Internet grátis para alunos vai ficar mais lenta se atingirem 12 GB de dados

steveonjava / Flickr

Os alunos com computadores entregues pelo Estado podem beneficiar de tráfego ilimitado de Internet durante todo o ano letivo, mas velocidade pode diminuir quando atingirem 12 GB num mês.

De acordo com uma fonte oficial do Ministério da Educação, ouvida pelo jornal Público, “os hotspots de Internet entregues aos alunos têm tráfego ilimitado” e “os contratos com as operadoras [de telecomunicações] contemplam todo o ano letivo”.

Segundo o matutino, está previsto que a velocidade da Internet possa baixar para 2 Mbps (megabits por segundo) quando for atingido um volume de 12 GB (gigabytes)​ num mesmo mês.

Segundo as minutas dos contratos que estão a ser assinados entre as escolas e os encarregados de educação, a Internet oferecida aos alunos será “ilimitada, exclusivamente em contexto educativo e com uma utilização responsável”.

Por outro lado, será “disponibilizado um pacote de 2 GB de dados por mês, para utilização livre, com possibilidade de reforço com carregamentos adicionais e emissão de fatura através das caixas Multibanco”.

A Internet será fornecida via hotspot móvel Wi-Fi, que usa rede móvel 4G e permite a ligação de um máximo de 10 dispositivos em simultâneo.

O contrato determina também que “a instalação ou cópia de programas ou aplicações informáticas (software)” nos computadores “é expressamente proibida, salvo tratando-se de instalação ou cópia de software exclusivamente para fins do processo de ensino e aprendizagem e desde que previamente fornecido e/ou autorizado pelo Ministério da Educação” ou pelo diretor do agrupamento.

Em caso de danos que “advenham de mau uso ou negligência na sua conservação”, serão os encarregados de educação que ficarão obrigados a suportar as despesas. Se os equipamentos forem roubados, deve ser “imediatamente” comunicado ao agrupamento.

A primeira fase do programa de entrega de equipamento e conectividade cofinanciado pelo Fundo Social Europeu, que consistiu na entrega de 100 mil portáteis a “alunos de estabelecimentos de ensino públicos abrangidos pela acção social escolar”, incluiu a adjudicação por ajuste direto a serviços de conectividade à NOS, Vodafone e Meo

As operadores estão responsáveis por garantir 33 mil acessos em banda larga móvel, com contratos no valor de 2,463 milhões de euros, para routers e conectividade.

Governo vai distribuir mais 15 mil computadores

O Governo vai distribuir 15 mil computadores durante a semana, para apoiar os estudantes no ensino à distância. O ministro da Educação enfatizou que as escolas são lugares seguros, e o objetivo é voltar a abrir as portas ao ensino presencial.

Ouvido no Parlamento, Tiago Brandão Rodrigues explicou que existe um problema de stock, no fornecimento dos computadores. O Governo comprou 350 mil computadores, mas apenas 200 mil já foram distribuídos.

“Encontramos 15 mil computadores no mercado e vão ser distribuídos no decorrer desta semana. São medidas importantes para que a escola à distância possa funcionar, mas o que queremos é voltar à escola”, lembrou.

Para o futuro, o Governo já prepara um investimento de 710 milhões de euros, para abrir mais de 365 centros tecnológicos especializados e requalificar os centros educativos.

Maria Campos, ZAP // Lusa

 

PARTILHAR

RESPONDER

O sonho de Christo concretizou-se, 60 anos depois. O Arco do Triunfo foi embrulhado como um presente

Já desde o início dos anos 60 que Christo imaginava como seria cobrir o Arco do Triunfo em tecido. A sua visão foi finalmente concretizada e pode ser visitada entre 18 de Setembro e 3 …

Holanda. Ministra da Defesa renuncia devido à crise de evacuação do Afeganistão

Após a ministra das Relações Externas holandesa, Sigrid Kaag, renunciar devido ao desastre da evacuação do Afeganistão, esta sexta-feira foi a vez da ministra da Defesa, Ank Bijleveld. Segundo relatou o Guardian, acredita-se que os ministros …

Tribunal da África do Sul recusa anular pena de prisão do ex-Presidente Jacob Zuma

O mais alto tribunal da África do Sul rejeitou o pedido do ex-Presidente Jacob Zuma para anular a sua sentença de 15 meses de prisão por não comparecer a uma sessão de inquérito por corrupção. Em …

EUA. Advogado planeou o próprio assassinato para o filho receber seguro. Foi detido por fraude

Um influente advogado norte-americano, cuja esposa e um dos filhos foram assassinados, foi acusado de fraude contra uma empresa de seguros e falso testemunho por organizar o seu próprio assassinato. Segundo avançou a agência France-Presse, …

Norberto Mourão conquista bronze nos Mundiais de canoagem adaptada

Norberto Mourão já tinha conquistado o bronze nos Jogos Paralímpicos de Tóquio e junta agora mais uma medalha à colecção, desta vez nos Mundiais de canoagem adaptada. O atleta de canoagem adaptada Norberto Mourão conquistou hoje …

Caso George Floyd. Polícia condenado a 22 anos de prisão pode ver a sentença revertida

A intervenção do Supremo Tribunal do Minnesota num outro caso de violência policial para reduzir a pena de um agente pode abrir um precedente para que haja alterações na sentença de Derek Chauvin. Segundo avança a …

Futebol português contra Campeonato do Mundo de dois em dois anos

O futebol português está contra a intenção da FIFA de aumentar a periodicidade do Campeonato do Mundo, passando de quatro para de dois em dois anos, refere um comunicado conjunto divulgado hoje. O documento, assinado pela …

Governo quer proibir empresas de recorrer ao 'outsourcing' após despedimento coletivo

O Governo quer proibir as empresas que façam despedimentos coletivos de recorrerem ao 'outsourcing' (contratação externa) durante os 12 meses seguintes, disse hoje a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho. No final …

Barcelona: Cruyff afasta-se e perder com o Benfica seria "um drama"

Ronald Koeman até poderá sair mas não será Jordi Cruyff a substituir o seu compatriota. O Barcelona atravessa uma fase perturbada, já há algum tempo, mas o panorama financeiro piorou o cenário fora de campo e …

Casa Branca oferece "telefonema educativo" a Nicki Minaj para acalmar apreensões sobre a vacina

Depois de um tweet de Nicki Minaj se ter tornado viral por associar a vacina contra a covid-19 à impotência, a Casa Branca convidou a rapper para um telefonema com especialistas para esclarecerem as suas …