Investigada denúncia contra Carlos Alexandre por escutas ilegais

José Sena Goulão / Lusa

O juiz Carlos Alexandre

O juiz Carlos Alexandre

Uma denúncia de que o juiz Carlos Alexandre terá solicitado a realização de escutas ilegais a um candidato a uma Junta de Freguesia de Mação, de onde o magistrado é natural, está a ser investigada pela Procuradoria–Geral Distrital de Lisboa (PGDL).

Foi o antigo coordenador de investigação criminal da Polícia Judiciária (PJ), Carlos Dias dos Santos, quem avançou com a denúncia, conforme reporta o semanário Expresso.

Dias dos Santos está, actualmente, em prisão domiciliária, depois de ter sido acusado de corrupção e associação criminosa por suspeitas de que recebeu subornos de traficantes de droga para lhes fornecer informação policial privilegiada, isto após ter dedicado a sua carreira na PJ a combater o tráfico de droga.

A denúncia efectuada contra Carlos Alexandre terá surgido, em primeiro lugar, em 2016, numa carta anónima enviada à Procuradora-Geral da República e que Dias dos Santos alega ter também recebido, conforme relata o Expresso.

O ex-coordenador da PJ já foi ouvido como testemunha no âmbito do inquérito-crime aberto pelo Ministério Público, no Tribunal da Relação de Lisboa, em torno da suspeita, mesmo que haja aqui um possível conflito de interesses.

É que foi Carlos Alexandre quem determinou que Dias dos Santos devia permanecer com pulseira electrónica, no âmbito da “Operação Aquiles” que envolve as suspeitas da sua associação com traficantes de droga.

As alegadas escutas pedidas pelo magistrado nunca chegaram a acontecer por se ter considerado que não havia indícios suficientes que as justificassem.

O pedido de Carlos Alexandre terá surgido em 2005, envolvendo um residente de Mação que “exibiria sinais de riqueza exterior injustificáveis e seria suspeito de tráfico de droga internacional”, conforme refere o Expresso.

“Se tivessem sido aprovadas as escutas seriam ilegais, já que um juiz não pode ser informador da polícia e, simultaneamente, autorizar pedidos baseados na sua denúncia”, realça o semanário, apontando que “o caso foi arquivado e o visado nunca chegou a ser escutado”.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Bem, ao menos, ao nosso Garzon, ainda não o começaram a metralhar com balas !!!!
    Ainda só é com Processos.
    Mas dêem tempo ao tempo !!!!!

RESPONDER

Antártida tem quase mais 20% de colónias de pinguins-imperador do que se pensava

Imagens de satélite revelam que há quase mais 20% de colónias de pinguins-imperador na Antártida do que se pensava anteriormente, totalizando 61, divulgou esta quarta-feira a Agência Espacial Europeia (ESA). Dados obtidos por dois satélites europeus …

De taxista a bombeiro. EHang lança drone para combater incêndios em arranha-céus

A chinesa EHang tem concentrado os seus esforços em serviços de táxi ou turismo aéreo. Agora, a empresa de mobilidade quer provar a versatilidade da sua plataforma de veículos autónomos com o lançamento de uma …

Netflix lidera mercado de streaming em Portugal e ranking do IMDb

A Netflix junta, neste momento, o melhor de dois mundos. Tem um catálogo maior, e por isso com mais produções bem cotadas no IMDb, e é também o serviço de streaming com maior número de …

"Estou cansada de ter medo". Candidata da oposição faz tremer presidenciais na Bielorrússia

Na Bielorrússia, Svetlana Tikhanovskaya, candidata da oposição de apenas 37 anos, está a fazer frente ao mais antigo líder da europa, na corrida as eleições presidenciais. Tikhanovskaya mantém-se firme na luta pelo poder contra o presidente …

Fauci revela que recebeu ameaças de morte e que as suas filhas foram assediadas

Anthony Fauci, um dos principais peritos em doenças infecciosas da Casa Branca, revelou esta quarta-feira que recebeu ameaças de morte e que as suas filhas foram assediadas por causa das suas declarações sobre a covid-19. "Receber …

Califórnia já tem uma estrada pavimentada com plástico

O que parece uma estrada comum é agora a mais recente novidade na cidade de Oroville, na Califórnia. A nova construção junta uma tecnologia que mistura garrafas de plástico com asfalto. Por cada quilómetro de …

Mais de mil operacionais combatem cinco grandes fogos em Portugal

Mais de 1100 operacionais e 16 meios aéreos estão a combater, esta quinta-feira, os cinco maiores incêndios rurais em território continental, concentrados sobretudo na região Centro, de acordo com dados da Proteção Civil. Segundo o site …

Coca-Cola financiou estudos científicos que minimizaram o papel das bebidas açucaradas na obesidade, revela investigação

A Coca-Cola terá financiado com milhões de dólares vários estudos científicos que minimizaram o impacto das bebidas açucaradas na obesidade. A conclusão é de uma investigação publicada na revista médica Public Health Nutrition, que conta …

André Ventura vai pedir suspensão temporária do mandato no Parlamento

O deputado do Chega vai pedir, em setembro, a suspensão do mandato parlamentar até fevereiro do próximo ano para se dedicar às campanhas eleitorais da região dos Açores e das Presidenciais. Em declarações à agência Lusa, …

Governo abre concursos para 800 novos técnicos especializados nas escolas

As escolas vão poder contratar mais de 800 novos técnicos especializados, um reforço de recursos humanos "englobado nas medidas excecionais de organização e funcionamento das escolas para o próximo ano letivo". "As escolas vão poder contratar …