Internet grátis para alunos vai ficar mais lenta se atingirem 12 GB de dados

steveonjava / Flickr

Os alunos com computadores entregues pelo Estado podem beneficiar de tráfego ilimitado de Internet durante todo o ano letivo, mas velocidade pode diminuir quando atingirem 12 GB num mês.

De acordo com uma fonte oficial do Ministério da Educação, ouvida pelo jornal Público, “os hotspots de Internet entregues aos alunos têm tráfego ilimitado” e “os contratos com as operadoras [de telecomunicações] contemplam todo o ano letivo”.

Segundo o matutino, está previsto que a velocidade da Internet possa baixar para 2 Mbps (megabits por segundo) quando for atingido um volume de 12 GB (gigabytes)​ num mesmo mês.

Segundo as minutas dos contratos que estão a ser assinados entre as escolas e os encarregados de educação, a Internet oferecida aos alunos será “ilimitada, exclusivamente em contexto educativo e com uma utilização responsável”.

Por outro lado, será “disponibilizado um pacote de 2 GB de dados por mês, para utilização livre, com possibilidade de reforço com carregamentos adicionais e emissão de fatura através das caixas Multibanco”.

A Internet será fornecida via hotspot móvel Wi-Fi, que usa rede móvel 4G e permite a ligação de um máximo de 10 dispositivos em simultâneo.

O contrato determina também que “a instalação ou cópia de programas ou aplicações informáticas (software)” nos computadores “é expressamente proibida, salvo tratando-se de instalação ou cópia de software exclusivamente para fins do processo de ensino e aprendizagem e desde que previamente fornecido e/ou autorizado pelo Ministério da Educação” ou pelo diretor do agrupamento.

Em caso de danos que “advenham de mau uso ou negligência na sua conservação”, serão os encarregados de educação que ficarão obrigados a suportar as despesas. Se os equipamentos forem roubados, deve ser “imediatamente” comunicado ao agrupamento.

A primeira fase do programa de entrega de equipamento e conectividade cofinanciado pelo Fundo Social Europeu, que consistiu na entrega de 100 mil portáteis a “alunos de estabelecimentos de ensino públicos abrangidos pela acção social escolar”, incluiu a adjudicação por ajuste direto a serviços de conectividade à NOS, Vodafone e Meo

As operadores estão responsáveis por garantir 33 mil acessos em banda larga móvel, com contratos no valor de 2,463 milhões de euros, para routers e conectividade.

Governo vai distribuir mais 15 mil computadores

O Governo vai distribuir 15 mil computadores durante a semana, para apoiar os estudantes no ensino à distância. O ministro da Educação enfatizou que as escolas são lugares seguros, e o objetivo é voltar a abrir as portas ao ensino presencial.

Ouvido no Parlamento, Tiago Brandão Rodrigues explicou que existe um problema de stock, no fornecimento dos computadores. O Governo comprou 350 mil computadores, mas apenas 200 mil já foram distribuídos.

“Encontramos 15 mil computadores no mercado e vão ser distribuídos no decorrer desta semana. São medidas importantes para que a escola à distância possa funcionar, mas o que queremos é voltar à escola”, lembrou.

Para o futuro, o Governo já prepara um investimento de 710 milhões de euros, para abrir mais de 365 centros tecnológicos especializados e requalificar os centros educativos.

Maria Campos Maria Campos, ZAP // Lusa

 

PARTILHAR

RESPONDER

"Honjok" é o nome do movimento sul-coreano que reivindica a solidão

A solidão tornou-se um tema recorrente devido à pandemia de covid-19. Na Coreia do Sul, existe um movimento chamado "honjok", que promove um estilo de vida solitário. O isolamento imposto pela pandemia de covid-19 está a …

Do subsolo sírio à nomeação ao Óscar: hospitais em tempos de guerra numa "era de impunidade"

The Cave é o nome de uma produção que esteve nomeada para o Óscar de Melhor Documentário de 2020. É também o lugar onde hospitais sírios se escondem para salvar vidas longe de bombardeamentos e …

Patrícia Mamona sagra-se campeã no triplo salto em pista coberta

Esta tarde, Patrícia Mamona tornou-se a terceira atleta portuguesa a garantir a medalha de ouro para Portugal no Campeonato da Europa em pista coberta. A portuguesa Patrícia Mamona conquistou, este domingo, a medalha de ouro na …

Dias de aulas mais longos, férias mais curtas e cinco períodos. Na Inglaterra, já se equacionam formas de recuperar o tempo perdido

Há três medidas em cima de mesa que podem vir a ser adotadas para combater os atrasos na aprendizagem dos alunos. Na Inglaterra, as escolas reabrem para aulas presenciais esta segunda-feira, mas já se pensa …

Índia abre centro de bem-estar para hóspedes abraçarem vacas e "esquecerem todos os problemas"

Animais de conforto e apoio emocional são cada vez mais populares em todo o mundo. Embora a maioria das pessoas use cães ou gatos, há também algumas escolhas mais bizarras, incluindo pavões, macacos e cobras. Os …

Abel Ferreira tentou levar jogador do Benfica para o Palmeiras

O treinador português Abel Ferreira, ao leme do comando técnico dos brasileiros do Palmeiras, pediu a contratação de Franco Cervi, que alinha pelo Benfica, mas acabou por ver a sua proposta recusada pelo jogador argentino. …

Governo aperta regras. Passageiros do Brasil ou Reino Unido têm de ter teste negativo e cumprir isolamento

Os passageiros provenientes do Brasil e do Reino Unido vão ser obrigados a apresentar um teste negativo e a cumprir 14 dias de isolamento profilático. A partir deste domingo, os passageiros provenientes do Brasil e do …

O primeiro hotel espacial mudou de nome (e deverá abrir em 2027)

Fechado em casa a sonhar com a próxima viagem? Esqueça as praias paradisíacas ou as grandes metrópoles. As férias do futuro podem vir a ser no Espaço. Tudo começou em 2019, quando a empresa californiana Gateway …

Testes rápidos esgotam na Alemanha no primeiro dia em que são postos à venda

O processo de vacinação na Alemanha continua lento. O Governo está a contar com a realização em massa de testes rápidos de antigénio para iniciar um plano de desconfinamento progressivo. As principais cadeias de supermercados …

Rio avisou autarcas que podem ser postos "para o lado" se se portarem "menos bem"

O líder do PSD diz não entender o mal-estar de alguns autarcas com o anúncio dos candidatos às eleições locais. Este sábado, no discurso de encerramento da 5.ª Academia de Formação Política para Mulheres do …