/

Em Almada, o PS ganhou mesmo mas por mais 100 votos do que se pensava

9

António Pedro Santos / Lusa

Inês Medeiros, Almada

O Ministério da Administração Interna negou recontagem de votos, mas o presidente cessante fala em problemas em duas mesas de voto que levaram a retificação de contas: o PS ganhou mesmo, mas com mais 100 pontos do que se pensava.

Quando Almada se foi deitar no domingo, uma vitória tangente do PS tinha retirado a Câmara das mãos da CDU, que há anos tomava conta da comunista Almada.

Mas a meio da tarde de segunda-feira, quando a CDU tentava já recuperar e ultrapassar o facto de ter perdido uma das suas mais queridas câmaras para a atriz socialista Inês Medeiros, a confusão instalou-se.

Toda a gente tinha dúvidas e afinal a CDU tinha ganho, destronando a socialista, que durante um dia esteve na frente.

O site oficial do Governo, que tinha fechado a contagem de Almada já a noite ia longa, reiniciou a contabilização e a atribuição de mandatos. Questionado pelo Observador, fonte do Ministério da Administração Interna rejeitou que tivesse havido “qualquer processo de recontagem dos votos”.

A mesma informação foi confirmada pelo presidente da câmara cessante, Joaquim Judas: “Não pedimos nenhuma recontagem“. Mas a verdade é que os dados voltaram a ser atualizados, e do PSD ao PS todos foram surpreendidos com isso durante a tarde.

Entre o PS acreditava-se que esta fosse uma última tentativa do PCP de agarrar Almada. Desde o presidente da junta da Costa da Caparica, cujos dados foram os últimos a ser inseridos, a alguns deputados nacionais provenientes do concelho, ninguém sabia bem o que se estava a passar.

“O facto de surgir a freguesia da Costa Caparica por apurar, deve-se apenas à necessária correção de anomalia na ordenação dos partidos na freguesia da Caparica, sendo expectável que no final da tarde a situação esteja resolvida e apresentando os dados corrigidos”, disse fonte do MAI, explicando que a anomalia se deveu a uma queixa do PCTP/MRPP, que alegava não aparecer na ordem correta de correlação de forças políticas no site do Governo.

Em todo o caso, os telefones não pararam. No avançar da noite de domingo houve uma recontagem, mas apenas respeitante à freguesia da Caparica/Trafaria, onde os resultados que o PS tinha em mãos não batiam certo com os resultados que estavam a ser contabilizados pelo MAI.

PCP e PS conversaram via telefone, noite dentro, e viriam a ser informados de que, afinal, os 213 votos que os separavam no concelho eram afinal “uns 400”. Mas não seria esse o número final. Ao final da tarde, depois de tantos avanços e recuos, contagens e retificações, o PS vencia por 313 votos.

Joaquim Judas confirmou esta tarde que houve de facto “problemas em duas mesas de voto”, onde o somatório “não batia certo entre a abstenção e o número de votantes”. Terá então sido o Ministério da Administração Interna que “chamou a atenção” para essas discrepâncias, levando a Assembleia de Apuramento Geral a ter de reabrir os votos já lacrados e a introduzir de novo a contabilização.

De todo o modo, nada feito. A câmara de Almada passou mesmo para as mãos dos socialistas. No resultado final saldam-se 20.810 (31.28%) votos para o PS, com 4 vereadores eleitos e 20.497 (30.81%) votos para a CDU e os mesmos quatro vereadores eleitos.

ZAP //

9 Comments

  1. mas que gerinçonça….
    almada ter saido dos garras dos comunistas é um facto historico, concerteza…..mas sera que isso se vai refletir na modernizaçao , progresso para as populaçoes mais empobrecidas pela ditadura vermelha e aumento de investimentos que os comunistas sempre tentaram impedir?.
    vamos esperar que sim, e que nao continuem só a fazer jardinzinhos e bonitezas superficiais e a limpar os lixos nas vesperas de eleiçoes, mas trabalho de fundo para que almada seja um polo de progresso e liberdade. ah e atençao dissolver as empresas municipais onde a vereaçao comunista tinha quotas, isto e fazia negocio consigo propria!!!!!

  2. Estavam à espera de quê. Já os tinha alertado das BORRADAS que iam fazendo, obras mal feitas, mal acabadas, vias cheias de lixo, vias ao nível dos passeios, enfim uma série de coisas derivadas das incompetências dos FISCAIS que se BAMBOLEIAM nos carros da autarquias e tratando dos seus negócios. Muito mais à a dizer.

  3. A notícia em si não me merece nenhum comentário particular. Estas coisas podem acontecer, e acontecem com alguma frequência, em qualquer lado. É bom que sejam do nosso conhecimento.
    Já o que é lamentável são os comentários com tanto azedume e diria mesmo ódio, que tanta gente mostra (regorgita?) nestes fóruns de notícias. Afinal sempre há, na cabeça de muitos, portugueses de primeira e de segunda, consoante nos dê jeito se és por mim ou contra mim! Se aqui é assim, sendo apenas 11 milhões, como seria se fossemos mais?

    • Bem… Não somos 11 milhões 8estou convencido que nem 10 somos) mas concordo consigo no resto. E, infelizmentes, há muitos (e muitas) assim.

  4. Não sei a que escumalha pertencem o José Oliveira o João e o Amaral e nem sei se vivem cá em Almada para opinarem com opinam provavelmente pertencem á escumalha do Pinóquio(passos coelho) que está prestes a sair pela porta dos fundos após mais de 25 anos a mamar á conta do Estado, não sei qual as competências que a Inês Medeiros tem para governar a CMA parece que ela(segundo ouvi) vai apanhar o cacilheiro todos os dias para vir de Lisboa para cá e,apesar de todas as criticas destes 3 anticomunistas ela vai herdar uma Camara que é das menos individadas do País e não vai ter tarefa fácil uma vez que a CDU meteu os mesmos 4 vereadores que o PS eu que vivo cá há mais de 50 anos até simpatizo com ela pelo menos nas questões culturais acho que é muito sabedora e como Almada tem fama de ser uma Cidade bastante evoluída nas questões culturais faço votos para que venha a ter uma governação equilibrada

  5. Quanto à notícia, é a democracia a funcionar, por um voto se ganha, por um voto se perde.
    Agora quanto aos comentários tenho a convicção que muitos nem se apercebem do significado das palavras que usam para denegrir a imagem daqueles que lhes desagradam. Termos como “escumalha” não me parecem denegridores, se atendermos que os mais desfavorecidos, a ralé, merecem a benevolência dos mais afortunados. Mas é assim o povo, desde que se pense que está a prejudicar o seu próximo, usa as armas que pensa que tem, esses sim são a escumalha da sociedade, gente desfavorecida culturalmente e que merece a pena e complacência de quem lê estes comentários que em nada contribuem para o esclarecimento dos leitores.
    Nota: Eu não sou comunista nem socialista nem pretendo defender ou atacar qualquer força política, é apenas o meu comentário a reflectir os meus sentimentos (e vale o que vale).

  6. Estamos perante um ataque reles ao poder politico autárquico, que não colocou os partidos e coligações, em pé de igualdade… Esta, a quem já chama; de uma “Democracia” burguesa…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.