Investigadores transformam uma folha de papel num tablet

Uma equipa de engenheiros da Purdue University, nos Estados Unidos, desenvolveu um processo de impressão simples que transforma qualquer papel ou embalagem de cartão num tablet.

Os investigadores desenvolveram uma forma de transformar folhas de papel comuns numa interface de entrada de máquina. Para demonstrar a sua invenção, a equipa criou uma solução de embalagem de alimentos interativa para verificar a segurança dos alimentos e uma interface de player de música.

“Esta é a primeira vez que é revelado um dispositivo eletrónico baseado em papel com alimentação própria”, disse Ramses Martinez, professor assistente na Escola de Engenharia Industrial e na Escola de Engenharia Biomédica de Weldon na Faculdade de Engenharia da Purdue University, em comunicado divulgado pelo EurekAlert.

“Desenvolvemos um método para tornar o papel repelente à água, óleo e poeira, revestindo-o com moléculas altamente fluoradas. Esse revestimento omnifóbico permite-nos imprimir várias camadas de circuitos no papel sem que a tinta manche de uma camada para a outra”, acrescentou.

Um material omnifóbico repele praticamente qualquer líquido.

Martinez e a equipa conseguiu fazer isto implementando sensores de pressão vertical, que aproveitam a energia necessária do contacto com o utilizador, não necessitando, portanto, de fonte de alimentação adicional.

A tecnologia é compatível com os processos convencionais de impressão em grande escala e pode ser facilmente implementada para converter rapidamente embalagens de cartão ou papel em embalagens inteligentes ou numa interface homem-máquina inteligente.

“Imagino essa tecnologia para facilitar a interação do utilizador com a embalagem de alimentos para verificar se o alimento é seguro para ser consumido ou permitir que os utilizadores assinem a embalagem que chega a casa arrastando o dedo sobre a caixa para se identificarem como o proprietário do pacote”, disse Martinez.

“Além disso, o nosso grupo demonstrou que folhas de papel simples de um caderno podem ser transformadas em interfaces de player de música para que os utilizadores escolham, reproduzam e alterem o seu volume”, afirmou.

Este estudo foi publicado em agosto na revista científica Nano Energy.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Guterres é hoje empossado para segundo mandato à frente da ONU. Marcelo estará presente

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, presta hoje juramento e toma posse para um segundo mandato durante uma sessão plenária da Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova Iorque. Desta forma, a …

Câmara de Lisboa proíbe instalação de ecrãs no espaço público durante Euro2020

A instalação de ecrãs no espaço público durante o período do Euro2020 não será autorizada pela Câmara Municipal de Lisboa, tendo em conta a situação pandémica, anunciou hoje o município. “A Câmara Municipal de Lisboa, tendo …

A sucção da tromba de um elefante é mais rápida do que a velocidade de um comboio-bala

Os elefantes conseguem sugar coisas a uma velocidade de 530 quilómetros por hora — mais rápido do que um comboio-bala japonês. A tromba dos elefantes é-lhes altamente útil, já que a usam tanto para comer como …

Mais de metade dos rios do mundo não flui todo o ano

Entre 51% e 60% dos 64 milhões de quilómetros de rios e riachos do planeta Terra não fluem periodicamente ou secam durante parte do ano. De acordo com a agência Europa Press, este é o resultado …

Astrónomos podem ter detetado as maiores estruturas giratórias do universo

Pela primeira vez, astrónomos acabam de encontrar evidências de que algumas das maiores estruturas do cosmos giram numa escala de centenas de milhões de anos-luz. A estrutura em questão é um filamento cósmico, uma estrutura longa …

"A melhor seleção do mundo é a Bélgica"

Elogios do selecionador da Dinamarca ao adversário, mas ainda mais elogios aos seus jogadores, apesar de nova derrota dinamarquesa. Dois jogos em casa, duas derrotas. Apesar de realizar os seus encontros em Copenhaga, a Dinamarca está …

Se extraterrestres visitassem a Terra "não estariam vivos", diz astrónomo do SETI

Especialistas do Search for Extraterrestrial Intelligence (SETI), entidade que tem por objetivo a busca de vida no espaço, estão a afastar-se cada vez mais da ideia de encontrar inteligência extraterrestre igual à humana. Num artigo de …

Cientistas ajudam enxames de drones a evitar obstáculos (copiando o instinto dos pássaros)

Uma equipa de engenheiros da EPFL, na Suíça, desenvolveu um modelo de controlo preditivo que permite que enxames de drones voem em ambientes confusos com rapidez e segurança. Usar enxames de drones tem imensas vantagens, mas …

Países Baixos 2-0 Áustria | Laranja embala e carimba oitavos

Os Países Baixos venceram hoje a Áustria por 2-0, em jogo da segunda jornada do Grupo C do Euro2020 de futebol, e são a terceira seleção a garantir o apuramento para os oitavos de final …

Espanhol condenado a 15 anos por matar a mãe e alimentar-se dos seus restos mortais

Um espanhol de 28 anos foi condenado a 15 anos de prisão por matar a mãe e alimentar-se dos seus restos mortais, que partilhou com o cão. Em maio deste ano, um júri do tribunal da …