A Rússia avisa que tem o “pai de todas as bombas”

Depois de os Estados Unidos terem lançado no Afeganistão a bomba GBU-43, a mais potente do arsenal não-nuclear americano, conhecida como Mãe de Todas as Bombas, os meios de comunicação russos lembraram esta sexta-feira que Moscovo guarda nos seus arsenais o “pai”, um projéctil 4 vezes mais potente.

A FOAB, ou o Pai de Todas as Bombas, faz parte do arsenal da Força Aérea russa e, depois de ser desenvolvida no início dos anos 2000, foi testada com sucesso em 2007.

Esta quinta-feira, os Estados Unidos lançaram a “mãe de todas as bombas” contra o EI no Afeganistão, num bombardeamento na província oriental de Nangarhar que usou um projéctil GBU-43 MOAB. A bomba destruiu uma estratégica base da organização terrorista e a vida de 36 dos seus membros, segundo o governo afegão – dado que o EI desmente.

Embora tudo o que rodeie a arma russa seja informação confidencial, sabe-se que se trata também de uma bomba termobárica, conhecida na Rússia como Bomba Aérea de Vácuo de Potência Aumentada (AVBPM).

As bombas termobáricas como a MOAB e a FOAB são diferentes das convencionais porque explodem no ar, combinando o explosivo com oxigénio para aumentar o raio da explosão. São desenhadas para vaporizar os alvos e colapsar estruturas com poderosas ondas de choque, sem contaminar a atmosfera como as bombas nucleares.

A FOAB, lembra a Sputnik News, foi lançada em 2007 a partir de um bombardeiro estratégico SU-160, e arrasou por completo um bloco de apartamentos, com um poder destrutivo nunca visto antes numa bomba não-nuclear.

Também a imprensa norte-americana lembrou que a Rússia possui uma arma mais poderosa do que a Mãe de Todas as Bombas. “Aqui está o Pai de Todas as Bombas: a resposta da Rússia à MOAB”, diz o Business Insider.

A FOAB russa é uma bomba mais leve que a GBU-43/B, mas com uma potência de explosão quatro vezes maior que o projéctil americano, equivalente a 44 toneladas de TNT, “devido ao amplo uso que faz das últimas novidades em nanotecnologia”.

Devido ao carácter confidencial desta arma, não se conhece nem o fabricante, nem a quantidade de bombas produzidas até agora e à disposição do arsenal russo.

“Os resultados dos testes do projéctil demonstram que a sua eficiência e capacidade se assemelham à de uma ogiva nuclear“, disse em 2007 um oficial das forças armadas russas, o general Alexander Rukshin.

“Ao mesmo tempo – quero insistir nisto -, não tem nenhum efeito contaminante para o meio ambiente, ao contrário do que acontece com as armas atómicas”, acrescentou.

A bomba está preparada para arrasar complexos de cavernas e túneis subterrâneos como os utilizados como esconderijo por grupos terroristas. Para descrever o poder destrutivo da bomba, Rushkin detalhou que “todo o ser vivo é literalmente vaporizado“.

A Mãe de Todas as Bombas dos Estados Unidos e o Pai de Todas as Bombas da Rússia parecem ser muito poderosas, mas os utilizadores do Twitter já entraram na corrida armamentista – e alguns até mesmo com argumentos de peso, como é o caso de Nanda, que apresentou ao mundo a sua Sogra de Todas as Bombas.

ZAP // Ciberia

11 COMENTÁRIOS

  1. O Kim-Jong-un tem o avô de todas as bombas por isso não se metam com ele porque deitará abaixo o pai mais a mãe, com tudo isto vergonha e respeito pela vida humana parece haver cada vez menos por parte dos governantes mundiais.

  2. Estes senhores governantes são pessoas de má criação, dois tabefes em cada um era o que precisavam, o quinzinho parece um puto todo vaidoso com os seus foguetes e bichas de carnaval, o outro morcão o trompas quer foder toda merda para depois construir novo toda a gente sabe que é forte em construções e deve andar com falta de trabalho, o putingas da russia é o gaijo mais perigoso cuidado com estes putos mais calados são terríveis, ora bem eu já tenho um bunker para uns dias dois k de batatas um cabrito isolado em papel de chumbo duas broas um garrafão de tintol e dois charros! isto é de loucos foda-se!

  3. Realmente isto parece coisa de putos. Os Russos têm o habitual complexo de capitalismo, têm a economia toda fod..a, tal como este imbecil da Coreia do Norte (este então ainda é pior, é só fome e miséria no povo) mas continuam nestas “guerrinhas” parvas. O Trampa é outro, um autêntico burgesso americano, com dinheiro, faz lembrar os labregos da construção civil por cá, há uns anos.
    Está o mundo entregue a esta m.erda de gente que ainda acabam por nos levar a uma guerra. No meio disto e para surpresa, a China ainda parece ter algum bom senso.

  4. “A FOAB, lembra a Sputnik News, foi lançada em 2007 a partir de um bombardeiro estratégico SU-160…”
    Tu-160 não Su-160 porque o bombardeiro em questão é um Tupolev e não um Sukhoi.

  5. Só falta Portugal oferecer a maior feijoada portuguesa que alguma vez foi feita e criar a seguir a maior bomba de gás humano já mais produzida em todo o planeta 🙂
    O que é certo é que se isto tudo der para o torto….a economia a nível mundial entra imediatamente em colapso e irá iniciar-se uma crise sem precedentes. Tudo graças a certas individualidades poderosas que têm nas mãos o destino do Mundo e lidam com isso como crianças quando lhes tiramos um balão ou um chupa-chupa.
    É o que faz dar nozes a quem não tem dentes. Têm o poder para criar um Mundo melhor e só pensam em destruí-lo. Quem os nomeou devem estar muito felizes.

RESPONDER

O presidente do PSD, Pedro Passos Coelho

Passos não metia "uma rolha na boca" a quem o criticava

"É esta a Democracia praticada por quem está este domingo no Governo, uma Democracia limitada e mais pobre", salientou o ex-primeiro-ministro. O líder do PSD, Pedro Passos Coelho, afirmou este domingo que quando estava no Governo …

-

SpaceX aborta lançamento de foguete Falcon 9 no último instante

A empresa aeroespacial norte-american SpaceX suspendeu este domingo, no último minuto, o lançamento de um foguete na estação espacial Kennedy, da agência espacial norte-americana NASA, devido a "um problema no sensor". O lançamento do foguete Falcon …

O alpinista suíço Ueli Steck

Alpinista suíço Ueli Steck morre em acidente no Evereste

O alpinista suíço Ueli Steck, de 40 anos, morreu hoje num acidente de alpinismo perto do Monte Evereste, no Nepal, informaram os organizadores da expedição. O alpinista Ueli Steck morreu no campo 1 do Monte Nuptse. …

O presidente dos EUA, Donald Trump

Trump vai tomar “grande decisão” sobre Acordo de Paris nas próximas duas semanas

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou este sábado, ao cumprir 100 dias na Casa Branca, que vai tomar “uma grande decisão” sobre o Acordo de Paris relativo às alterações climáticas “nas próximas duas …

goalpoint-braga-sporting-liga-nos-201617-1068x522

Braga vs Sporting | Bas Dost arrasa em jogo de loucos

O Sporting levou a melhor sobre o Sp. Braga, ao vencer por 3-2 na Pedreira, num jogo com uma segunda parte de loucos e quatro golos, num total de cinco. Os “leões” dominaram na posse …

-

"Logan" vai ter uma versão a preto e branco

James Mangold, o realizador de Logan, anunciou esta sexta-feira que o filme vai ter uma versão especial a preto e branco. Recorrendo à rede social Twitter para dar a novidade, Mangold indicou o dia 16 de …

Mergulhadores das forças especiais Navy Seals nadam de regresso ao submarino USS Michigan após uma operação

Coreia promete destruir em "pedaços de metal fundido" o submarino nuclear americano

O submarino USS Michigan da Marinha dos EUA, que chegou este sábado ao porto sul-coreano de Busan, pode ter um “final triste”, se Washington tiver alguma "atitude provocatória". Num artigo para o portal norte-coreano Uriminzokkiri, "Compatriotas …

O ministro das Finanças, Mário Centeno

Regras do Fundo de Resgate não permitem redução do juro proposta por PS/BE

Uma redução da taxa de juro dos empréstimos europeus concedidos no programa de resgate, conforme propõem PS e Bloco de Esquerda, não é permitida pelas regras do Fundo Europeu de Estabilidade Financeira (FEEF), segundo fonte …

A ativista argentina Taty Almeida, militante da organização Madres de Plaza de Mayo

"Quem lhe falta?": Mães da Praça de Maio completam 40 anos de luta pela memória e pela vida

No dia 30 de abril de 1977, em plena ditadura militar na Argentina, 14 mulheres reuniram-se na Praça de Maio, em frente à sede do governo em Buenos Aires, para protestar pelos seus filhos desaparecidos, …

-

Afinal, os teóricos da conspiração podem ser apenas solitários

Se tivesse que descrever um teórico da conspiração, provavelmente pensaria numa pessoa maluca, que “não bate bem da cabeça”, certo? Errado. Segundo um estudo recentemente publicado no Journal of Experimental Social Psychology, os teóricos da …