O Instagram lançou Bolt, uma nova aplicação para concorrer com o Snapchat, um dos programas para telemóvel mais bem-sucedidos dos últimos tempos.
Neste tipo de aplicação, o utilizador pode enviar fotos para a sua lista de contatos sem se preocupar com a possibilidade da imagem ficar guardada no outro telemóvel, uma vez que a imagem é auto-destruída após alguns segundos.
Muitos adolescentes adotaram o Snapchat como forma de partilhar imagens sem que elas fiquem para sempre associadas às suas contas nas redes sociais como o Facebook ou o Instagram.
O programa chegou a ser apontado por especialistas como uma das razões pelas quais o Facebook enfrenta problemas com o público mais jovem.
Concorrência
Talvez por isso, o próprio Facebook tenha lançado no mês passado um programa semelhante, o Slingshot, depois de ter tentado comprar o Snapchat no ano passado por 3 mil milhões de dólares, sem sucesso.
Agora, o Instagram (que foi comprado pelo Facebook, mas opera como uma empresa separada da rede social) faz o mesmo.
Por enquanto, o Bolt está disponível apenas em três países: Nova Zelândia, Singapura e África do Sul.
“Chegaremos a outros países em breve, mas decidimos começar por estes para ter certeza que podemos expandir os nossos mercados depois”, disse uma porta-voz do Instagram ao The Verge.
Apelo
No entanto, o lançamento discreto não impediu que o Bolt já esteja envolvido em polémica.
Uma outra empresa tem já uma aplicação com o mesmo nome, que permite fazer ligações gratuitas por meio da conexão de dados do telemóvel.
O seu presidente, Andrew Benton, fez um apelo ao concorrente Instagram: “Trabalhamos muito na nossa marca e tecnologia. Por favor, não destruam esse esforço”, refere Benton.
“Sei que vocês não se esqueceram como é difícil construir algo do nada. Não queremos uma batalha na Justiça sobre esta questão. Não é tarde demais para vocês pensarem num novo nome”.
O Instagram não se pronunicou sobre a proposta de Benton.
ZAP / BBC