Infarmed preocupado com “uso generalizado” de testes serológicos

Mahmoud Khaled / EPA

O Infarmed alerta que o resultado da presença de anticorpos nos testes serológicos pode provocar uma “falsa sensação de segurança”.

O Infarmed está preocupado com a “disseminação na comercialização” dos testes serológicos rápidos e alerta para a “falsa sensação de segurança” que um resultado de presença de anticorpos pode dar às pessoas.

A autoridade nacional do medicamento tem registo de mais de 50 marcas de testes serológicos rápidos e de uma dezenas destes testes automatizados. Estes testes permitem detetar a presença de anticorpos contra o novo coronavírus. Os preços dos primeiros variam entre os 25 e os 50 euros, e os segundos, que só podem ser feitos em laboratório, custam entre 78 e 86 euros.

De acordo com a edição desta segunda-feira do jornal Público, o facto de existir este registo não significa que haja uma “autorização ou validação por parte do Infarmed”.

O regulador está preocupado com os testes rápidos, não só “dada a disseminação na sua comercialização”, mas porque são “muitas vezes” disponibilizados de forma incorreta “a leigos”, tendo em conta a sua fácil utilização.

“Existe ainda o risco de as pessoas, face a um resultado de anticorpos positivos, ficarem com uma falsa sensação de segurança e adotarem comportamentos de risco”, alerta ainda o Infarmed.

O regulador aponta ainda que o uso generalizado destes testes numa população como a de Portugal, cuja “taxa de infeção esperada” é baixa, é “indesejável porque irá aumentar o número de casos falsos positivos [em que houve contacto com o novo coronavírus]”.

“Estes testes devem ser usados com parcimónia e em condições controladas. Estar a fazê-los de uma forma desorganizada, não pensada em termos de grupo, de comunidade, não faz sentido”, defendeu Henrique Barros, presidente do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP).

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Football Leaks. PGR e FPF só souberam de ataques informáticos pela PJ

A Procuradoria Geral da República (PGR) e a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) só souberam que tinham sido alvo de ataques informáticos através da Polícia Judiciária (PJ), revelou esta quinta-feira o inspetor José Amador no …

Governo prolonga prazo das moratórias até setembro de 2021. Portugal em contingência até 14 de outubro

O Conselho de Ministros decidiu prorrogar, esta quinta-feira, a vigência da situação de contingência em Portugal continental até às 23h59 de 14 de outubro. As moratórias de crédito foram prolongadas até 30 de setembro de …

Trump diz que diretrizes mais rigorosas para aprovação de vacina são “jogada política”

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse, esta quarta-feira, que a Casa Branca “pode ou não” aprovar novas directrizes da Food and Drug Administration. As novas diretrizes para aprovação de vacina contra a covid-19 exigem …

Maduro insta ONU a criar fundo que garanta alimentos e medicamentos

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, propôs que a Organização das Nações Unidas (ONU) crie um fundo rotativo de compras públicas para garantir o acesso a alimentos e a produtos de saúde, financiado com recursos …

Mais três mortes e 691 novos casos de covid-19 em Portugal

Portugal regista, esta quinta-feira, mais três mortes e 691 novos casos de infeção por covid-19 em relação a quarta-feira, mostra o boletim mais recente da Direção-Geral de Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da …

2 em 1. Ryanair está a oferecer um voo na compra de outro (e é só hoje)

Já estava com saudades de viajar e conhecer novos países? A Ryanair não quer que lhe falte nada. A companhia aérea low cost lança uma promoção “inédita” e garante uma oferta 2 em 1. As …

Autarca de Almada diz que declarações sobre Bairro Amarelo foram descontextualizadas

A presidente da Câmara de Almada disse esta quarta-feira que as suas afirmações sobre o Bairro Amarelo surgiram em resposta a uma pergunta feita pelo Bloco de Esquerda (BE), considerando que foram descontextualizadas devido …

Vendas tardam em recuperar. Empresas pouco preparadas para mudanças

Um estudo do Banco de Portugal (BdP), publicado na quarta-feira, revelou que as empresas enfrentam um "cenário de recuperação muito gradual" do volume de negócios para níveis anteriores à pandemia e poucas estão preparadas para …

Hospital de Lisboa deixou entrar pessoas sem máscara

O Hospital da Luz, em Lisboa, permitiu a entrar e circulação de pessoas sem máscara dentro das instalações. O hospital garante que foi um "erro humano" e que não voltará a acontecer. A Rádio Renascença escreve, …

A Estação Espacial Internacional moveu-se para evitar uma colisão

Esta terça-feira, a Estação Espacial Internacional realizou uma "manobra de evasão" para evitar ser atingida por um pedaço de lixo espacial. Controladores de voo russos e norte-americanos terão trabalhado em conjunto para mover a Estação Espacial …