A Rússia avisa que tem o “pai de todas as bombas”

Depois de os Estados Unidos terem lançado no Afeganistão a bomba GBU-43, a mais potente do arsenal não-nuclear americano, conhecida como Mãe de Todas as Bombas, os meios de comunicação russos lembraram esta sexta-feira que Moscovo guarda nos seus arsenais o “pai”, um projéctil 4 vezes mais potente.

A FOAB, ou o Pai de Todas as Bombas, faz parte do arsenal da Força Aérea russa e, depois de ser desenvolvida no início dos anos 2000, foi testada com sucesso em 2007.

Esta quinta-feira, os Estados Unidos lançaram a “mãe de todas as bombas” contra o EI no Afeganistão, num bombardeamento na província oriental de Nangarhar que usou um projéctil GBU-43 MOAB. A bomba destruiu uma estratégica base da organização terrorista e a vida de 36 dos seus membros, segundo o governo afegão – dado que o EI desmente.

Embora tudo o que rodeie a arma russa seja informação confidencial, sabe-se que se trata também de uma bomba termobárica, conhecida na Rússia como Bomba Aérea de Vácuo de Potência Aumentada (AVBPM).

As bombas termobáricas como a MOAB e a FOAB são diferentes das convencionais porque explodem no ar, combinando o explosivo com oxigénio para aumentar o raio da explosão. São desenhadas para vaporizar os alvos e colapsar estruturas com poderosas ondas de choque, sem contaminar a atmosfera como as bombas nucleares.

A FOAB, lembra a Sputnik News, foi lançada em 2007 a partir de um bombardeiro estratégico SU-160, e arrasou por completo um bloco de apartamentos, com um poder destrutivo nunca visto antes numa bomba não-nuclear.

Também a imprensa norte-americana lembrou que a Rússia possui uma arma mais poderosa do que a Mãe de Todas as Bombas. “Aqui está o Pai de Todas as Bombas: a resposta da Rússia à MOAB”, diz o Business Insider.

A FOAB russa é uma bomba mais leve que a GBU-43/B, mas com uma potência de explosão quatro vezes maior que o projéctil americano, equivalente a 44 toneladas de TNT, “devido ao amplo uso que faz das últimas novidades em nanotecnologia”.

Devido ao carácter confidencial desta arma, não se conhece nem o fabricante, nem a quantidade de bombas produzidas até agora e à disposição do arsenal russo.

“Os resultados dos testes do projéctil demonstram que a sua eficiência e capacidade se assemelham à de uma ogiva nuclear“, disse em 2007 um oficial das forças armadas russas, o general Alexander Rukshin.

“Ao mesmo tempo – quero insistir nisto -, não tem nenhum efeito contaminante para o meio ambiente, ao contrário do que acontece com as armas atómicas”, acrescentou.

A bomba está preparada para arrasar complexos de cavernas e túneis subterrâneos como os utilizados como esconderijo por grupos terroristas. Para descrever o poder destrutivo da bomba, Rushkin detalhou que “todo o ser vivo é literalmente vaporizado“.

A Mãe de Todas as Bombas dos Estados Unidos e o Pai de Todas as Bombas da Rússia parecem ser muito poderosas, mas os utilizadores do Twitter já entraram na corrida armamentista – e alguns até mesmo com argumentos de peso, como é o caso de Nanda, que apresentou ao mundo a sua Sogra de Todas as Bombas.

ZAP // Ciberia

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

  1. O Kim-Jong-un tem o avô de todas as bombas por isso não se metam com ele porque deitará abaixo o pai mais a mãe, com tudo isto vergonha e respeito pela vida humana parece haver cada vez menos por parte dos governantes mundiais.

  2. Estes senhores governantes são pessoas de má criação, dois tabefes em cada um era o que precisavam, o quinzinho parece um puto todo vaidoso com os seus foguetes e bichas de carnaval, o outro morcão o trompas quer foder toda merda para depois construir novo toda a gente sabe que é forte em construções e deve andar com falta de trabalho, o putingas da russia é o gaijo mais perigoso cuidado com estes putos mais calados são terríveis, ora bem eu já tenho um bunker para uns dias dois k de batatas um cabrito isolado em papel de chumbo duas broas um garrafão de tintol e dois charros! isto é de loucos foda-se!

  3. Realmente isto parece coisa de putos. Os Russos têm o habitual complexo de capitalismo, têm a economia toda fod..a, tal como este imbecil da Coreia do Norte (este então ainda é pior, é só fome e miséria no povo) mas continuam nestas “guerrinhas” parvas. O Trampa é outro, um autêntico burgesso americano, com dinheiro, faz lembrar os labregos da construção civil por cá, há uns anos.
    Está o mundo entregue a esta m.erda de gente que ainda acabam por nos levar a uma guerra. No meio disto e para surpresa, a China ainda parece ter algum bom senso.

  4. “A FOAB, lembra a Sputnik News, foi lançada em 2007 a partir de um bombardeiro estratégico SU-160…”
    Tu-160 não Su-160 porque o bombardeiro em questão é um Tupolev e não um Sukhoi.

  5. Só falta Portugal oferecer a maior feijoada portuguesa que alguma vez foi feita e criar a seguir a maior bomba de gás humano já mais produzida em todo o planeta 🙂
    O que é certo é que se isto tudo der para o torto….a economia a nível mundial entra imediatamente em colapso e irá iniciar-se uma crise sem precedentes. Tudo graças a certas individualidades poderosas que têm nas mãos o destino do Mundo e lidam com isso como crianças quando lhes tiramos um balão ou um chupa-chupa.
    É o que faz dar nozes a quem não tem dentes. Têm o poder para criar um Mundo melhor e só pensam em destruí-lo. Quem os nomeou devem estar muito felizes.

RESPONDER

Siza Vieira abriu imobiliária um dia antes de entrar no Governo

O ministro Adjunto do primeiro-ministro abriu uma empresa imobiliária um dia antes de tomar posse, acumulando a gerência não remunerada com o cargo governamental. Pedro Siza Vieira abriu uma empresa de compra e venda de bens …

Lisboa, Porto e Coimbra podem vir a ter megatribunais

O Governo prevê investir quase 275 milhões de euros na próxima década na construção e requalificação de tribunais. Lisboa, Porto e Coimbra deverão ganhar um novo grande tribunal. Em Lisboa, Porto e Coimbra, o Governo defende …

Desmantelamento de base nuclear na Coreia do Norte vai começar

A Coreia do Norte deve iniciar esta quarta-feira o desmantelamento de uma base nuclear em Punggye-ri. Depois de terem negado o acesso aos jornalistas, o Governo volta atrás e permite a cobertura jornalística Vai começar o desmantelamento …

Zuckerberg foi ao Parlamento Europeu pedir desculpa

Mark Zuckerberg desculpou-se no Parlamento Europeu pela incapacidade demonstrada pela sua empresa para evitar que os dados pessoais dos cidadãos europeus fossem erradamente usados A dois dias da entrada em vigor da legislação europeia para a …

Lasers podem deixar computadores um milhão de vezes mais rápidos

Uma nova técnica promete fazer com que a computação seja até um milhão de vezes mais rápida do que é atualmente, através do uso do laser na propagação de informações. Mil milhões de operações por segundo …

Morreu o escritor norte-americano Philip Roth

O escritor norte-americano morreu de insuficiência cardíaca, aos 85 anos, disse o agente literário à agência noticiosa Associated Press. Natural de Newark, Nova Jérsia, Philip Roth, habitualmente mencionado como candidato ao Nobel da Literatura, era considerado …

Contacto com germes pode prevenir leucemia em crianças

Análise baseada em 30 anos de estudos aponta que a leucemia linfoblástica aguda tem a sua origem em infâncias sem exposição de germes ao sistema imunitário. Uma das causas mais comuns de cancro nas crianças, a …

250 siberianos tornaram-se nos primeiros nativos americanos

Uma recente análise genética sugere que a população fundadora dos nativos americanos que migrou da Sibéria era composta por aproximadamente 250 indivíduos. Apesar dos inúmeros estudos genéticos, os cientistas ainda não tinham chegado a um consenso …

Afinal, o maior anfíbio do mundo são cinco

A salamandra-gigante-da-china não é uma espécie, mas cinco. Estas espécies estão em risco de extinção devido à má gestão da conservação. O maior anfíbio do mundo, a salamandra-gigante da-China (Andrias davidianus) são cinco espécies diferentes. A …

Cientistas chineses descobrem possível origem dos misteriosos sinais extraterrestres

Cientistas chineses encontraram uma nova explicação para as misteriosas e rápidas rajadas de rádio. Os especialistas acreditam que os "sinais extraterrestres" são originados por um tipo específico de estrela de neutrões: as "estrelas estranhas". Em 2001, …