/

Inundações em Jacarta fazem pelo menos 23 mortos

Farhana Asnap / World Bank

Pelo menos 23 pessoas morreram e dezenas de milhares ficaram desalojadas na sequência das inundações que atingiram Jacarta, na Indonésia.

As chuvas torrenciais e a subida dos rios submergiram pelo menos 169 bairros e causaram deslizamentos de terra nos distritos de Bogor e Depok, nos arredores de Jacarta, de acordo com o porta-voz da Agência Nacional de Gestão de Desastres, Agus Wibowo.

Imagens divulgadas pela agência mostram militares e socorristas em barcos de borracha a tentar resgatar pessoas que foram forçadas a subir aos telhados das suas casas inundadas.

Mais de 31 mil pessoas foram para abrigos temporários depois de as inundações terem atingido, em algumas áreas, até 2,5 metros de altura, acrescentou o mesmo responsável.

O governador de Jacarta, Anies Baswedan, disse que as chuvas torrenciais registadas na capital e nas áreas montanhosas de Java Ocidental causaram o transbordo dos rios Ciliwung e Cisadane.

Segundo o jornal Público, as chuvas começaram na véspera do Ano Novo e prevê-se que continuem pelo menos até 7 de janeiro. A precipitação registada nos últimos dias foi de 377 milímetros em apenas 24 horas, o valor mais elevado desde 1996.

O Presidente da Indonésia, Joko Widodo, quer mudar a capital da Indonésia, transferindo-a de Jacarta, na ilha de Java, para Kalimantan, na ilha de Bornéu. O chefe de Estado explicou que, além deste local apresentar um “risco mínimo” de vir a sofrer desastres naturais, ocupa ainda uma posição “estratégica”, uma vez que está localizado “no centro da Indonésia e perto das áreas urbanas”.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.