Infetados que furem quarentena arriscam prisão preventiva

António Cotrim / Lusa

Em Portugal, o crime de propagação de doença tem uma moldura penal que pode ir até oito anos de prisão, admitindo ainda medidas de coação privativas da liberdade, como é o caso da prisão preventiva.

Assim, aqueles que furem a quarentena obrigatória e sejam acusados de propagação de doença arriscam ficar em prisão preventiva, tal como escreve o Jornal de Notícias.

Contudo, os portugueses infetados que têm violado as medidas de confinamento obrigatórias decretadas pelo Governo e pelas autoridades de saúde têm sido acusados de um crime de desobediência, que tem uma moldura penal menor e não prevê prisão preventiva, frisa o mesmo diário esta segunda-feira.

Mesmo no caso de pessoas infetadas com o novo coronavírus (covid-19), os casos de violação de quarentena têm sido tratados como crime de desobediência, crime para o qual o Código Penal prevê pena de prisão até um ano, ou de pena de multa até 120 dias, não admitindo prisão preventiva ou domiciliária.

O JN recorda o caso do emigrante de Fafe, no distrito de Braga, que violou de forma repetida o confinamento mesmo depois de ser detido e libertado pelas autoridades. Poderia ter ficado em prisão prevenida, mas terá enfrentado apenas o crime de desobediência.

Ouvido pelo diário, o presidente do Conselho Regional do Porto da Ordem dos Advogados, Paulo Pimenta, considera que é altura do Ministério Público apertar nas medidas. “O crime de desobediência não tem capacidade para responder aos problemas atuais“, diz, sustentando que os procuradores devem virar-se para o crime de propagação de doença.

“À medida que os dias vão passando, os riscos de violação do confinamento são cada vez maiores (…) as autoridades têm de se mostrar firmes”, remata.

A PSP e a GNR detiveram até esta terça-feira 33 pessoas pelo crime de desobediência desde 03 de abril, totalizando 141 as detenções feitas desde o início do estado de emergência, indicou hoje o Ministério da Administração Interna (MAI).

O MAI refere que, entre as 00:00 de 3 de abril e as 17:00 desta terça-feira, foram detidas 33 pessoas por crime de desobediência, designadamente por violação da obrigação de confinamento obrigatório e por outras situações de desobediência ou resistência.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Pinto da Costa recandidata-se a "pensar nas dificuldades do presente"

Pinto da Costa admitiu, este domingo, no lançamento do site oficial da recandidatura à presidência do FC Porto, que vai a eleições "a pensar nas dificuldades tremendas do presente". No site oficial da sua candidatura, Pinto …

Abraços e apertos de mão. Bolsonaro junta-se a manifestação sem distanciamento social

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, participou, este domingo, em mais uma manifestação sem respeitar as regras de distanciamento social. A manifestação decorrer na Praça dos Três Poderes, em Brasília. De acordo com o jornal Público, …

"Relativamente rápido". Centeno acredita que países europeus vão recuperar da crise até ao fim de 2022

O ministro das Finanças português e presidente do Eurogrupo, Mário Centeno, acredita que a União Europeia vai conseguir ultrapassar a crise económica provocada pela pandemia de covid-19 de forma "relativamente rápida". Em entrevista ao jornal alemão …

Florentino congelado e Jota (e mais dois) na porta de saída. Mercado já mexe na Luz

Apesar da pandemia, que paralisou quase todas as competições europeias e que deverá atrasar a janela de transferência no futebol, o mercado já mexe na Luz. A imprensa desportiva dá conta nesta segunda-feira que Florentino …

Cova da Piedade abandona direção da Liga e convida Proença a demitir-se

O Cova da Piedade juntou-se ao Benfica na decisão de abandonar a direção da Liga de clubes e convidou Pedro Proença a demitir-se da presidência do organismo. Em comunicado, o Cova da Piedade justifica a decisão …

Milhares foram a banhos este domingo. Só nas praias da Caparica estiveram mais de 180 mil pessoas

As elevadas temperaturas que se fizeram sentir neste domingo levaram milhares de portugueses à praias. Só na Costa da Caparica, no concelho de Almada, mais de 180 mil pessoas foram a banhos. Entre as 9 e …

"Há outras prioridades". Ana Gomes está a refletir sem "pressa" sobre eventual candidatura a Belém

No espaço de comentário da SIC Notícias, a ex-eurodeputada Ana Gomes disse que ainda está a "refletir" sobre uma eventual candidatura à Presidência da República. Ana Gomes ainda não tomou uma decisão sobre uma possível candidatura …

Há quatro distritos sem meios aéreos de combate a incêndios. PSD denuncia "grave violação do planeamento"

O PSD denuncia a falta de, pelo menos, oito helicópteros ligeiros e de todas as aeronaves de coordenação previstas no Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais. Este domingo, o PSD questionou o Governo relativamente ao …

Desemprego sobe 52% entre jovens até aos 24 anos

O desemprego entre os jovens até aos 24 anos disparou à boleia da pandemia de covid-19, que já fez mais de 1.300 vítimas mortais em Portugal. De acordo com o Jornal de Notícias, que avança …

Orçamento Retificativo: entre um cocktail de propostas e os apoios que Costa prefere segurar

António Costa decidiu ouvir todos os partidos com assento parlamentar antes de desenhar o esboço final do Orçamento Retificativo. Os encontros decorrem entre segunda e terça-feira. O primeiro-ministro recebe, entre hoje a amanhã, todos os partidos …