INEM teve de esperar por autorização para socorrer Comandos

António Cotrim / Lusa

O médico do INEM, ouvido, esta terça-feira, no Campus da Justiça, em Lisboa, recorda que teve de aguardar por uma autorização para entrar no campo onde decorria o 127.º Curso de Comandos.

Segundo o jornal Público, o médico e o enfermeiro do INEM chamados para socorrer os militares do 127.º Curso de Comandos tiveram de esperar por uma autorização na porta principal para entrar no campo por se tratar de “uma instituição militar”.

O médico Cláudio Caiado foi ouvido, esta terça-feira, como testemunha da acusação no julgamento de 19 militares, no Campus da Justiça, em Lisboa.

O clínico não referiu quanto tempo teve de esperar para entrar, mas lembra-se que eram 21h10 quando a ambulância, vinda do Hospital do Barreiro, chegou à tenda. O INEM foi chamado às 20h37.

“Demorámos um pouco porque era longe da porta de arma. E tivemos de ir devagar, atrás de uma viatura militar, porque eram terrenos impróprios”, explicou em tribunal, acrescentando que, quando lá chegou “a pessoa que vinha socorrer estava morta”. O óbito viria a ser declarado na tenda médica do Campo de Tiro de Alcochete às 21h45.

A pessoa em causa é Hugo Abreu, o instruendo, de 20 anos, que morreu durante a chamada ‘Prova Zero’, que decorreu a 4 de setembro de 2016.

De acordo com o profissional de saúde, citado pelo mesmo jornal, a “desidratação extrema” foi a razão para não ter conseguido “atuar em conformidade”, não tendo sido possível colocar soro intravenoso no recruta.

“Tinha a pele seca, baça, os olhos encovados, sem brilho, e uma rigidez” do corpo, disse o médico, acrescentando ainda que “dentro da tenda estava um calor imenso”.

Uma semana depois, outro instruendo com a mesma idade, Dylan da Silva, faleceu no Hospital Curry Cabral. “Dylan também estava desidratado, prostrado, hipotenso, e fez uma convulsão já dentro da ambulância”, recordou o médico.

O diário adianta que o médico regressa ao tribunal, no início de janeiro, para responder aos advogados de defesa.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Epidemiologista chefe da DGS abandona cargo. Saída foi "programada"

A chefe da divisão de Epidemiologia e Estatística da Direção-Geral da Saúde, Rita Sá Machado, vai integrar a equipa da Missão Permanente de Portugal junto dos Organismos e Organizações Internacionais das Nações Unidas, em Genebra. A …

"É com Vieira que o FC Porto consegue tirar a final da Taça do Jamor"

Rui Gomes da Silva, candidato à presidência do Benfica, apontou baterias ao atual presidente das águias, Luís Filipe Vieira, poucas horas depois de a Federação Portuguesa de Futebol ter anunciado que a final da Taça …

Rui Rio propôs fim dos debates quinzenais sem consultar deputados

A bancada do PSD só recebeu as propostas do partido para alterar o regimento da Assembleia da República mais de 24 horas depois do anúncio feito por Rui Rio, na terça-feira, no Porto. Rui Rio, líder …

TAP escapa à nacionalização. Estado assume controlo com 72,5% da companhia

O Estado e os acionistas privados da TAP estão perto de chegar a acordo, devendo a companhia aérea escapar à nacionalização. Ainda não há fumo branco, mas o acordo sobre o futuro da TAP deverá …

Encontradas 115 crianças enterradas com moedas na boca na Polónia

Trabalhadores que construíam uma nova estrada na Polónia encontraram os restos de 115 corpos de crianças enterras com moedas na boca. Durante os trabalhos de construção de uma autoestrada em Jezowe, na Polónia, trabalhadores descobriram restos …

À frente de Figo, Futre e Ronaldo. Joelson é o terceiro mais novo de sempre a estrear-se pelo Sporting

O Sporting venceu esta quinta-feira na receção ao Gil Vicente, por 2-1, no jogo de encerramento da 29.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol. A partida marcou também a estreia do jovem extremo Joelson …

Austrália pondera dar refúgio a quem abandone Hong Kong

O primeiro-ministro australiano disse esta quinta-feira que o Governo está a ponderar dar refúgio aos residentes de Hong Kong que desejem abandonar a ex-colónia britânica devido à nova lei de segurança nacional imposta por Pequim. Scott …

Vieira ainda sonha com Jesus (e a Libertadores pode ajudar no regresso)

O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, não desistiu de voltar a colocar Jorge Jesus no comando técnico da equipa da Luz e, caso a Taça dos Libertadores não seja realizada, o regresso do treinador …

Marta Temido garante que não há descontrolo em Lisboa (mas assume falhas)

Em entrevista à RTP, a ministra da Saúde garantiu que não há "descontrolo" na evolução da pandemia na região de Lisboa e Vale do Tejo, mas sublinhou que se trata de uma "situação de sobressalto, …

A genética ajuda a determinar o quão afetuosas são as mulheres (mas não os homens)

A genética desempenha um papel importante no nível de afetividade das mulheres, mas o mesmo não acontece entre os homens, concluiu uma nova investigação científica levada a cabo com gémeos. Na nova investigação, recentemente publicada …