/

A capital da Indonésia vai mesmo mudar para a ilha de Bornéu

NHD-INFO / Wikimedia

Joko Widodo, Presidente da Indonésia

O Presidente da Indonésia, Joko Widodo, anunciou esta segunda-feira que o país vai mesmo transferir a sua capital do arquipélago de Jacarta para Kalimantan, na província do Bornéu Oriental, no centro geográfico do arquipélago.

Segundo o The Jakarta Post, que avança com a notícia esta terça-feira, a decisão foi tomada depois de o Governo levar a cabo um estudo nos últimos três anos.

Widodo disse que Jacarta tem um “fardo pesado de mais” e que a mudança da capital procura um “local mais ideal” para o centro administrativo do país.

O governante explicou que além de  Kalimantan apresentar um “risco mínimo” de vir a sofrer desastres naturais, ocupa ainda uma posição “estratégica”, uma vez que está localizado “no centro da Indonésia e perto das áreas urbanas”.

Widodo disse já ter informado o Parlamento, assegurando também que o Governo pagará apenas 19% dos 32.790 milhões de dólares necessários para transferir a capital para a nova região escolhida. O montante restante será financiado por parcerias público-privadas e investidores privados, apontou.

O Presidente indonésio propôs oficialmente a transferência dos poderes públicos do país para a ilha de Bornéu em meados deste mês.

“Uma cidade capital não é apenas um símbolo de identidade nacional, mas também uma representação do progresso da nação“, disse Widodo há uma semana, sublinhando que a mudança ajudará a conquistar a “igualdade económica e a justiça”.

ZAP //

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.