Investigação na Câmara de Lisboa já abrange mandato de António Costa

11

António Cotrim / Lusa

António Costa

A investigação está agora a analisar as entradas no edifício do Departamento de Urbanismo desde 1 de março de 2015, quando António Costa ainda era Presidente da Câmara de Lisboa.

No âmbito das suspeitas que recaiem sobre os contratos da Câmara Municipal de Lisboa com a empresa do histórico socialista Joaquim Morão, o Ministério Público e a Polícia Judiciária alargaram a investigação, que já abrange o mandato de António Costa como autarca.

De acordo com o Correio da Manhã, o auto de busca da PJ ao Departamento de Urbanismo refere que a autarquia se comprometeu a dar registos de entradas no edifício entre 1 de março de 2015 e 31 de dezembro de 2017.

Costa apenas saiu da autarquia de Lisboa a 1 de Abril de 2015, para concorrer à liderança do PS, tendo Medina passado então de vice-presidente a presidente da câmara a 6 de Abril. Desta forma, a investigação já se está a estender ao mandato de António Costa.

As autoridades pretendem apurar se o primeiro contrato da autarquia com a empresa de Morão foi acordado quando Costa ainda estava na câmara, pelo que os registos das entradas podem ajudar a entender esta cronologia.

O gabinete de Costa já reagiu: “O primeiro-ministro desconhece em absoluto esse assunto, pelo que não pode comentar um assunto que desconhece.”

Recorde-se que esta investigação se foca na nomeação de Joaquim Morão para chefiar uma equipa que ia gerir os investimentos em infraestruturas da capital, tendo esta indicação acontecido quando a análise de mercado ainda não estava fechada. No total, a autarquia pagou cerca de 96 mil euros à empresa de Morão.

Fernando Medina já veio a público confirmar que a escolha de Morão para o cargo foi sua e pediu para ser ouvido pela Procuradoria-Geral da República, frisando que é sua “obrigação contribuir para o esclarecimento da situação”.

Medina afirmou ainda não se arrepender da escolha, considerando que Joaquim Morão “desempenhou um bom trabalho na cidade de Lisboa, na coordenação daquela equipa” e que “só uma equipa muito profissional foi capaz de assegurar que as obras se realizassem com o menor transtorno possível”.

Adriana Peixoto, ZAP //

11 Comments

  1. Toda a gente proxima ou nao do governo, até quem detesta o Antonio Costa está a reparar e a concluir a persiguição feita ao Governo a quem a maioria dos Portugueses deu a maioria absoluta, e agora vendo uma persiguiçao ás idades de bebés fica clara a bontade de contraiar o voto dos portugueses, o que leva á clara conjugaçao de unidade que vai da extrema Esquerda á extrema direita com a colaboraçao dos Jornais e televisoes dos diversos quadrantes abrangendo televisoes e jornais Comunistas e fascistas, uma união tao clara que se preve um resultado contrario ao ambicionado, nao supreendendo se numas proximas eleiçoes o Antonio Costa tiver uma maioria ainda mais reforçada, deve-se ter em conta que o eleitorado de hoje nao se deixa influenciar e reage contrario ao pretendido pelos espertos de á 40 anos.

    • só dois reparos, 1o a extrema direita é proibida pela Constituição, 2o António Costa foi eleito com cerca de 20% dos eleitores, 2.5 Milhões não são maioria coisa nenhuma.

      • Exacto… é a maioria dos votantes, não dos Portugueses. Embora diga-se quem não votou é cúmplice!

      • Foi eleito com a maioria dos eleitores que votaram, se nas anteriores eleiçoes foi 2,5 milhoes como diz, que eu nao sei, nao sou politico, nas proximas eleiçoes ficará muito aquem dos 2.5 milhoes, veremos o que acontecerá, a que nos leva este veneno todo da forma tao declarada, será que o Povo vai dar apreço a esta ação tao suja ? que vai confiar mais noutros que neste ?Veremos.

      • Antonio Costa quer queira ou não foi eleito pela maioria que votou, sejam 2.5 milhões ou 250 milhões isso pouco importa, o que conta são a maioria dos votantes o resto apenas é um problema de Azia e dor de Cotovelo, mas tudo isso tem uma solução (FARMAÇIA)

    • Ou seja á Pessoas que preferem ser roubadas e pagar os descalabros e corruptos que os nossos Governantes fazem mas ficarem ao lado deles na Mesma somente porque gostam deles. Por pessoas assim é que este Pais não vai a lado nenhum, e se a Abstenção é cada vez Maior deve-se a Pessoas como estes Políticos que cada vez fazem o Povo acreditar menos nos Políticos

  2. O António Costa teve a maioria dos votantes. Se os eleitores acham que não vale a pena ir votar, esse é um problema deles, mas que no meu entender, não ajuda a democracia.
    Na minha opinião o voto deveria ser obrigatório, depois cada um decidia onde votar, mesmo que esse voto fosse em branco. Agora o “pessoal” nem sequer se dá ao trabalho de ir votar, mas depois queixa-se de tudo.

    • Ai está , o Povo acha que não vale a pena ir Votar pelos sucessivos caso dos Des-Governos , logo não sabem em quem votar por causa de estes Políticos demonstrarem que é tudo a mesma Porcaria , logo preferem nem votar. Quanto a ser Obrigatório , antigamente era contra , mas conforme o senhor disse hoje em dia nem que votassem em Branco mas devia ser obrigatório, mas isso depois iria contra a constituição e Direitos e etc.O Problema é que quem legisla as Leis são os Políticos de Maneira a mais tarde lhes dar jeito no fim do Mandato

  3. Ninguém tem dúvidas, que a classe pulhitica que tem governado o país desde Abril de 74. Tem sido tudo uma cambada de oportunistas, sobre raras exceções. Investigações para quê? A justiça desde essa data foi sempre feita à medida dos ditos corruptos.

  4. Só mentiras e aldrabices. O que interessa é governarem-se. Vejam o caso mais flagrante, o de Jamila Madeira. O que interessa é o vil metal. A Comunicação Social deveria averiguar este e todos os outros. Basta de utilizarem o nosso dinheiro.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.