Inês de Medeiros coliga-se com o PSD em Almada

António Pedro Santos / Lusa

Inês Medeiros, Almada

Inês de Medeiros foi a maior surpresa da noite das autárquicas, ao conquistar, pelo PS, uma autarquia que há anos “pertencia” ao PCP. Agora, volta a surpreender os cidadãos da cidade coligando-se com o PSD e deixando, pela primeira vez, o PCP sem pelouros.

Desde o 25 de abril, esta é a maior mudança política que a Câmara Municipal de Almada enfrenta. Os socialistas ganharam as eleições de 1 de outubro aos comunistas numa câmara que, por defeito, era sua e agora vão governar o município em coligação com os sociais-democratas.

Com uma diferença de 313 votos, Inês Medeiros lidera a câmara com quatro eleitos, os mesmos que o PCP. O PSD, por sua vez, conquistou dois mandatos e o Bloco de Esquerda um. Assim, Inês decidiu coligar-se com o PSD, de forma a garantir a estabilidade governativa.

A presidente da câmara justificou a sua decisão, alegando que o diálogo que manteve nas últimas semanas só foi frutífero com o PSD. “Nós oferecemos pelouros a todos os vereadores, pelouros que achámos significativos. Fomos mantendo a negociação com as três forças políticas”, disse ao Público.

Assim, é o PSD que assume as restantes responsabilidades governativas. Miguel Salvado integra a administração dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS), de que Inês de Medeiros vai ser presidente, e fica ainda responsável pelas redes viárias. Nuno Matias fica com a pasta dos espaços verdes e estratégia ambiente, porque “houve a preocupação desde o início de atribuir pelouros em função da mais-valia que podia trazer cada um dos vereadores”.

O Bloco de Esquerda, que elegeu Joana Mortágua, emitiu um comunicado na segunda-feira a explicar que não assume pelouros porque a coligação com o PS não permitiria “determinar a formação de uma maioria transformadora à esquerda”. Apesar disso, diz Inês de Medeiros, o partido mostrou-se disponível para acordos pontuais nos próximos quatro anos.

No mesmo dia, também o PCP se pronunciou, igualmente através de comunicado, explicando que enviara “uma proposta de distribuição de pelouros” a Inês de Medeiros, tendo por base no historial da autarquia, mas a autarca não terá respondido.

De acordo com o Observador, a cerimónia da tomada de posse, que aconteceu no último sábado no Teatro Joaquim Benite, ficou marcada por ruído e contestação, especialmente do lado comunista, quando a socialista dedicou a vitória a Mário Soares. “Dediquei a vitória a Mário Soares porque, para mim, é uma referência daquilo que é o processo democrático, independentemente do sítio onde estou. Barulho havia dos dois lados, do PS e do PCP”.

Na mesma cerimónia, Inês de Medeiros disse que “ao confiarem na mudança, ao fim de 41 anos de poder inalterável, os almadenses deram um grande sinal de maturidade democrática”, mas assegurou que “a alternância não significa ruptura“. Ainda assim, prometeu “uma nova atitude na governação da câmara” que transforme Almada numa “terra de oportunidades”.

ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. ines nao e melhor nem pior do que costa e silva lda… afinal a geringonça so nao funciona em almada…porque os comunistas nao querem ate porque o bloco sao marxistas do mesmo saco do pc. espero que o psd nao seja transformado no mau da fita , para as incompetencias e as incongruencias da presidente e do ps.
    afinal os almadenses esperavam ha muito tempo esta mudança… vamos ver se sera desta vez que almada se vai tornar numa autarquia de abril!!!!

  2. A Inês foi muito infeliz em abordar o nome do desaparecido gangster e carrasco de retornados, o tal de má memória e que fique a arder no inferno soares! Tanto é que a assembleia reagiu a esse traidor!
    Espero bem que comece por limpar o musseque que é a Costa da Caparica e faça uma riviera à portuguesa!

    • Só cá faltava o comentário sempre abjecto e cínico dos carrascos dos jovens militares portugueses que lhe faziam a segurança para que vivessem nos musseques como se fossem rivieras utilizando os donos como escravos. O Dr. Soares devia ter prolongado a descolonização até que não restasse um. pacóvio obtuso. quantos mais jovens portugueses teriam que morrer p’ra esta canalha se satisfazer.

RESPONDER

A Via Láctea roubou minúsculas galáxias à sua vizinha

Utilizando dados obtidos pelo Telescópio Gaia, os cientistas chegaram à conclusão que a Via Láctea "sequestrou" galáxias da Grande Nuvem de Magalhães, uma outra galáxia que a orbita. No nosso Universo, a regra é orbitar: a …

Pode ter sido encontrada (e ignorada) vida em Marte em 1976, defende antigo cientista da NASA

O antigo cientista da agência espacial norte-americana Gilbert V. Levin afirma que foram encontradas evidências de vida em Marte na década de 70. No entender do especialista, deviam ter sido levado a cabo mais investigações …

Era marketing. Fortnite voltou (e está diferente)

Depois de 10 temporadas, um buraco negro engoliu a ilha na qual diariamente milhões de jogadores tentavam sobreviver, matando-se uns aos outros. Durante um dia e meio, ninguém podia jogar. O susto acabou esta terça-feira, …

Cientistas determinam o que diminui a fertilidade das mulheres com o avanço da idade

Investigadores da Universidade de Copenhaga mapearam alguns dos mecanismos que podem afetar a fertilidade das mulheres desde a adolescência até a menopausa. A fertilidade natural das mulheres flutua entre altos e baixos na forma de uma …

Dono do Paris Saint-Germain quer comprar o Leeds (e torná-lo no novo Manchester City)

A Qatar Sports Investments (QSI), empresa que é detida por Nasser Al Khelaifi, quer dar o salto para o mercado inglês e adquirir o Leeds United, emblema que milita atualmente no segundo escalão. Na semana em …

Município italiano proíbe Google Maps. App faz com que muitas pessoas se "percam"

O autarca do município italiano de Baunei, na Sardenha, proibiu o uso do Google Maps na região, argumentando que "muitas" pessoas se perderam por causa de "sugestões enganosas" do serviço de localização. A informação é …

Pedalar mais dá direito a prémios. Tecnologia portuguesa desperta interesse de Copenhaga

Depois de se ter estreado em Matosinhos e de ter despertado interesse em Nova Iorque, um programa português que premeia comportamentos de mobilidade ambientalmente sustentáveis chamou a atenção em Copenhaga. O AYR, desenvolvido pela empresa CEiiA …

Associação de Armas americana editou artigos da Wikipédia para desacreditar o Holocausto

A National Rifle Association (Associação Nacional de Armas) dos Estados Unidos tem estado a editar artigos da Wikipédia de forma a desacreditar o Holocausto. Um trabalho de investigação da Splinter identificou pelo menos 150 edições em …

Bebé recém-nascida encontrada enterrada viva numa sepultura na Índia

Uma bebé recém-nascida enterrada viva foi encontrada na Índia por um pai que estava a enterrar a filha, que morreu após o parto, revelou o chefe da polícia local, Abhinandan Singh. A menina foi encontrada dentro …

Reutilização é a verdadeira alternativa a plástico descartável

A alternativa aos produtos de plástico descartáveis tem sido outros produtos também descartáveis, mas a melhor solução passa pela reutilização, indica um relatório divulgado esta terça-feira, que dá exemplos de sucesso. O documento, “The Reusable solutions: …