Investigadores transformam uma folha de papel num tablet

Uma equipa de engenheiros da Purdue University, nos Estados Unidos, desenvolveu um processo de impressão simples que transforma qualquer papel ou embalagem de cartão num tablet.

Os investigadores desenvolveram uma forma de transformar folhas de papel comuns numa interface de entrada de máquina. Para demonstrar a sua invenção, a equipa criou uma solução de embalagem de alimentos interativa para verificar a segurança dos alimentos e uma interface de player de música.

“Esta é a primeira vez que é revelado um dispositivo eletrónico baseado em papel com alimentação própria”, disse Ramses Martinez, professor assistente na Escola de Engenharia Industrial e na Escola de Engenharia Biomédica de Weldon na Faculdade de Engenharia da Purdue University, em comunicado divulgado pelo EurekAlert.

“Desenvolvemos um método para tornar o papel repelente à água, óleo e poeira, revestindo-o com moléculas altamente fluoradas. Esse revestimento omnifóbico permite-nos imprimir várias camadas de circuitos no papel sem que a tinta manche de uma camada para a outra”, acrescentou.

Um material omnifóbico repele praticamente qualquer líquido.

Martinez e a equipa conseguiu fazer isto implementando sensores de pressão vertical, que aproveitam a energia necessária do contacto com o utilizador, não necessitando, portanto, de fonte de alimentação adicional.

A tecnologia é compatível com os processos convencionais de impressão em grande escala e pode ser facilmente implementada para converter rapidamente embalagens de cartão ou papel em embalagens inteligentes ou numa interface homem-máquina inteligente.

“Imagino essa tecnologia para facilitar a interação do utilizador com a embalagem de alimentos para verificar se o alimento é seguro para ser consumido ou permitir que os utilizadores assinem a embalagem que chega a casa arrastando o dedo sobre a caixa para se identificarem como o proprietário do pacote”, disse Martinez.

“Além disso, o nosso grupo demonstrou que folhas de papel simples de um caderno podem ser transformadas em interfaces de player de música para que os utilizadores escolham, reproduzam e alterem o seu volume”, afirmou.

Este estudo foi publicado em agosto na revista científica Nano Energy.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Redução da renda, mais apoio e menos burocracia. As propostas do PCP para ajudar pequenos empresários

O PCP vai entregar quatro propostas e um projeto de lei para que o Governo adote medidas para auxiliar as pequenas e médias empresas após ouvir as queixas dos pequenos e médios empresários. De acordo com …

Lista do PSD faz estalar o verniz: há candidatos que não o são e autarcas que não foram contactados

O PSD anunciou, esta quarta-feira, uma lista com 100 nomes para concorrerem às eleições autárquicas, mas há autarcas a demarcarem-se da decisão anunciada pela direção. O nome de Paulo Manuel Santos, atual presidente da Câmara de …

Catarina Martins diz que "PS é muito permeável ao poder económico"

Apesar de afastar uma coligação pré-eleitoral com o PS em Lisboa, Catarina Martins, líder do Bloco de Esquerda, admite que o partido está disponível para dialogar com António Costa, mas sem "chantagens". Em entrevista ao Público …

AstraZeneca reduz risco de hospitalização de idosos. Cuba tem nova vacina (e pode envolver 3 doses)

A injeção de uma dose da vacina AstraZeneca/Oxford contra a covid-19 permite reduzir em mais de três quartos o risco de hospitalização de idosos com mais de 80 anos, conclui um estudo britânico. Os resultados, ainda …

Altice abre porta de saída a dois mil trabalhadores

O CCO da Altice Portugal anunciou o arranque, esta quinta-feira, da segunda fase do programa de rescisões voluntárias Pessoa, podendo abranger até cerca de dois mil funcionários. Em entrevista ao Diário de Notícias, João Zúquete da …

Sporting e Rúben Amorim em negociações para a renovação do contrato

O Sporting e o treinador já estão em negociações para a renovação do contrato, que deverá fazer aumentar a cláusula de rescisão dos 20 para os 30 milhões de euros. Faz esta sexta-feira um ano que …

Equipa nomeada para fiscalizar Segredo de Estado só divulgou um relatório em seis anos

O PS admitiu que o Parlamento deve ponderar a utilidade, passados seis anos sobre a sua criação, da Entidade Fiscalizadora do Segredo de Estado. Até hoje, só divulgou publicamente um relatório, o de 2017 O PS …

United pode impedir Bruno Fernandes de vir à Seleção

Klopp já disse que não vai autorizar que jogadores se apresentam à Seleção se tiverem de cumprir quarentena e Solskjaer pondera fazer o mesmo. Bruno Fernandes e Diogo Jota estão em risco. "Não faz sentido perder …

Formar e atrair professores. CNE quer (mais) verbas da “bazuca” para a educação

O Plano de Recuperação e Resiliência tem gerado alguma controvérsia devido ao planeamento dos fundos que o Governo apresentou. Agora, é a vez da CNE pedir mais verbas de modo a formar e atrair mais …

Santos Silva: "Não estamos a discutir um certificado de vacinação na UE"

O ministro dos Negócios Estrangeiros clarificou, esta quarta-feira, que o livre-trânsito digital sobre o qual a Comissão Europeia está a trabalhar "não é um certificado de vacinação no sentido próprio" que descarte a manutenção das …