Num cenário “pessimista”, internados podem chegar aos 7500 já na próxima sexta-feira

Caroline Blumberg / EPA

A Associação Portuguesa dos Administradores Hospitalares (APAH) traçou dois cenários tendo em conta a atual situação epidemiológica, sendo que, segundo o mais “pessimista”, o país pode ter de se confrontar com um número inédito de internados nas enfermarias e unidades de cuidados intensivos do país: 7449.

A notícia é avançada pelo jornal Público que escreve que, a confirmar-se o cenário “pessimista”, este número representa um aumento de 63% face à realidade atual. Esta sexta-feira, o boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS) reportava 4560 camas ocupadas por doentes covid-19.

“Os dados são alarmantes, como era expectável dado o volume de casos [de infeção por SARS-CoV-2] reportados”, reagiu Alexandre Lourenço, presidente da Associação Portuguesa dos Administradores Hospitalares.

Desta forma, no final da próxima semana, poderão estar em unidades de cuidados intensivos (UCI) 922 infetados, um número muito acima dos 622 desta sexta-feira.

Já o cenário “otimista” traçado pela APAH indica que, no final da próxima semana, serão necessárias cerca de 4500 camas em enfermaria e mais 700 em cuidados intensivos. O Público explica que o cenário “otimista” se baseia na redução de 2% do Rt, enquanto que o cenário “pessimista” se concentra no aumento de 2% do Rt.

Tendo em conta a atual evolução da pandemia, seriam precisos, no cenário “otimista”, mais de 10 mil profissionais de saúde pública, para fazer inquéritos epidemiológicos, realizar os primeiros contactos para vigilância ativa de suspeitos e infetados e os contactos subsequentes. Os dados da DGS indicam, lembra Alexandre Lourenço, que há cerca de 700 rastreadores.

O responsável admite que o cenário é “muito preocupante” e que na próxima semana “temos de fazer tudo para retirar dos hospitais doentes covid que não precisam de lá estar, que podem ser tratados noutras estruturas, caso não possam estar em casa”.

“Temos de fazer isto em larga escala. Usar estruturas das misericórdias, por exemplo, estruturas específicas para tratar doentes covid” e deixar nos hospitais aqueles que realmente precisam, disse Alexandre Lourenço, em declarações ao diário.

As estimativas da Associação Portuguesa dos Administradores Hospitalares foram desenvolvidas com o contributo da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna, da Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública e da Global Intelligent Technologies (Glintt).

Casos não vão baixar dos 10 mil num mês

De acordo com o semanário Expresso, os especialistas estimam que o número de novas infeções cresça nas próximas duas semanas e só depois comece a diminuir. Isto significa que, daqui a um mês, mesmo como novo confinamento, a curva epidémica deverá estar ainda acima das 10 mil infeções por dia.

“As medidas que entraram agora em vigor só se vão fazer sentir nos próximos 5 a 7 dias. Se a desaceleração do número de casos tiver uma velocidade semelhante à que se registou em março, então poderemos estar com 14 mil contágios daqui a duas semanas e muito provavelmente ainda acima de dez mil quando terminar o período de um mês de confinamento”, indicou Carlos Antunes, matemático e professor da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL).

A ocupação dos hospitais é mais difícil de prever, mas o perito ressalva que “poderá rondar os 5000 internamentos e 800 camas em cuidados intensivos”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Depois do coro de críticas, brasões da Praça do Império passam do jardim para a calçada

Os brasões florais que representam as capitais de distrito e as ex-colónias portuguesas vão mesmo ser retirados da Praça do Império, em Lisboa, mas passarão a estar representados em pedra da calçada. É a solução …

Vulcão, La Palma

Aeroporto de Las Palmas inoperacional devido à acumulação de cinzas

O aeroporto de La Palma, na Ilha de Tenerife, nas Canárias, está inoperacional por acumulação de cinzas, resultante da erupção do vulcão Cumbre Vieja, informou hoje a empresa gestora dos aeroportos e do tráfego aéreo …

Siza Vieira reforça que é "trabalho" dos Bancos discutir com os clientes o reembolso das moratórias

O ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, reforça que cabe aos Bancos "discutir com os seus clientes que têm moratórias nos sectores mais afectados" pela pandemia o reembolso das dívidas após o fim destes mecanismos …

Domingos Soares de Oliveira de saída do Benfica

Além de João Varandas Fernandes e José Eduardo Moniz, o administrador Domingos Soares de Oliveira também não vai integrar a lista de Rui Costa para as próximas eleições. Rui Costa confirmou na terça-feira que é candidato …

Depois do Bayern, Barcelona também está atento a Luis Díaz

Luis Díaz continua a somar boas exibições e clubes interessados na sua contratação. Agora fala-se do desejo do Barcelona em contratar o colombiano em janeiro. Luis Díaz atravessa um momento de forma excecional ao serviço do …

Fuse Valley, Matosinhos

Está a nascer em Matosinhos a Silicon Valley portuguesa (e até Siza Vieira está "espantado")

O "Fuse Valley" promete ser a Silicon Valley portuguesa, em Matosinhos, num empreendimento inovador da Farfetch e da Castro Group que até deixa o ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, "espantado". A abertura está prevista …

Portugal aguarda "luz verde" da EMA para avançar com terceira dose aos idosos

Portugal aguarda a autorização da Agência Europeia de Medicamentos para avançar com a administração da terceira dose da vacina contra a covid-19 a maiores de 65 anos. Com base nos resultados de dois grandes estudos científicos …

E depois de Merkel? Alemanha já sente falta da Chanceler que saiu da sombra para salvar o seu "delfim"

Angela Merkel tinha prometido ficar afastada das eleições legislativas deste domingo, na Alemanha, mas saiu da sombra para apoiar o seu "delfim", o candidato da CDU, Armin Laschet, que deverá disputar a vitória com o …

Já há refugiados afegãos a realizarem entrevistas de emprego em Portugal

Já há refugiados afegãos a realizarem entrevistas de emprego em Portugal, disse a secretária de Estado para a Integração e as Migrações, Cláudia Pereira. Em três semanas, chegaram 178 refugiados afegãos a Portugal. A secretária de …

Arranca hoje a conferência dos Trabalhistas - num clima de "guerra civil" entre Starmer e os Corbynistas

A proposta de Starmer de mudar a sistema de eleição do líder dos Trabalhistas tem suscitado muitas críticas, num partido que já estava profundamente dividido entre os membros mais conservadores e os membros leais a …