Infetados que furem quarentena arriscam prisão preventiva

António Cotrim / Lusa

Em Portugal, o crime de propagação de doença tem uma moldura penal que pode ir até oito anos de prisão, admitindo ainda medidas de coação privativas da liberdade, como é o caso da prisão preventiva.

Assim, aqueles que furem a quarentena obrigatória e sejam acusados de propagação de doença arriscam ficar em prisão preventiva, tal como escreve o Jornal de Notícias.

Contudo, os portugueses infetados que têm violado as medidas de confinamento obrigatórias decretadas pelo Governo e pelas autoridades de saúde têm sido acusados de um crime de desobediência, que tem uma moldura penal menor e não prevê prisão preventiva, frisa o mesmo diário esta segunda-feira.

Mesmo no caso de pessoas infetadas com o novo coronavírus (covid-19), os casos de violação de quarentena têm sido tratados como crime de desobediência, crime para o qual o Código Penal prevê pena de prisão até um ano, ou de pena de multa até 120 dias, não admitindo prisão preventiva ou domiciliária.

O JN recorda o caso do emigrante de Fafe, no distrito de Braga, que violou de forma repetida o confinamento mesmo depois de ser detido e libertado pelas autoridades. Poderia ter ficado em prisão prevenida, mas terá enfrentado apenas o crime de desobediência.

Ouvido pelo diário, o presidente do Conselho Regional do Porto da Ordem dos Advogados, Paulo Pimenta, considera que é altura do Ministério Público apertar nas medidas. “O crime de desobediência não tem capacidade para responder aos problemas atuais“, diz, sustentando que os procuradores devem virar-se para o crime de propagação de doença.

“À medida que os dias vão passando, os riscos de violação do confinamento são cada vez maiores (…) as autoridades têm de se mostrar firmes”, remata.

A PSP e a GNR detiveram até esta terça-feira 33 pessoas pelo crime de desobediência desde 03 de abril, totalizando 141 as detenções feitas desde o início do estado de emergência, indicou hoje o Ministério da Administração Interna (MAI).

O MAI refere que, entre as 00:00 de 3 de abril e as 17:00 desta terça-feira, foram detidas 33 pessoas por crime de desobediência, designadamente por violação da obrigação de confinamento obrigatório e por outras situações de desobediência ou resistência.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Ex-SCUT com descontos para passageiros frequentes e transporte de passageiros

Os passageiros particulares frequentes e os veículos de transporte de passageiros vão ter descontos na passagem pelas portagens das antigas SCUT a partir de 1 de janeiro, anunciou esta quinta-feira o Governo. De acordo com a …

Situação "muito grave" leva a uma nova corrida ao papel higiénico na Alemanha

A Alemanha atingiu esta quinta-feira um novo máximo diário, com mais de 11 mil casos em apenas 24 horas. A nova vaga de infeções está a levar os alemães a um novo açambarcamento de papel …

Taça: todos os "grandes" defrontam equipas do terceiro escalão

FC Porto, Benfica e Sporting vão jogar em casa de formações do Campeonato de Portugal. Sporting de Braga estará na Trofa. Decorreu nesta quinta-feira o sorteio da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, a …

DGS vai comprar mais de 100.000 frascos de Remdesivir até março de 2021

A Direção-Geral da Saúde vai adquirir entre este mês e março de 2021 mais de 100.000 frascos do medicamento antiviral remdesivir, com a designação comercial Veklury, para tratamento de doentes com covid-19. A decisão foi tomada …

Utilizadores do PayPal vão poder usar criptomoeda para pagar a mais de 26 milhões de comerciantes

O PayPal anunciou que vai investir no mercado das criptomoedas, lançando um novo serviço que permitirá aos utilizadores da plataforma nos Estados Unidos comprar, guardar e vender moeda digital, já a partir de 2021. De acordo …

Escavações revelam sepulcro do final da Idade do Bronze em Oliveira de Frades

Escavações arqueológicas realizadas recentemente revelaram a existência de um sepulcro do final da Idade do Bronze na Cumeeira, junto à zona industrial de Oliveira de Frades, anunciou esta quinta-feira a autarquia. "Este sítio arqueológico era já …

Farmacêutica Purdue aceita declarar-se culpada em processo sobre analgésico opiáceo

A farmacêutica Purdue concordou em declarar-se culpada pela promoção agressiva do analgésico opiáceo OxyContin. O acordo foi anunciado pelo ministério da Justiça norte-americano e está avaliado em cerca de 8,3 mil milhões de dólares. A farmacêutica …

Norte pode ultrapassar os 2.000 casos diários esta semana e os 4.000 na próxima

As novas infeções pelo novo coronavírus SARS-CoV-2 podem ultrapassar esta semana a "barreira dos dois mil casos" na região Norte, alertaram especialistas esta quinta-feira, afirmando que o atual índice de transmissibilidade (o designado RT) "permite …

Uber quer comprar Free Now. Empresa norte-americana ofereceu mais de mil milhões

A Uber quer comprar a Free Now, o antigo MyTaxi, tendo oferecido mais de mil milhões de euros à BMW e Daimler para assumir o controlo da empresa. Segundo noticiou o Cinco Días, a imprensa alemã avançou …

Portugal ultrapassa barreira dos 3.000 casos diários. Quase 2.000 no Norte

Portugal regista esta quinta-feira 3.274 novos casos de infeção com o novo coronavírus, o valor diário mais elevado desde o início da pandemia, e mais 16 mortes relacionadas com a covid-19, segundo o boletim epidemiológico …