/

Independência de Taiwan “significa guerra”, diz China

4

Bombardeiro nuclear H-6K da Força Aérea da China, acompanhado de dois caças SU-32

A China alertou que as tentativas de Taiwan em buscar a independência de Pequim “significam guerra”, após defender o aumento das atividades militares no Estreito de Taiwan.

A China informou que as suas manobras são necessárias “para salvaguardar a soberania nacional”, numa altura de maior da proximidade entre Taipei e Washington, avançou esta quinta-feira o Independent.

O país acredita que o governo de Taiwan está a preparar uma declaração de independência formal, apesar das declarações constantes da Presidente da ilha, Tsai Ing-wen, que afirma que este já é um país independente, denominado República da China.

A ilha é reivindicada pela China e Pequim se opõe a qualquer tentativa de envolvimento diplomático entre Taipei e outros países.

No fim de semana, Taiwan relatou a entrada de caças e bombardeiros chineses na sua zona de defesa aérea. As incursões coincidiram com a chegada de porta-aviões norte-americanos no Mar do Sul da China, com o objetivo de promover a “liberdade dos mares”.

Sobre as atividades recentes da Força Aérea, o porta-voz do Ministério da Defesa chinês, Wu Qian, disse numa conferência de imprensa na quinta-feira que Taiwan é uma parte inseparável da China.

“As atividades militares realizadas pelo Exército de Libertação do Povo Chinês no Estreito de Taiwan são ações necessárias para lidar com a atual situação de segurança” no local “e para salvaguardar a soberania e segurança nacionais”, referiu. “Advertimos os elementos de ‘independência de Taiwan’: quem brinca com fogo queima-se e independência de Taiwan significa guerra”, acrescentou.

O governo de Taiwan reagiu, respondendo que a China não deve subestimar a determinação da ilha em defender a sua soberania e defender a liberdade e a democracia.

Durante os últimos quatro anos da presidência de Donald Trump, o governo dos Estados Unidos (EUA) expressou repetidamente apoio a Taiwan, à medida que as relações entre a Casa Branca e o governo do Presidente Xi Jinping pioravam. O apoio a Taiwan continua com a nova administração, liderada por Joe Biden.

Taísa Pagno //

4 Comments

  1. o Ocidente Criou este Problema chamado China, que em poucas dezenas de anos passou de um Pais Rural ,para uma potencia Belica e Economica ,com tendencias espansionistas ,começa a Fazer Lembrar ascençao NAZI

    • Digo mais, esta China foi criada pela ganância de governos de grupos económicos ocidentais à custa da classes média e baixa ocidentais. Em resumo, um acto de traição que já estamos a pagar um alto preço e vai custar muito mais no futuro.

    • Que estupidez de comentário. Como é que o actual bastião da estrema-esquerda pode fazer lembrar o maior símbolo da extrema-direita?

      • Não sei bem qual é qual, mas é bem verdade que o regime chinês actual faz lembrar o regime nazi – nem estou a ver outro mais parecido!

        Alguém devia lembrar a ditadura chinesa que Taiwan já é independente (e democrático) há mais de 50 anos!…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.