Iniciativa Liberal “recusa liminarmente” proposta para confinar população cigana

António Cotrim / Lusa

João Cotrim Figueiredo, Iniciativa Liberal

A Iniciativa Liberal recusou “liminarmente” participar na proposta do Chega para confinamento específico da população cigana devido à pandemia.

O partido de Cotrim Figueiredo considera que o verdadeiro objetivo deste desafio de André Ventura aos outros partidos “é o de obter vantagens eleitorais“.

Numa carta, a que a Lusa teve acesso, assinada pelo deputado único da Iniciativa Liberal, os liberais respondem ao também deputado único do Chega, André Ventura, que propôs ao PSD, CDS e Iniciativa Liberal que apresentassem uma iniciativa conjunta para traçar um “plano específico para as comunidades ciganas em matéria de saúde e segurança”.

“O facto de a questão ter sido colocada da forma que foi e dirigida apenas aos partidos da área não-socialista, leva a Iniciativa Liberal a concluir que o verdadeiro objetivo do desafio é o de obter vantagens eleitorais à custa destes partidos e não o de combater as forças socialistas e estatizantes no parlamento”, acusou.

Em relação “ao fundo da questão”, a Iniciativa Liberal “recusa liminarmente participar na definição de um ‘plano específico para as comunidades ciganas em matéria de saúde e segurança'”.

“Percebemos pela forma como foi publicamente anunciada que a designação utilizada na carta se traduz num ‘plano de confinamento’, o que nos remete para momentos da história que a todos devem unir na recusa. Quem conhece os nossos princípios entenderá facilmente os motivos desta nossa rejeição, mas, para que não haja quaisquer equívocos, convirá repeti-los”, justifica.

Para os liberais, “cada pessoa é individualmente responsável pelos seus atos” e, por isso, o partido não vê “grupos, e muito menos etnias”, quando discute “legislação que se aplica a todos os portugueses”.

“A Iniciativa Liberal aspira a criar uma sociedade em que cada pessoa se sinta livre de aproveitar as oportunidades que deverão estar disponíveis para todos, responsabilizando-se individualmente pelas suas opções. Uma sociedade de pessoas capazes de aproveitar as oportunidades, e não de pessoas oportunistas”, afirma.

João Cotrim Figueiredo começa a sua resposta por estranhar o facto de os liberais terem sido “desafiados publicamente e só posteriormente, por carta, a tomar posição numa matéria que nunca tinha sido abordada pessoalmente”, apesar de ocuparem “gabinetes no mesmo corredor do parlamento”.

Na quarta-feira, Ventura garantiu que “não voltará atrás” na proposta para um plano específico de “abordagem e confinamento” para as comunidades ciganas, e que apresentará essa iniciativa mesmo sem apoio de outros partidos.

Questionado sobre o que fará se não tiver o apoio das outras forças políticas, André Ventura respondeu que “vai avançar com esta proposta sozinho“.

No debate quinzenal, um dia depois, Catarina Martins disse ao deputado do Chega que “as ideias racistas” como o confinamento de ciganos “hão de ir parar ao caixote de lixo de onde nunca deviam ter saído”.

Depois, foi a vez do primeiro-ministro, António Costa, que salientou que “não há nenhum problema” com a comunidade cigana e criticou o deputado André Ventura, que “foi de trivela” e levou “um baile do Quaresma”, em referência à resposta do jogador.

Várias associações e figuras públicas, incluindo Francisco Louçã, Ana Gomes e Ricardo Quaresma, subscreveram um abaixo-assinado a repudiar as declarações do deputado do Chega sobre a comunidade cigana.

Através de uma publicação na sua conta oficial da rede social Facebook o futebolista Ricardo Quaresma criticou que “o populismo racista do André Ventura apenas serve para virar homens contra homens em nome de uma ambição pelo poder, que a história já provou ser um caminho de perdição para a humanidade”.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Independentemente das diferenças de caminhos a Iniciativa Liberal mostra aqui a diferença entre uma pessoa civilizada e respeitadora dos princípios que sustentam a compreensão dos seres vivos e um aborto que é o Ventura.

    • A Iniciativa Liberal passo-a-passo revela-se uma lufada de ar fresco ao centro-direita de matriz moderada e libertária. Ao continuarem assim, ao CDS-PP somente resta definhar e extinguir-se.

RESPONDER

Federer acusado de manobrar a tabela ATP

Contas da associação de tenistas foram alteradas por causa do coronavírus. Roger Federer está no quinto lugar mas só disputou um torneio ao longo de 2020. Em ano anormal, contas anormais: a tabela oficial da Associação …

Astrónomo do Instituto SETI garante que vamos encontrar extraterrestres até 2036

Seth Shostak, astrónomo e astrofísico do Instituto SETI (Search for Extraterrestrial Intelligence) está convencido de que os humanos vão encontrar uma civilização extraterrestre inteligente até 2036. “O SETI duplica a velocidade aproximadamente a cada dois anos …

Mais leve e elegante. Assim é a nova e-bike que vai chegar às ruas da Europa

A startup Urban Cycles Oy, com sede em Helsínquia, demarcou uma espécie de lacuna no mercado europeu de bicicletas elétricas e por isso quis preenchê-la. O objetivo era produzir uma bicicleta elegante e mais leve. Um …

Incêndio reduz a maior ilha de areia do mundo a metade. É Património da Humanidade

Quase metade de Fraser, a maior ilha de areia do mundo, que se situa no nordeste da Austrália e foi classificada como Património da Humanidade pela UNESCO, foi destruída por um incêndio florestal. O incêndio queimou …

"Toca de bruxaria" permaneceu até agora numa casa do século XVI. Encontrados crânios de cavalo e veneno

Uma casa cheia de objetos ocultos foi recentemente alvo de grande interesse. O espaço estava localizado dentro de numa casa do século XVI no País de Gales, e encontrava-se repleto de objetos ocultos, incluindo crânios …

Em 1843, o primeiro cartão de Natal foi considerado "escandaloso" (agora vai ser leiloado pela Christie)

Um exemplar do primeiro cartão de Natal impresso comercialmente, em 1843, que retratava uma cena da era vitoriana que escandalizou a população, vai ser posto à venda esta sexta-feira e é considerado um item raríssimo. Este …

Marcelo quer alívio de restrições no Natal sem pôr em xeque janeiro

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou esta sexta-feira esperar que a "possível exceção" no Natal ao quadro de restrições para conter a covid-19 "seja bem entendida e bem vivida" e não provoque …

Bill Gates diz que o mundo estará de volta à normalidade já na primavera de 2021

Bill Gates, que desde 2015 tinha vindo a lançar alguns alertas sobre uma possível pandemia, deixou agora uma mensagem de esperança ao dizer que acredita que os EUA irão voltar ao normal na primavera de …

Mais um passo na hegemonia. China constrói aldeia nos Himalaias, em zona também disputada pela Índia e pelo Butão

Novas imagens de satélite mostram que a China construiu uma aldeia nos Himalaias, ao longo de uma fronteira que também é disputada pela Índia e pelo Butão, e que foi palco de um impasse agressivo …

João Félix eleito jogador do mês da liga espanhola. Ronaldo vence prémio em Itália

O português João Félix, do Atlético de Madrid, foi eleito o melhor jogador da Liga espanhola de futebol do mês de novembro. O luso revelou-se uma peça fundamental durante todo o mês e ajudou a equipa …