Investigada denúncia contra Carlos Alexandre por escutas ilegais

José Sena Goulão / Lusa

O juiz Carlos Alexandre

O juiz Carlos Alexandre

Uma denúncia de que o juiz Carlos Alexandre terá solicitado a realização de escutas ilegais a um candidato a uma Junta de Freguesia de Mação, de onde o magistrado é natural, está a ser investigada pela Procuradoria–Geral Distrital de Lisboa (PGDL).

Foi o antigo coordenador de investigação criminal da Polícia Judiciária (PJ), Carlos Dias dos Santos, quem avançou com a denúncia, conforme reporta o semanário Expresso.

Dias dos Santos está, actualmente, em prisão domiciliária, depois de ter sido acusado de corrupção e associação criminosa por suspeitas de que recebeu subornos de traficantes de droga para lhes fornecer informação policial privilegiada, isto após ter dedicado a sua carreira na PJ a combater o tráfico de droga.

A denúncia efectuada contra Carlos Alexandre terá surgido, em primeiro lugar, em 2016, numa carta anónima enviada à Procuradora-Geral da República e que Dias dos Santos alega ter também recebido, conforme relata o Expresso.

O ex-coordenador da PJ já foi ouvido como testemunha no âmbito do inquérito-crime aberto pelo Ministério Público, no Tribunal da Relação de Lisboa, em torno da suspeita, mesmo que haja aqui um possível conflito de interesses.

É que foi Carlos Alexandre quem determinou que Dias dos Santos devia permanecer com pulseira electrónica, no âmbito da “Operação Aquiles” que envolve as suspeitas da sua associação com traficantes de droga.

As alegadas escutas pedidas pelo magistrado nunca chegaram a acontecer por se ter considerado que não havia indícios suficientes que as justificassem.

O pedido de Carlos Alexandre terá surgido em 2005, envolvendo um residente de Mação que “exibiria sinais de riqueza exterior injustificáveis e seria suspeito de tráfico de droga internacional”, conforme refere o Expresso.

“Se tivessem sido aprovadas as escutas seriam ilegais, já que um juiz não pode ser informador da polícia e, simultaneamente, autorizar pedidos baseados na sua denúncia”, realça o semanário, apontando que “o caso foi arquivado e o visado nunca chegou a ser escutado”.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Bem, ao menos, ao nosso Garzon, ainda não o começaram a metralhar com balas !!!!
    Ainda só é com Processos.
    Mas dêem tempo ao tempo !!!!!

RESPONDER

O cofre do Banco de Espanha inundado em La Casa de Papel existe mesmo

Aquilo que parecia uma fantasia é, afinal, bastante real: o cofre da terceira temporada de La Casa de Papel existe mesmo. Uma fonte oficial do Banco de Espanha revelou à revista Bloomberg que o cofre que …

O ainda jovem Júpiter "engoliu" um outro planeta gigante

Segundo um estudo publicado esta semana na revista científica Nature, uma colisão colossal entre Júpiter e um planeta ainda em formação no início do Sistema Solar, há cerca de 4,5 mil milhões de anos, pode …

Sporting 2-1 Braga | Leões agarram primeira vitória da temporada

Sporting alcançou a primeira vitória na temporada 2019/20, uma difícil recepção ao Sporting de Braga. Os “leões” entraram muito fortes no jogo, marcaram cedo, por Wendel, e em cima do intervalo por Bruno Fernandes, mas …

Na Coreia do Sul, são as mulheres que mais compram com criptomoedas

Fazer compras online com criptomoeadas é uma prática cada vez mais comum na Coreia do Sul. São as mulheres que mais frequentemente o fazem, comprando artigos como roupa, café e toalhetes. O Terra é um sistema …

Greve desconvocada. Motoristas de matérias perigosas suspendem protesto

O Sindicato Nacional dos Motoristas de Matérias Perigosas (SNMMP) anunciou hoje que decidiu desconvocar a greve que se iniciou na segunda-feira, dia 12. A decisão anunciada pelo presidente do SNMMP, Francisco São Bento, foi tomada durante …

Criança encontra dente gigante de mamute com 12 mil anos

Jackson Hepner, de 12 anos, encontrou um dente gigante de mamute lanoso enquanto passava férias com a sua família no estado norte-americano de Ohio. Foi em junho passado que a criança encontrou o dente, no condado …

Febre do lítio pede licença para chegar a Portugal

Com o potencial de ter as maiores reservas da Europa, a febre do lítio chegou a Portugal, onde se registaram duas dezenas de solicitações de prospecção este ano, embora as empresas mineiras continuem à espera …

Virgin Galactic abre as portas do primeiro aeroporto espacial do mundo

A empresa norte-americana Virgin Galactic, do bilionário Richard Branson, está a preparar o primeiro aeroporto espacial comercial do mundo, tendo revelado esta semana algumas das imagens daquelas que vão ser as instalações. O aeroporto, localizado …

A Internet está a regar esta planta há três anos

A comunidade online do Reddit tem tratado de uma planta durante três anos. Os utilizadores escolhem diariamente se a planta de ou não ser regada. Tudo começou com uma pequena brincadeira no Reddit, um dos maiores …

O pulmão de um chinês colapsou (e a culpa foi do karaoke)

O pulmão de um homem de 65 anos, na China, colapsou após ter tentado atingir uma nota alta durante uma intensa sessão de karaoke. O homem, residente em Nanchang, na província de Jiangxi, teria estado a …