Instagram lança Bolt contra Snapchat

O Instagram lançou Bolt, uma nova aplicação para concorrer com o Snapchat, um dos programas para telemóvel mais bem-sucedidos dos últimos tempos.

Neste tipo de aplicação, o utilizador pode enviar fotos para a sua lista de contatos sem se preocupar com a possibilidade da imagem ficar guardada no outro telemóvel, uma vez que a imagem é auto-destruída após alguns segundos.

Muitos adolescentes adotaram o Snapchat como forma de partilhar imagens sem que elas fiquem para sempre associadas às suas contas nas redes sociais como o Facebook ou o Instagram.

O programa chegou a ser apontado por especialistas como uma das razões pelas quais o Facebook enfrenta problemas com o público mais jovem.

Concorrência

Talvez por isso, o próprio Facebook tenha lançado no mês passado um programa semelhante, o Slingshot, depois de ter tentado comprar o Snapchat no ano passado por 3 mil milhões de dólares, sem sucesso.

Agora, o Instagram (que foi comprado pelo Facebook, mas opera como uma empresa separada da rede social) faz o mesmo.

Por enquanto, o Bolt está disponível apenas em três países: Nova Zelândia, Singapura e África do Sul.

“Chegaremos a outros países em breve, mas decidimos começar por estes para ter certeza que podemos expandir os nossos mercados depois”, disse uma porta-voz do Instagram ao The Verge.

Apelo

No entanto, o lançamento discreto não impediu que o Bolt já esteja envolvido em polémica.

Uma outra empresa tem já uma aplicação com o mesmo nome, que permite fazer ligações gratuitas por meio da conexão de dados do telemóvel.

O seu presidente, Andrew Benton, fez um apelo ao concorrente Instagram: “Trabalhamos muito na nossa marca e tecnologia. Por favor, não destruam esse esforço”, refere Benton.

“Sei que vocês não se esqueceram como é difícil construir algo do nada. Não queremos uma batalha na Justiça sobre esta questão. Não é tarde demais para vocês pensarem num novo nome”.

O Instagram não se pronunicou sobre a proposta de Benton.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Um quarto da população portuguesa tem imunidade à covid-19

O Painel Serológico Longitudinal Covid-19 estima em 27% a taxa de imunidade à covid-19 para a população em Portugal. Até março, 13% da população teria sido infetada Um estudo hoje divulgado estima que 13% da população …

Pfizer admite que deverá ser necessária uma terceira dose (e ser vacinado anualmente)

O CEO da Pfizer, Albert Bourla, disse que as pessoas vão precisar “provavelmente” de uma dose de reforço da vacina contra a covid-19 12 meses após serem totalmente vacinadas. “Um cenário provável é que haja necessidade …

Ninguém quer "a batata quente" do caso Sócrates. Ivo Rosa e Carlos Alexandre com nota máxima

Os juízes Ivo Rosa e Carlos Alexandre foram avaliados com a nota máxima de "Muito Bom" pelo Conselho Superior da Magistratura em inspecções realizadas entre 2013 e 2018, ou seja, abarcando o período da investigação …

Clubes alemães atentos a Tiago Dantas depois da sua estreia como titular

A titularidade do jovem português na equipa do Bayern, no último sábado, despertou a atenção dos clubes alemães para o médio cedido pelo Benfica. Tiago Dantas, de 20 anos, fez a sua estreia como titular do …

Chega aposta em Hugo Ernano, o militar que atingiu mortalmente rapaz de 13 anos

O cabeça-de-lista do Chega para a Câmara Municipal de Odivelas vai ser o líder do núcleo local, Nuno Beirão, e o militar da Guarda Nacional Republicana (GNR) Hugo Ernano candidata-se à Assembleia Municipal. Hugo Hernano, candidato …

Taarabt reencontrou a sua boa forma, mas o Benfica quer vendê-lo

O Benfica está disposto a ouvir propostas que cheguem por Adel Taarabt, o marroquino que tem dado cartas no meio-campo das 'águias'. A caminho dos 32 anos de idade, Taarabt não vai para novo, mas tem …

Vacina russa Sputnik V pode vir a ser produzida em Sintra

O Presidente da câmara de Cascais fez de intermediário para que viesse para Portugal uma licença de produção da Sputnik V. António Costa não se opõe, mas lembra que a vacina ainda não foi aprovada …

FC Porto admite batalha legal com o Sporting devido ao caso Palhinha

Os azuis e brancos contestam a utilização de João Palhinha no jogo frente ao Benfica, a contar para a 16.ª jornada da Liga, e admitem uma batalha legal. A polémica está relacionada com a utilização …

Supremo recusa levantar arresto de bens a Rui Rangel e Fátima Galante

O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) rejeitou, esta quinta-feira, recursos dos ex-juízes, arguidos no processo "Operação Lex", que contestavam o arresto dos seus bens. No acórdão proferido, a que a agência Lusa teve acesso, o Supremo …

Portugueses a partir dos 60 anos vão ter segunda dose AstraZeneca

Após os casos de coágulos, a DGS só vai mudar o esquema vacinal aos mais jovens, sendo que a população com mais de 60 anos que tomou a vacina da Astrazeneca irá receber a segunda …