Instagram testa opção que permite ocultar ou mostrar o número de likes

O Instagram vai começar a testar uma nova opção que dá aos seus utilizadores a possibilidade de esconder os likes recebidos nas publicações.

Em 2019, a empresa começou por forçar esta mudança, aplicando-a a alguns utilizadores que, desde então, têm esta contagem oculta para outras contas que não a sua.

No entanto, agora será possível escolher ver o número de likes nas publicações dos outros e esconder o número de “gostos”. A experiência vai estender-se ao Facebook que vai testar uma estratégia semelhante na sua plataforma, escreve o Sapo.

Inicialmente, a ideia era reduzir o stress associado à publicação de conteúdo online, uma vez que muitas pessoas tendem a ficar ansiosas com a forma como os seus posts são recebidos pelos seus seguidores, sendo que a popularidade dos mesmos é medida pelo número de likes.

O problema é ainda mais evidente nos segmentos mais jovens, que chegam até a apagar posts quando estes não recebem um número suficiente de “gostos”.

Ao ocultar esta variável dos outros utilizadores e mantendo-a apenas em segredo para os autores dos posts, o Instagram teve como objetivo afastar o “efeito manada” da sua plataforma, que levava os utilizadores a gostarem de posts que já tinham muitos likes.

Contudo, algumas pessoas mostraram-se contra a mudança porque queriam continuar a perceber, através do número de likes, que conteúdo fazia parte das tendências e o que é que era popular. O argumento foi maioritariamente usado entre os influencers.

O Instagram pesou ambos os argumentos e é dessa análise que surge esta alternativa que coloca na mãos dos utilizadores a decisão de ocultar, ou não, os likes.

A nova opção vai surgir apenas em algumas contas. Para já, a rede social não adiantou quanto tempo é que vai durar o teste ou se já existem planos para tornar a funcionalidade acessível para todos.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Portugal com mais oito mortes e 865 casos de covid-19

Portugal registou, esta quinta-feira, mais oito mortes e 865 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 865 novos …

O empresário John Textor

Direcção do Benfica e John Textor em reunião

Benfica informou que houve um encontro entre o empresário e dois vice-presidentes do clube, que querem saber mais sobre as intenções do norte-americano. John Textor esteve no Estádio da Luz, nesta quinta-feira. O empresário foi recebido …

BE e PCP fazem pressão e Carlos César questiona: "Sentem-se melhor a fazer oposição ou a fazer acordos?"

O presidente do PS defendeu, esta quinta-feira, que Bloco e PCP têm de esclarecer "o que os move" nas negociações orçamentais: se preferem fazer oposição a um Governo de direita ou fazer acordos com um …

Apenas 14% das vacinas prometidas aos países mais pobres foram efetivamente entregues

Apesar das promessas deixadas por muitos dos países mais ricos e desenvolvidos, número de vacinas que chegou aos territórios é ainda muito baixo, o que pode comprometer os avanços já conseguidos. Apenas uma em sete doses …

Presidente da Coreia do Sul anuncia fracasso da colocação de satélite em órbita

O primeiro foguetão espacial fabricado pela Coreia do Sul falhou a colocação em órbita da sua carga, um satélite simulado de 1,5 toneladas, apesar de o lançamento ter tido sucesso, disse o Presidente do país. O …

Juízes recusam suspender julgamento de Ricardo Salgado

O juiz que está a julgar o ex-presidente do Banco Espírito Santo (BES), no âmbito da Operação Marquês, recusou suspender o julgamento, depois de a sua defesa ter alegado o facto de ter sido diagnosticado …

Quadro de Van Gogh, que esteve nas mãos dos nazis, vai a leilão. Deverá render 25 milhões de euros

Uma pintura de Vincent van Gogh vai ser leiloada no próximo mês, depois de mais de um século sem ser vista em público. Estima-se que o preço de venda chegue aos 25 milhões de euros. O …

Coreia do Sul lança com êxito o seu primeiro foguetão espacial

A Coreia do Sul lançou hoje o seu primeiro foguetão de fabrico próprio, segundo as imagens transmitidas pela televisão, tornando-se o décimo país do mundo com capacidade para desenvolver e lançar veículos espaciais. O veículo coreano …

"A melhor coisa que pode acontecer a Portugal era o Governo ser derrubado e desaparecer"

O presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, defendeu hoje que “a melhor coisa que podia acontecer a Portugal”, neste momento, era o executivo liderado por António Costa “ser derrubado e desaparecer”. Miguel Albuquerque afirmou …

Mulher de João Rendeiro tem mais três dias para entregar as obras em falta

O prazo para a entrega das obras acabou esta quarta-feira, mas a juíza do processo em que João Rendeiro foi condenado a dez anos de prisão efetiva deu mais três dias à mulher do ex-banqueiro. Depois …