Inspeção-Geral da Educação vai analisar alegados abusos no Porto e em Braga

Bobo Boom / Flickr

-

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior condenou esta sexta-feira o alegado abuso sexual ocorrido num autocarro da STCP e outro caso que envolveu uma estudante da Universidade do Minho, ambos divulgados nas redes sociais.

Em comunicado, citado pelo Expresso, a tutela afirma que as duas situações foram denunciadas à Inspeção-Geral de Educação e Ciência para serem analisadas em detalhe no “âmbito das suas funções legais”.

O ministro Manuel Heitor “repudia veementemente” os dois casos e apela à responsabilização de todos os membros do meio universitário para o “combate diário” deste tipo de práticas, optando pela “promoção e reforço de iniciativas que promovam a liberdade e emancipação dos jovens e a sua integração no ensino superior”.

“Os eventos, celebrações e festas de estudantes devem estimular oportunidades para impulsionar boas práticas de integração dos estudantes com mais cultura e não uma forma de promover a humilhação como tradição académica“, acrescenta.

Esta quinta-feira, tanto a Federação Académica do Porto (FAP) como a Universidade do Porto (UP) se colocaram à margem da situação, considerando que não lhes cabe atuar.

Num e-mail enviado ao semanário, a FAP alega que não tem “qualquer intervenção no espaço onde a situação decorre”, ou seja, um autocarro da STCP. No entanto, a empresa de transportes públicos argumenta que o serviço especial de autocarros, durante a fase da Queima das Fitas, é “fretado e pago pela FAP”, com o intuito de garantir a deslocação dos estudantes.

Por sua vez, a UP realça que “condena todo o tipo de violência ou coação física ou psicológica” mas, “neste caso concreto, não podemos tomar posição sem ter completo conhecimento, nomeadamente se são estudantes da Universidade do Porto”.

A rapariga alegadamente abusada no autocarro da STCP, durante a Queima das Fitas do Porto, já foi identificada pelas autoridades mas não apresentou qualquer queixa, o que se revela crucial para avançar com um eventual processo contra os intervenientes.

O outro caso referido pelo MP é o de uma estudante da Universidade do Minho, filmada seminua na Queima das Fitas em Braga, que já apresentou queixa na PJ.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Rio alerta para "claro divórcio entre a sociedade portuguesa e os partidos políticos"

O presidente do PSD, Rui Rio, disse ontem, em Paredes, no distrito do Porto, haver "um divórcio entre a sociedade e os partidos", defendendo que só uma maior "abertura" das estruturas às "pessoas" pode inverter …

Megaoperação de combate à pedofilia detém mais de 30 pessoas

Mais de 30 pessoas foram detidas em onze países no âmbito de uma megaoperação de combate à pornografia infantil realizada pela Europol e pela polícia nacional de Espanha, país onde foram presos mais de metade …

Grandes hotéis acusados de ignorar tráfico sexual. Queixa em grupo relata casos de 13 mulheres

Uma ação judicial deu entrada segunda-feira em Columbus, Ohio, nos Estados Unidos (EUA), com vários grandes grupos hoteleiros a serem acusados de lucrar com o tráfico sexual, ignorando os crimes e os danos nas vítimas. Segundo …

Líder da Birmânia, Suu Kyi, vai a Haia defender o país de acusação de genocídio

A líder birmanesa Aung San Suu Kyi decidiu comparecer perante o Tribunal Internacional de Justiça (TIJ) para defender o seu país da acusação de genocídio contra a minoria muçulmana rohingya, durante uma audiência de três …

Impeachment. Democratas preparam-se para avançar com duas acusações formais contra Trump

Os democratas estarão a planear apresentar esta terça-feira dois artigos de impeachment que acusam Donald Trump de abuso de poder e obstrução do Congresso. De acordo com o jornal norte-americano The New York Times, o Comité …

Esquema de venda de droga na darkweb. Fortuna em bitcoins fica nas mãos do Estado

Pedro e Rita vendiam droga para todo o mundo na darkweb. Agora, a fortuna em bitcoins acabou por ficar nas mãos do Estado. Pedro, um engenheiro informático, e Rita, uma web designer, montaram um esquema para …

CDS e PAN querem regime protetor do denunciante no combate à corrupção

CDS e PAN vão apresentar propostas no combate à corrupção que tem sido discutido desde segunda-feira. Os partidos querem um regime protetor do denunciante. Numa iniciativa de combate à corrupção, o CDS e o PAN vão …

Morreu Marie Fredriksson, vocalista dos Roxette

A cantora sueca Marie Fredriksson, dos Roxette, morreu segunda-feira aos 61 anos, anunciou esta terça-feira a sua manager em comunicado. Marie Fredriksson, vocalista e co-fundadora da banda Roxette, faleceu esta segunda-feira, aos 61 anos. A morte …

Taxa de sucesso no ensino profissional atinge os 63%. É o valor mais alto de sempre

No ano letivo de 2017/2018, 63% dos alunos inscritos no ensino profissional concluíram os seus cursos no tempo previsto, mais dez pontos percentuais do que quatro anos antes, avança o jornal Público. De acordo com um …

Regra para filhos de pais separados em casas alternadas divide partidos

A lei já prevê que os filhos de pais separados possam ficar em residência alternada se o tribunal assim o decidir. Porém, as regras não são claras e vai ser discutida a melhor forma de …