Inspeção-Geral da Educação vai analisar alegados abusos no Porto e em Braga

Bobo Boom / Flickr

-

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior condenou esta sexta-feira o alegado abuso sexual ocorrido num autocarro da STCP e outro caso que envolveu uma estudante da Universidade do Minho, ambos divulgados nas redes sociais.

Em comunicado, citado pelo Expresso, a tutela afirma que as duas situações foram denunciadas à Inspeção-Geral de Educação e Ciência para serem analisadas em detalhe no “âmbito das suas funções legais”.

O ministro Manuel Heitor “repudia veementemente” os dois casos e apela à responsabilização de todos os membros do meio universitário para o “combate diário” deste tipo de práticas, optando pela “promoção e reforço de iniciativas que promovam a liberdade e emancipação dos jovens e a sua integração no ensino superior”.

“Os eventos, celebrações e festas de estudantes devem estimular oportunidades para impulsionar boas práticas de integração dos estudantes com mais cultura e não uma forma de promover a humilhação como tradição académica“, acrescenta.

Esta quinta-feira, tanto a Federação Académica do Porto (FAP) como a Universidade do Porto (UP) se colocaram à margem da situação, considerando que não lhes cabe atuar.

Num e-mail enviado ao semanário, a FAP alega que não tem “qualquer intervenção no espaço onde a situação decorre”, ou seja, um autocarro da STCP. No entanto, a empresa de transportes públicos argumenta que o serviço especial de autocarros, durante a fase da Queima das Fitas, é “fretado e pago pela FAP”, com o intuito de garantir a deslocação dos estudantes.

Por sua vez, a UP realça que “condena todo o tipo de violência ou coação física ou psicológica” mas, “neste caso concreto, não podemos tomar posição sem ter completo conhecimento, nomeadamente se são estudantes da Universidade do Porto”.

A rapariga alegadamente abusada no autocarro da STCP, durante a Queima das Fitas do Porto, já foi identificada pelas autoridades mas não apresentou qualquer queixa, o que se revela crucial para avançar com um eventual processo contra os intervenientes.

O outro caso referido pelo MP é o de uma estudante da Universidade do Minho, filmada seminua na Queima das Fitas em Braga, que já apresentou queixa na PJ.

ZAP //

RESPONDER

Impressão de artista de um quasar e de uma galáxia vizinha em fusão

Astrónomos detetam galáxias de crescimento rápido que podem resolver puzzle cósmico

Astrónomos descobriram um novo tipo de galáxia no início do Universo, menos de mil milhões de anos após o Big Bang, que estão a formar estrelas a um ritmo cem vezes superior ao da nossa …

-

Médico holandês usou o próprio esperma para inseminar dezenas de mulheres

Jan Karbaat, um médico que morreu em abril, com 89 anos, inseminou em segredo durante décadas dezenas de mulheres que passaram pela sua clínica de fertilidade na Holanda. Em vez de usar o esperma de doadores …

O terrorista suicida de Manchester, Salman Abedi

Polícia de Manchester revela fotografias do terrorista na noite do atentado

A polícia britânica revelou imagens de câmaras de vigilância nas quais aparece o alegado autor do atentado terrorista de Manchester, Salman Abedi, informou o jornal Manchester Evening News. Segundo a polícia, as imagens foram registadas algumas horas …

-

Juízes não vão discutir revisão "incompleta" dos Estatutos apresentada pelo Governo

O Conselho Geral da Associação Sindical dos Juízes Portugueses (ASJP) deliberou hoje "não discutir" o projeto relativo à revisão de Estatuto dos Magistrados Judiciais enviado pelo Ministério da Justiça, em virtude de aquele documento de …

-

Estado Islâmico reivindica ataque contra coptas no Egipto

O grupo extremista Estado Islâmico (EI) reivindicou este sábado o ataque registado na sexta-feira contra um autocarro que transportava cristãos coptas e que matou 29 pessoas, incluindo crianças. A Amaq, a agência de propaganda do EI, divulgou …

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un

Pyongyang acusa Seul de violar o seu espaço aéreo

A Coreia do Norte acusou este sábado a Coreia do Sul de violar o seu espaço aéreo com um aparelho não tripulado, um incidente que qualificou como uma "grave provocação militar", segundo a agência de notícias …

O primeiro-ministro, António Costa

Primeiro-ministro defende ser necessário preparar já o quadro comunitário pós-2020

O primeiro-ministro, António Costa, defendeu este sábado que tem de começar já a ser preparado o quadro comunitário pós-2020, considerando que esse poderá ser uma oportunidade para intervenções rodoviárias que ficaram por fazer. “O pós-2020 é …

Airlander 10, o "Rabo Voador"

A maior aeronave do mundo faz terceiro voo bem sucedido

O Airlander 10, a maior aeronave do mundo, conseguiu completar o seu terceiro voo bem sucedido. Apelidado de “rabo voador”, o híbrido de avião e dirigível ficou no ar durante cerca de 180 minutos nesta …

Will Smith no leilão da Fundação AmFAR onde o filho do Presidente angolano arrematou relógio por 500 mil euros.

Filho do Presidente angolano compra relógio de 500 mil euros (e até Will Smith fica chocado)

Eduane Danilo Lemos dos Santos, o filho de 25 anos do Presidente de Angola, está a dar que falar depois de ter comprado um relógio, por 500 mil euros, num leilão de caridade em Cannes, …

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump

Casa Branca quer submeter tweets de Trump a revisão prévia

A Casa Branca estuda colocar nas mãos de advogados a supervisão prévia das controversas mensagens que o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, publica na sua conta de Twitter habitualmente, informou na sexta-feira o The …