’“.

Em meados de abril, os Estados Unidos lançaram a bomba não nuclear GBU-43 MOAB no leste do Afeganistão, tendo assassinado pelo menos 90 combatentes ou apoiantes do autoproclamado Estado Islâmico.

Na altura, de acordo com o Pentágono, a “mãe de todas as bombas”, como chamam à bomba de nove toneladas, foi a maior munição não nuclear alguma vez usada pelos EUA.

Foi desenvolvida para o Exército norte-americano por Albert L. Weimorts Jr., entretanto falecido, e começou a ser fabricada em 2001 no Laboratório de Investigação da Força Aérea.

Esta bomba não nuclear é considerada a segunda mais poderosa, só ultrapassada pelo artefacto explosivo russo FOAB, conhecido sim como “o pai de todas as bombas“.

A FOAB faz parte do arsenal da Força Aérea russa e, depois de ser desenvolvida no início dos anos 2000, foi testada com sucesso em 2007. Embora tudo o que rodeie a arma russa seja informação confidencial, sabe-se que se trata também de uma bomba termobárica, conhecida como Bomba Aérea de Vácuo de Potência Aumentada (AVBPM).

A FOAB russa é uma bomba mais leve que a americana GBU-43/B, mas com uma potência de explosão quatro vezes maior que o projéctil americano, equivalente a 44 toneladas de TNT, “devido ao amplo uso que faz das últimas novidades em nanotecnologia”.

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.