/

Um terço dos internados em UCI em Lisboa estava vacinado com a primeira dose

Cerca de um terço dos doentes com covid-19 internados em unidades de cuidados intensivos (UCI) na região de Lisboa e Vale do Tejo (LVT) já estava vacinado com a primeira dose quando deu entrada no hospital.

O presidente da Comissão de Acompanhamento da Resposta Nacional em Medicina Intensiva, João Gouveia, explica ao Público que isto deve-se ao facto de estas pacientes terem sido infetados pouco tempo após receberem a primeira dose da vacina.

A região concentra quase 70% do total de casos de pessoas hospitalizadas em estado crítico em Portugal.

João Gouveia pede o reforço das medidas não farmacológicas e a aceleração do processo de vacinação para evitar uma eventual nova vaga de covid-19. Há especialistas que defendem que já estamos na quarta vaga e que Lisboa é o motor.

“Apesar de ser a melhor arma, a vacinação não é a única arma e só por si não chega. É preciso acelerar o processo de vacinação e avançar com medidas para reduzir francamente a transmissão, sobretudo dentro de Lisboa”, argumenta o médico.

Lisboa contava, esta segunda-feira, com 69 pacientes internados em UCI. Os hospitais já receberam instruções para aumentarem os níveis dos seus planos de contingência e estão a reforçar as vagas em UCI para doentes com covid-19.

“O perfil dos doentes mudou com a vacinação”, realça João Gouveia. “Mais de metade dos doentes tinha menos de 55 anos. São agora francamente mais jovens e havia mesmo doentes com 25 anos e sem comorbilidades em risco de vida na semana passada”.

Lisboa terá de recuar no desconfinamento

Fernando Medina está convencido de que o município terá mesmo de dar um passo atrás no desconfinamento. O autarca salientou que os números de covid-19 têm piorado na região.

Lisboa vai ter, a partir de segunda-feira, um centro de vacinação contra a covid-19 em Alcântara que vai funcionar em regime de “atendimento livre”, sem marcação, anunciou esta terça-feira o presidente Fernando Medina.

“Vamos ter, já a partir de segunda-feira, um centro em Alcântara que vai funcionar no formato de atendimento livre para todas as pessoas que estejam nas faixas etárias abrangidas no plano de vacinação, para que se possam ir vacinar sem pré-marcação”, disse o autarca socialista no seu espaço de comentário na TVI24.

De acordo com o presidente da Câmara de Lisboa, este centro vai funcionar entre as 7h e as 21h.

Esta é uma das medidas tomadas pela autarquia lisboeta para acelerar a vacinação em Lisboa, região onde se têm registado nos últimos dias os maiores casos de infeção diários por covid-19.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.