Inspeção-Geral da Educação vai analisar alegados abusos no Porto e em Braga

Bobo Boom / Flickr

-

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior condenou esta sexta-feira o alegado abuso sexual ocorrido num autocarro da STCP e outro caso que envolveu uma estudante da Universidade do Minho, ambos divulgados nas redes sociais.

Em comunicado, citado pelo Expresso, a tutela afirma que as duas situações foram denunciadas à Inspeção-Geral de Educação e Ciência para serem analisadas em detalhe no “âmbito das suas funções legais”.

O ministro Manuel Heitor “repudia veementemente” os dois casos e apela à responsabilização de todos os membros do meio universitário para o “combate diário” deste tipo de práticas, optando pela “promoção e reforço de iniciativas que promovam a liberdade e emancipação dos jovens e a sua integração no ensino superior”.

“Os eventos, celebrações e festas de estudantes devem estimular oportunidades para impulsionar boas práticas de integração dos estudantes com mais cultura e não uma forma de promover a humilhação como tradição académica“, acrescenta.

Esta quinta-feira, tanto a Federação Académica do Porto (FAP) como a Universidade do Porto (UP) se colocaram à margem da situação, considerando que não lhes cabe atuar.

Num e-mail enviado ao semanário, a FAP alega que não tem “qualquer intervenção no espaço onde a situação decorre”, ou seja, um autocarro da STCP. No entanto, a empresa de transportes públicos argumenta que o serviço especial de autocarros, durante a fase da Queima das Fitas, é “fretado e pago pela FAP”, com o intuito de garantir a deslocação dos estudantes.

Por sua vez, a UP realça que “condena todo o tipo de violência ou coação física ou psicológica” mas, “neste caso concreto, não podemos tomar posição sem ter completo conhecimento, nomeadamente se são estudantes da Universidade do Porto”.

A rapariga alegadamente abusada no autocarro da STCP, durante a Queima das Fitas do Porto, já foi identificada pelas autoridades mas não apresentou qualquer queixa, o que se revela crucial para avançar com um eventual processo contra os intervenientes.

O outro caso referido pelo MP é o de uma estudante da Universidade do Minho, filmada seminua na Queima das Fitas em Braga, que já apresentou queixa na PJ.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Estoril vs Benfica | Salvio em cima do gongo

O Benfica arrancou um suado triunfo por 2-1 na visita ao Estoril Praia. A formação benfiquista marcou primeiro, foi superior no primeiro tempo, mas no segundo, os “canarinhos” deram a volta ao texto e justificaram …

Cientistas criam "tatuagem biomédica" para detetar vários tipos de cancro

Cientistas suíços desenvolveram uma "tatuagem biomédica" que escurece quando deteta mudanças no corpo que podem indicar a presença de cancro. Os investigadores do Instituto Federal de Tecnologia de Zurique (ETH), na Suíça, desenvolveram uma "tatuagem biomédica" …

Vinho tinto e frutos vermelhos podem prevenir doenças mentais

As substâncias presentes nos frutos vermelhos e no vinho tinto podem contribuir para a prevenção da depressão e doenças neurodegenerativas. Investigadores do Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde (Cintesis) descobriram que as substâncias …

Karl Lagerfeld: "Se não querem que vos baixem as calças, não sejam modelos"

O designer não ficou calado e fez declarações sobre queixas de assédio sexual na indústria do cinema e da moda à revista francesa Número Magazine. Karl Lagerfeld, designer de moda e responsável pela Fendi e Chanel, …

Descobertas acidentalmente ossadas humanas com mil anos enterradas duas vezes

Uma equipa de investigadores do Instituto Politécnico Nacional do México descobriu restos mortais de antigos indígenas que datam do ano de 1100 d.C.. Fósseis humanos com cerca de mil anos foram encontrados na praia de El …

Vem aí chuva de poeiras vindas do Norte de África

Este fim de semana, o sul de Portugal pode enfrentar uma chuva carregada de poeiras vindas do Norte de África. O IPMA explica que se trata apenas de uma deposição. Uma chuva de poeiras pode atingir …

Marcelo deverá vetar mudança de género aos 16 anos

O Presidente da República deverá vetar a lei que permite a mudança de género no registo civil aos 16 anos, por questionar não ser necessário um relatório médico. Marcelo Rebelo de Sousa deverá vetar a lei …

Nacionalidade automática para filhos de imigrantes há 2 anos em Portugal

Os filhos de imigrantes que vivam em Portugal há dois anos vão ser considerados portugueses originários, a não ser que declarem que não querem ser portugueses. Esta alteração vai "inverter a atual regra" e irá encurtar …

Eleições de 2019 com plano europeu para travar perturbações nas redes sociais

Em 2019, o objetivo central dos técnicos da "sala de situação" é proteger as infraestruturas de apoio ao processo eleitoral, nas europeias e as legislativas, ainda sem data marcada. O cenário internacional tem sido marcado pela …

PSD dá a Costa espaço para reformar o SNS sem o Bloco

O ministro-sombra da saúde de Rui Rio, Luís Filipe Pereira, está a preparar um documento estratégico sobre o SNS. O PSD pretende, assim, ir a jogo na discussão sobre o futuro do Serviço Nacional de Saúde. A …