/

InSight da NASA prepara-se para ouvir a “pulsação” de Marte

NASA/JPL-Caltech

A NASA publicou esta semana imagens do sismómetro da sonda espacial InSight, que se prepara para ouvir a “pulsação” do solo marciano. 

A agência espacial norte-americana descreve regularmente através da sua conta no Twitter como está a decorrer a missão da sua sonda no Planeta Vermelho, mostrando detalhadamente quase todos os passos da InSight.

O “sismógrafo foi colocado no nível mais baixo para obter uma melhor conexão com Marte.” Sinais fracos são mais fáceis de ouvir se mantivermos o ouvido perto do chão“, pode ler-se na rede social da missão.

Anteriormente, a NASA divulgou imagens de outros avanços do aparelho espacial. Em particular, no dia passado dia 5 janeiro foi revelado que a sonda implantou a primeira ferramenta externa na superfície de Marte, um sismómetro, conseguindo deixá-lo no local para avançar com outras etapas de sua missão. “A colocação do sismómetro no chão, e em segurança, é um grande presente de Natal”, disse, na época, um cientista da NASA.

No dia 26 de novembro, a sonda InSight atingiu finalmente atingiu a superfície de Marte e enviou à Terra as primeiras imagens tiradas no Planeta Vermelho.

A sonda aterrou em Marte ao fim de uma viagem de seis meses e meio, depois de ter sido lançada para o espaço a 5 de maio deste ano. O “lander” InSight representa o regresso das sondas à superfície de Marte depois de um interregno de seis anos, desde que a sonda Curiosity chegou à superfície do planeta em 2012.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.