Investigada denúncia contra Carlos Alexandre por escutas ilegais

José Sena Goulão / Lusa

O juiz Carlos Alexandre

O juiz Carlos Alexandre

Uma denúncia de que o juiz Carlos Alexandre terá solicitado a realização de escutas ilegais a um candidato a uma Junta de Freguesia de Mação, de onde o magistrado é natural, está a ser investigada pela Procuradoria–Geral Distrital de Lisboa (PGDL).

Foi o antigo coordenador de investigação criminal da Polícia Judiciária (PJ), Carlos Dias dos Santos, quem avançou com a denúncia, conforme reporta o semanário Expresso.

Dias dos Santos está, actualmente, em prisão domiciliária, depois de ter sido acusado de corrupção e associação criminosa por suspeitas de que recebeu subornos de traficantes de droga para lhes fornecer informação policial privilegiada, isto após ter dedicado a sua carreira na PJ a combater o tráfico de droga.

A denúncia efectuada contra Carlos Alexandre terá surgido, em primeiro lugar, em 2016, numa carta anónima enviada à Procuradora-Geral da República e que Dias dos Santos alega ter também recebido, conforme relata o Expresso.

O ex-coordenador da PJ já foi ouvido como testemunha no âmbito do inquérito-crime aberto pelo Ministério Público, no Tribunal da Relação de Lisboa, em torno da suspeita, mesmo que haja aqui um possível conflito de interesses.

É que foi Carlos Alexandre quem determinou que Dias dos Santos devia permanecer com pulseira electrónica, no âmbito da “Operação Aquiles” que envolve as suspeitas da sua associação com traficantes de droga.

As alegadas escutas pedidas pelo magistrado nunca chegaram a acontecer por se ter considerado que não havia indícios suficientes que as justificassem.

O pedido de Carlos Alexandre terá surgido em 2005, envolvendo um residente de Mação que “exibiria sinais de riqueza exterior injustificáveis e seria suspeito de tráfico de droga internacional”, conforme refere o Expresso.

“Se tivessem sido aprovadas as escutas seriam ilegais, já que um juiz não pode ser informador da polícia e, simultaneamente, autorizar pedidos baseados na sua denúncia”, realça o semanário, apontando que “o caso foi arquivado e o visado nunca chegou a ser escutado”.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Bem, ao menos, ao nosso Garzon, ainda não o começaram a metralhar com balas !!!!
    Ainda só é com Processos.
    Mas dêem tempo ao tempo !!!!!

RESPONDER

Nicolas Bourbaki foi o maior matemático de sempre (mas nunca existiu)

Considerado como um dos maiores matemáticos de sempre, Nicolas Bourbaki não passava de um pseudónimo adotado por um grupo de grandes matemáticos, que revolucionou a matemática como a conhecemos. Nicolas Bourbaki está entre os maiores matemáticos …

No aquário do Tennessee, é uma enguia que acende as luzes da árvore de Natal

A enguia Miguel Wattson é a responsável pelo espírito natalício que se vive no Aquário do Tennessee, nos Estados Unidos. O Aquário do Tennessee, nos Estados Unidos, encontrou uma forma inusitada de celebrar esta época festiva: …

Há 34 anos, Diana dançou com Travolta. Agora, o seu vestido foi vendido por 261 mil euros

O vestido que a Princesa Diana usou para jantar na Casa Branca, em 1985, foi vendido por mais de 261 mil euros. O vestido azul que a Princesa Diana usou num jantar na Casa Branca, em …

Doentes crónicos com baixo nível de literacia em saúde recorrem mais às urgências

Os doentes crónicos e com um nível de literacia em saúde mais baixo utilizam mais vezes os serviços de urgência hospitalares e dos centros de saúde, bem como as consultas de medicina geral e familiar, …

Ártico viveu em 2019 o segundo ano mais quente em 119 anos

O Ártico viveu em 2019 o seu segundo ano mais quente desde 1900, de acordo com um relatório publicado na terça-feira, aumentando receios de degelo e aumento do nível da água. O Polo Norte está a …

Jardineiro encontra por acaso a obra mais procurada de Gustav Klimt. Estava no galeria onde foi roubada

Um funcionário da galeria de arte Ricci Oddi, na cidade italiana de Piacenza, encontrou por acaso a obra mais procurado do pintor austríaco Gustav Klimt. Estava na própria galeria, onde a obra terá sido roubada …

YouTube reforça políticas contra assédio online

O YouTube anunciou, esta quarta-feira, um conjunto de alterações às políticas que visam combater o assédio que existe na plataforma. O YouTube anunciou esta quarta-feira o reforço das suas políticas contra o assédio online, que preveem …

Deus bebé indiano vence caso em tribunal e reinvindica território sagrado

O Supremo Tribunal Indiano declarou Ram Lalla Virajman, um deus bebé, como o legítimo proprietário de Ayodhya, uma terra no norte da Índia considerada sagrada por muçulmanos e hindus. O tribunal decidiu que o Governo …

China usa comités partidários para manipular empresas estrangeiras

Em outubro, quando a Liga Norte-Americana de Basquetebol (NBA) tentou voltar atrás no apoio aos protestos em Hong Kong, foi criticada por se submeter ao regime autoritário da China. Mas são cada vez mais as …

Ângelo Rodrigues, Flamengo e Tinder. Os temas mais procurados pelos portugueses no Google

Ângelo Rodrigues, Flamengo, como saber onde votar, como funciona o Tinder e "Game of Thrones" estão entre os tópicos que os utilizadores portugueses do Google mais pesquisaram ao longo de 2019. Os dados são divulgados …