/

Investigadores descobrem porque há pessoas infetadas sem sintomas de covid-19

(dr) Envato Elements

Investigadores do hospital universitário de Aarhus, na Dinamarca, descobriram que algumas pessoas infetadas com o novo coronavírus não desenvolvem sintomas porque este pode ocultar o seu genoma para não ser reconhecido.

A existência de pessoas que se apresentam sem sintomas de covid-19 apesar de estarem infetadas com o novo coronavírus tem intrigado os cientistas desde o início da pandemia – cuja preocupação aumentou depois de se ter tornado claro que, apesar de assintomáticos, os infetados continuam a ter capacidade de propagar a doença.

De acordo com um novo estudo, a resposta, explica o Diário de Notícias, está nos “macrófagos alveolares” – um tipo de glóbulo branco na superfície dos alvéolos, são um mecanismo de defesa dos pulmões – que determinam a rapidez com que se produz a imunidade de uma infeção por coronavírus.

Os resultados do estudo, publicados esta quarta-feira na EMBO Reports, sugerem que o coronavírus pode ocultar o seu material genético para não ser reconhecido nos macrófagos alveolares, iludindo o nosso sistema imunitário e continuando a propagar-se na comunidade.

Um estudo realizado pelo Polliclinico Universitario Fondazione Agostino Gemelli, em Roma, Itália, revelou que cerca de 17% dos pacientes totalmente recuperados da covid-19 apresentaram resultados positivos para o vírus nos testes de acompanhamento.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.