A Rússia avisa que tem o “pai de todas as bombas”

Depois de os Estados Unidos terem lançado no Afeganistão a bomba GBU-43, a mais potente do arsenal não-nuclear americano, conhecida como Mãe de Todas as Bombas, os meios de comunicação russos lembraram esta sexta-feira que Moscovo guarda nos seus arsenais o “pai”, um projéctil 4 vezes mais potente.

A FOAB, ou o Pai de Todas as Bombas, faz parte do arsenal da Força Aérea russa e, depois de ser desenvolvida no início dos anos 2000, foi testada com sucesso em 2007.

Esta quinta-feira, os Estados Unidos lançaram a “mãe de todas as bombas” contra o EI no Afeganistão, num bombardeamento na província oriental de Nangarhar que usou um projéctil GBU-43 MOAB. A bomba destruiu uma estratégica base da organização terrorista e a vida de 36 dos seus membros, segundo o governo afegão – dado que o EI desmente.

Embora tudo o que rodeie a arma russa seja informação confidencial, sabe-se que se trata também de uma bomba termobárica, conhecida na Rússia como Bomba Aérea de Vácuo de Potência Aumentada (AVBPM).

As bombas termobáricas como a MOAB e a FOAB são diferentes das convencionais porque explodem no ar, combinando o explosivo com oxigénio para aumentar o raio da explosão. São desenhadas para vaporizar os alvos e colapsar estruturas com poderosas ondas de choque, sem contaminar a atmosfera como as bombas nucleares.

A FOAB, lembra a Sputnik News, foi lançada em 2007 a partir de um bombardeiro estratégico SU-160, e arrasou por completo um bloco de apartamentos, com um poder destrutivo nunca visto antes numa bomba não-nuclear.

Também a imprensa norte-americana lembrou que a Rússia possui uma arma mais poderosa do que a Mãe de Todas as Bombas. “Aqui está o Pai de Todas as Bombas: a resposta da Rússia à MOAB”, diz o Business Insider.

A FOAB russa é uma bomba mais leve que a GBU-43/B, mas com uma potência de explosão quatro vezes maior que o projéctil americano, equivalente a 44 toneladas de TNT, “devido ao amplo uso que faz das últimas novidades em nanotecnologia”.

Devido ao carácter confidencial desta arma, não se conhece nem o fabricante, nem a quantidade de bombas produzidas até agora e à disposição do arsenal russo.

“Os resultados dos testes do projéctil demonstram que a sua eficiência e capacidade se assemelham à de uma ogiva nuclear“, disse em 2007 um oficial das forças armadas russas, o general Alexander Rukshin.

“Ao mesmo tempo – quero insistir nisto -, não tem nenhum efeito contaminante para o meio ambiente, ao contrário do que acontece com as armas atómicas”, acrescentou.

A bomba está preparada para arrasar complexos de cavernas e túneis subterrâneos como os utilizados como esconderijo por grupos terroristas. Para descrever o poder destrutivo da bomba, Rushkin detalhou que “todo o ser vivo é literalmente vaporizado“.

A Mãe de Todas as Bombas dos Estados Unidos e o Pai de Todas as Bombas da Rússia parecem ser muito poderosas, mas os utilizadores do Twitter já entraram na corrida armamentista – e alguns até mesmo com argumentos de peso, como é o caso de Nanda, que apresentou ao mundo a sua Sogra de Todas as Bombas.

ZAP // Ciberia

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

  1. O Kim-Jong-un tem o avô de todas as bombas por isso não se metam com ele porque deitará abaixo o pai mais a mãe, com tudo isto vergonha e respeito pela vida humana parece haver cada vez menos por parte dos governantes mundiais.

  2. Estes senhores governantes são pessoas de má criação, dois tabefes em cada um era o que precisavam, o quinzinho parece um puto todo vaidoso com os seus foguetes e bichas de carnaval, o outro morcão o trompas quer foder toda merda para depois construir novo toda a gente sabe que é forte em construções e deve andar com falta de trabalho, o putingas da russia é o gaijo mais perigoso cuidado com estes putos mais calados são terríveis, ora bem eu já tenho um bunker para uns dias dois k de batatas um cabrito isolado em papel de chumbo duas broas um garrafão de tintol e dois charros! isto é de loucos foda-se!

  3. Realmente isto parece coisa de putos. Os Russos têm o habitual complexo de capitalismo, têm a economia toda fod..a, tal como este imbecil da Coreia do Norte (este então ainda é pior, é só fome e miséria no povo) mas continuam nestas “guerrinhas” parvas. O Trampa é outro, um autêntico burgesso americano, com dinheiro, faz lembrar os labregos da construção civil por cá, há uns anos.
    Está o mundo entregue a esta m.erda de gente que ainda acabam por nos levar a uma guerra. No meio disto e para surpresa, a China ainda parece ter algum bom senso.

  4. “A FOAB, lembra a Sputnik News, foi lançada em 2007 a partir de um bombardeiro estratégico SU-160…”
    Tu-160 não Su-160 porque o bombardeiro em questão é um Tupolev e não um Sukhoi.

  5. Só falta Portugal oferecer a maior feijoada portuguesa que alguma vez foi feita e criar a seguir a maior bomba de gás humano já mais produzida em todo o planeta 🙂
    O que é certo é que se isto tudo der para o torto….a economia a nível mundial entra imediatamente em colapso e irá iniciar-se uma crise sem precedentes. Tudo graças a certas individualidades poderosas que têm nas mãos o destino do Mundo e lidam com isso como crianças quando lhes tiramos um balão ou um chupa-chupa.
    É o que faz dar nozes a quem não tem dentes. Têm o poder para criar um Mundo melhor e só pensam em destruí-lo. Quem os nomeou devem estar muito felizes.

RESPONDER

Tondela vs Benfica | Pizzão em goleada na Beira Alta

O Benfica conseguiu a maior goleada da sua temporada fora de casa. Na deslocação a Tondela, os “encarnados” venceram por claros 5-1, numa noite de grande inspiração de Pizzi – estreou-se a marcar esta época …

Turquia quer abrir embaixada na parte oriental de Jerusalém como capital palestiniana

O presidente da Turquia disse, este domingo, que o país planeia abrir uma embaixada em Jerusalém Oriental como capital de um futuro Estado palestiniano, depois dos EUA terem reconhecido Jerusalém como capital de Israel. “Já declarámos …

Sporting vs Portimonense | Leão sereno soma e segue

O Sporting subiu ao primeiro lugar da tabela na Liga NOS, de forma provisória, ao vencer, por 2-0, o Portimonense, em Alvalade. A equipa liderada por Jorge Jesus soube contrariar as adversidades impostas por um Portimonense …

Isabel dos Santos usou dinheiro da Unitel para controlar a Zon e criar a NOS

A empresária angolana utilizou dinheiro da maior operadora móvel do país para comprar ações da Zon e realizar a fusão entre a Zon e a Optimus, criando a NOS.  Segundo o Público, entre maio de 2012 …

Empresas de autocarro e comboio de acidente em França com versões contraditórias

A condutora do autocarro que, na quinta-feira, colidiu com um comboio, no sudoeste de França, diz que as cancelas da passagem de nível estavam levantadas quando atravessou a linha, mas a companhia ferroviária afirma o …

Santana Lopes "está a fazer as mesmas trapalhadas que fazia em 2004"

O antigo presidente da Câmara do Porto diz que, relativamente à questão dos debates na televisão, o rival à liderança do PSD só está a mostrar que continua "a fazer exatamente as mesmas trapalhadas que …

Equipa de Trump acusa Mueller de ter obtido milhares de emails ilegalmente

O Procurador Especial que investiga a interferência russa nas eleições presidenciais dos EUA em 2016 obteve de forma ilegal "dezenas de milhares de emails", segundo um advogado da equipa de transição de Donald Trump. Numa carta …

6 meses depois, ainda há quem pergunte pela "estrada da morte"

O chamado "turismo da desgraça" ainda persiste pela zona de Pedrógão Grande, mas com muito menos frequência do que nas primeiras semanas e meses após o incêndio de 17 de junho. Na estrada 236-1, seis meses …

Atentado contra igreja no Paquistão faz pelo menos 8 mortos e 30 feridos

Pelo menos oito pessoas morreram e 30 ficaram feridas, este domingo, durante um ataque suicida contra uma igreja no sudoeste do Paquistão a poucos dias do Natal, anunciou a polícia. O ataque foi perpetrado por dois …

Gravuras rupestres mostram que os cães ajudaram o Homem a sobreviver

Foram descobertas na Arábia Saudita gravuras rupestres que mostram que o Homem já caçava com cães há oito mil anos. Os cientistas continuam a tentar perceber quando e como é que começou a relação entre humanos …