InSight da NASA prepara-se para ouvir a “pulsação” de Marte

NASA/JPL-Caltech

A NASA publicou esta semana imagens do sismómetro da sonda espacial InSight, que se prepara para ouvir a “pulsação” do solo marciano. 

A agência espacial norte-americana descreve regularmente através da sua conta no Twitter como está a decorrer a missão da sua sonda no Planeta Vermelho, mostrando detalhadamente quase todos os passos da InSight.

O “sismógrafo foi colocado no nível mais baixo para obter uma melhor conexão com Marte.” Sinais fracos são mais fáceis de ouvir se mantivermos o ouvido perto do chão“, pode ler-se na rede social da missão.

Anteriormente, a NASA divulgou imagens de outros avanços do aparelho espacial. Em particular, no dia passado dia 5 janeiro foi revelado que a sonda implantou a primeira ferramenta externa na superfície de Marte, um sismómetro, conseguindo deixá-lo no local para avançar com outras etapas de sua missão. “A colocação do sismómetro no chão, e em segurança, é um grande presente de Natal”, disse, na época, um cientista da NASA.

No dia 26 de novembro, a sonda InSight atingiu finalmente atingiu a superfície de Marte e enviou à Terra as primeiras imagens tiradas no Planeta Vermelho.

A sonda aterrou em Marte ao fim de uma viagem de seis meses e meio, depois de ter sido lançada para o espaço a 5 de maio deste ano. O “lander” InSight representa o regresso das sondas à superfície de Marte depois de um interregno de seis anos, desde que a sonda Curiosity chegou à superfície do planeta em 2012.

PARTILHAR

RESPONDER

Proposta finlandesa. Costa pede "grande frente nacional" contra corte nos fundos europeus

António Costa apelou a uma “grande frente nacional” contra a proposta finlandesa de orçamento europeu que corta mais fundos comunitários para Portugal. No debate quinzenal na Assembleia da República, António Costa pediu unanimidade parlamentar em relação …

Deputados únicos vão ter direito a cinco declarações políticas por sessão legislativa

O grupo de trabalho que está a rever o regimento do parlamento já chegou a um princípio de consenso para que os deputados únicos tenham direito a fazer cinco declarações por sessão legislativa. Pedro Delgado Alves, …

Caso do bebé sem rosto. Rodrigo não tem parte do cérebro

Rodrigo, o bebé que nasceu com malformações graves a 7 de outubro no Hospital de Setúbal, não tem parte do cérebro, de acordo com o Correio da Manhã. Segundo escreve esta terça-feira o matutino, o bebé, …

IKEA desenvolve linha inspirada nos desafios de viver em Marte

A Estação de Pesquisa do Deserto de Marte (MDRS) é um habitat marciano simulado em Utah, nos Estados Unidos (EUA), propriedade da Mars Society. Trata-se de uma instalação de pesquisa na qual os cientistas vivem …

"Boas notícias" na Saúde. Costa promete mexidas nas taxas moderadoras já no Orçamento

No conselho de ministros desta quarta-feira, o Governo vai aprovar um plano de investimentos plurianuais no SNS, para a contratação de recursos humanos e aquisição de equipamentos. O primeiro-ministro, António Costa, prometeu aumentar o investimento na …

AMA deixa a porta aberta para russos competirem como atletas neutros

A Agência Mundial Antidopagem (AMA) considerou esta segunda-feira que dificilmente o Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) anulará os quatro anos fora das competições internacionais com que sancionou a Rússia, devido a questões relacionadas com doping. A …

Portugal na pior posição de sempre no Índice de Desempenho das Alterações Climáticas

Portugal caiu oito lugares no Índice de Desempenho das Alterações Climáticas (CCPI), com o desempenho do país a descer em quase todas as categorias, segundo o "Índice 2020" divulgado esta terça-feira. Com a pior posição de …

Costa pede a Bruxelas que IVA da luz possa variar com consumo

O primeiro-ministro enviou, esta terça-feira, uma carta à presidente da Comissão Europeia solicitando a alteração de critérios do IVA da energia para permitir a variação da taxa "em função dos diferentes escalões de consumo". No debate …

Uma ode aos sem-abrigo. Banksy presenteia Birmingham com uma nova obra de arte

Desta vez, Banksy deixou a sua marca na cidade britânica de Birmingham. A nova obra de arte, composta por duas renas, é uma ode aos sem-abrigo e à solidariedade da cidade britânica. Numa parede da cidade …

Morreu o ator José Lopes. Amigos fazem apelo para pagar o funeral

Morreu o ator José Lopes, aos 61 anos. A notícia está a ser avançada por vários amigos e familiares através das redes sociais. O ator José Lopes, de 61 anos, terá sido encontrado dias depois de …