Independência de Taiwan “significa guerra”, diz China

Bombardeiro nuclear H-6K da Força Aérea da China, acompanhado de dois caças SU-32

A China alertou que as tentativas de Taiwan em buscar a independência de Pequim “significam guerra”, após defender o aumento das atividades militares no Estreito de Taiwan.

A China informou que as suas manobras são necessárias “para salvaguardar a soberania nacional”, numa altura de maior da proximidade entre Taipei e Washington, avançou esta quinta-feira o Independent.

O país acredita que o governo de Taiwan está a preparar uma declaração de independência formal, apesar das declarações constantes da Presidente da ilha, Tsai Ing-wen, que afirma que este já é um país independente, denominado República da China.

A ilha é reivindicada pela China e Pequim se opõe a qualquer tentativa de envolvimento diplomático entre Taipei e outros países.

No fim de semana, Taiwan relatou a entrada de caças e bombardeiros chineses na sua zona de defesa aérea. As incursões coincidiram com a chegada de porta-aviões norte-americanos no Mar do Sul da China, com o objetivo de promover a “liberdade dos mares”.

Sobre as atividades recentes da Força Aérea, o porta-voz do Ministério da Defesa chinês, Wu Qian, disse numa conferência de imprensa na quinta-feira que Taiwan é uma parte inseparável da China.

“As atividades militares realizadas pelo Exército de Libertação do Povo Chinês no Estreito de Taiwan são ações necessárias para lidar com a atual situação de segurança” no local “e para salvaguardar a soberania e segurança nacionais”, referiu. “Advertimos os elementos de ‘independência de Taiwan’: quem brinca com fogo queima-se e independência de Taiwan significa guerra”, acrescentou.

O governo de Taiwan reagiu, respondendo que a China não deve subestimar a determinação da ilha em defender a sua soberania e defender a liberdade e a democracia.

Durante os últimos quatro anos da presidência de Donald Trump, o governo dos Estados Unidos (EUA) expressou repetidamente apoio a Taiwan, à medida que as relações entre a Casa Branca e o governo do Presidente Xi Jinping pioravam. O apoio a Taiwan continua com a nova administração, liderada por Joe Biden.

Taísa Pagno //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. o Ocidente Criou este Problema chamado China, que em poucas dezenas de anos passou de um Pais Rural ,para uma potencia Belica e Economica ,com tendencias espansionistas ,começa a Fazer Lembrar ascençao NAZI

    • Digo mais, esta China foi criada pela ganância de governos de grupos económicos ocidentais à custa da classes média e baixa ocidentais. Em resumo, um acto de traição que já estamos a pagar um alto preço e vai custar muito mais no futuro.

RESPONDER

A muralha de Game of Thrones na vida real? Vídeo recria glaciar gigante que existiu na Escócia

Dois investigadores juntaram-se para criar uma reconstituição visual de uma enorme muralha de gelo que existiu na Escócia e que parece saída da série de fantasia Game of Thrones. Quase que dá para ver os homens …

Rui Costa, Benfica

Benfica: duas "baixas" para Rui Costa, em poucas horas (a terceira está proxima)

Varandas Fernandes e Eduardo Moniz não vão fazer parte da lista de Rui Costa nas eleições.  Rui Costa confirmou na terça-feira que é candidato às próximas eleições no Benfica. Dois dias depois, foram anunciadas as saídas …

CNE arquivou queixas contra Costa por causa do PRR. Factos não podem merecer "censura, mesmo que verdadeiros"

A Comissão Nacional de Eleições (CNE) arquivou as queixas que foram apresentadas contra o primeiro-ministro, António Costa, que, como secretário-geral do PS, tem insistido em falar do PRR, a bazuca europeia, na campanha eleitoral. As queixas …

Discotecas deixam de ter acesso ao lay-off simplificado. Restauração lembra que "crise ainda não acabou"

O processo de desconfinamento começa a chegar ao fim e com ele ficam para trás os apoios financeiros atribuídos às empresas. A terceira e última fase de desconfinamento está quase a chegar e isso implica …

Costa diz não compreender "irritação" de Rio com PRR "bom para o país"

António Costa afirma que não compreende a irritação de Rui Rio com o Plano de Recuperação e Resiliência, frisando que é algo positivo para o país e já está contratualizado com os Açores. O secretário-geral do …

Estudo traz uma nova esperança ao tratamento do cancro dos ovários

Novo estudo traz uma nova luz para a luta contra o cancro dos ovários. Combinação de medicamentos conseguiu reduzir o tamanho do tumor. De acordo com o estudo, entre 25 pacientes que receberam uma combinação experimental …

Medina diz que abertura das discotecas tornará noite em Lisboa mais controlada

O presidente da Câmara de Lisboa e recandidato nas eleições de domingo, Fernando Medina, disse hoje ver como positiva a reabertura das discotecas a 1 de outubro, considerando que a noite na capital passará a …

Gotas quadradas e redes líquidas. Cientistas criaram o que se pensava ser impossível

Numa experiência inesperada, uma equipa de cientistas criou gotículas quadradas e redes líquidas - algo que, de acordo com a ciência, não seria possível. Quando duas substâncias se unem acabam por se estabelecer num estado estável …

Marte pode ser demasiado pequeno para ser habitável

Marte pode ser demasiado pequeno para ser habitável. Uma equipa de investigadores sugere que a sua dimensão reduzida não lhe permite reter muita água. Um novo estudo sugere que o pequeno tamanho de Marte pode ser …

"Era como se a morte estivesse num copo." No século XVIII, o gin estava a arruinar a Inglaterra

A bebida alcoólica tornou-se tão popular no Reino Unido que os empresários começaram a utilizar todo o tipo de aditivos para enriquecerem. No século XVIII, o gin tornou-se a maior droga que o homem poderia consumir …