Independência de Taiwan “significa guerra”, diz China

Bombardeiro nuclear H-6K da Força Aérea da China, acompanhado de dois caças SU-32

A China alertou que as tentativas de Taiwan em buscar a independência de Pequim “significam guerra”, após defender o aumento das atividades militares no Estreito de Taiwan.

A China informou que as suas manobras são necessárias “para salvaguardar a soberania nacional”, numa altura de maior da proximidade entre Taipei e Washington, avançou esta quinta-feira o Independent.

O país acredita que o governo de Taiwan está a preparar uma declaração de independência formal, apesar das declarações constantes da Presidente da ilha, Tsai Ing-wen, que afirma que este já é um país independente, denominado República da China.

A ilha é reivindicada pela China e Pequim se opõe a qualquer tentativa de envolvimento diplomático entre Taipei e outros países.

No fim de semana, Taiwan relatou a entrada de caças e bombardeiros chineses na sua zona de defesa aérea. As incursões coincidiram com a chegada de porta-aviões norte-americanos no Mar do Sul da China, com o objetivo de promover a “liberdade dos mares”.

Sobre as atividades recentes da Força Aérea, o porta-voz do Ministério da Defesa chinês, Wu Qian, disse numa conferência de imprensa na quinta-feira que Taiwan é uma parte inseparável da China.

“As atividades militares realizadas pelo Exército de Libertação do Povo Chinês no Estreito de Taiwan são ações necessárias para lidar com a atual situação de segurança” no local “e para salvaguardar a soberania e segurança nacionais”, referiu. “Advertimos os elementos de ‘independência de Taiwan’: quem brinca com fogo queima-se e independência de Taiwan significa guerra”, acrescentou.

O governo de Taiwan reagiu, respondendo que a China não deve subestimar a determinação da ilha em defender a sua soberania e defender a liberdade e a democracia.

Durante os últimos quatro anos da presidência de Donald Trump, o governo dos Estados Unidos (EUA) expressou repetidamente apoio a Taiwan, à medida que as relações entre a Casa Branca e o governo do Presidente Xi Jinping pioravam. O apoio a Taiwan continua com a nova administração, liderada por Joe Biden.

Taísa Pagno //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. o Ocidente Criou este Problema chamado China, que em poucas dezenas de anos passou de um Pais Rural ,para uma potencia Belica e Economica ,com tendencias espansionistas ,começa a Fazer Lembrar ascençao NAZI

    • Digo mais, esta China foi criada pela ganância de governos de grupos económicos ocidentais à custa da classes média e baixa ocidentais. Em resumo, um acto de traição que já estamos a pagar um alto preço e vai custar muito mais no futuro.

RESPONDER

Costa, Von der Leyen na Cimeira Social no Porto

Von der Leyen dá luz verde ao Plano de Recuperação e Resiliência português. E "não é por acaso"

O primeiro-ministro, António Costa, e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciaram esta quarta-feira que o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) foi aprovado por Bruxelas.  A presidente da Comissão Europeia, Ursula von …

Kim Jong-un reconhece que país enfrenta "situação de tensão alimentar"

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, reconheceu que o país está a enfrentar uma "situação de tensão alimentar", informaram hoje os meios de comunicação oficiais. O país, cuja economia é alvo de múltiplas sanções internacionais impostas em …

Iniciativa Liberal apoia recandidatura de Rui Moreira à Câmara do Porto

A Iniciativa Liberal vai apoiar a recandidatura de Rui Moreira à Câmara do Porto nas próximas eleições autárquicas, considerando “inquestionável a mudança e o desenvolvimento” da cidade desde que o independente assumiu a presidência do …

Comissária europeia diz que variante Delta “diminui” proteção da vacina

A comissária europeia para a Saúde disse esta terça-feira que estão a surgir provas que demonstram que a variante Delta do coronavírus SARS-CoV-2 “diminui a força do escudo protetor” criado pelas vacinas, instando à aceleração …

DGS diz que demora de conclusões sobre eventos-piloto não é por erro técnico

A Direção-Geral da Saúde (DGS) rejeitou, esta terça-feira, que tenha havido erro técnico no tratamento de dados dos eventos-piloto da Cultura, ocorridos em abril e maio, mas admitiu que o processo está demorado. Numa declaração enviada …

Governo quer fazer alterações na duração de cargos de dirigentes

As mudanças que estão a ser preparadas passam por reduzir a duração dos cargos em substituição e, por outro lado, pelo ajustamento do período das comissões do serviço em função da avaliação. Segundo o Jornal de …

Responsável pelas manifestações em Lisboa é coordenador no Gabinete de Apoio à Presidência da CML

O responsável pelas manifestações na cidade de Lisboa é coordenador técnico no Gabinete de Apoio à Presidência da Câmara liderada por Fernando Medina. De acordo com o semanário Expresso, António Santos tem sido, nos últimos …

Sporting e Braga jogam Supertaça em Aveiro no dia 31 de julho

A Supertaça Cândido Oliveira, que vai ser disputada entre Sporting e Sporting de Braga, vai ser disputada em Aveiro, a 31 de julho, anunciou a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). "A decisão da Supertaça Cândido de …

Um quarto da população portuguesa já tem a vacinação completa

Em Portugal, 42% das pessoas já receberam a primeira dose de uma vacina contra a Covid-19 e 25% — cerca de um quarto da população — estão completamente vacinados. De acordo com o mais recente relatório …

Cardiologista do Tottenham admite ponto final na carreira de Eriksen

O cardiologista do Tottenham, Sanjay Sharma, admite um ponto final na carreira de Christian Eriksen, que caiu inanimado no jogo entre a Dinamarca e a Finlândia. O encontro entre Dinamarca e Finlândia, da primeira jornada do …