//

Instagram testa opção que permite ocultar ou mostrar o número de likes

O Instagram vai começar a testar uma nova opção que dá aos seus utilizadores a possibilidade de esconder os likes recebidos nas publicações.

Em 2019, a empresa começou por forçar esta mudança, aplicando-a a alguns utilizadores que, desde então, têm esta contagem oculta para outras contas que não a sua.

No entanto, agora será possível escolher ver o número de likes nas publicações dos outros e esconder o número de “gostos”. A experiência vai estender-se ao Facebook que vai testar uma estratégia semelhante na sua plataforma, escreve o Sapo.

Inicialmente, a ideia era reduzir o stress associado à publicação de conteúdo online, uma vez que muitas pessoas tendem a ficar ansiosas com a forma como os seus posts são recebidos pelos seus seguidores, sendo que a popularidade dos mesmos é medida pelo número de likes.

O problema é ainda mais evidente nos segmentos mais jovens, que chegam até a apagar posts quando estes não recebem um número suficiente de “gostos”.

Ao ocultar esta variável dos outros utilizadores e mantendo-a apenas em segredo para os autores dos posts, o Instagram teve como objetivo afastar o “efeito manada” da sua plataforma, que levava os utilizadores a gostarem de posts que já tinham muitos likes.

Contudo, algumas pessoas mostraram-se contra a mudança porque queriam continuar a perceber, através do número de likes, que conteúdo fazia parte das tendências e o que é que era popular. O argumento foi maioritariamente usado entre os influencers.

O Instagram pesou ambos os argumentos e é dessa análise que surge esta alternativa que coloca na mãos dos utilizadores a decisão de ocultar, ou não, os likes.

A nova opção vai surgir apenas em algumas contas. Para já, a rede social não adiantou quanto tempo é que vai durar o teste ou se já existem planos para tornar a funcionalidade acessível para todos.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.