Incidentes de Londres são “actos terroristas”. Há já dois mortos

Neil Hall / Reuters

Pessoas abandonam a zona do ataque na London Bridge, em Londres, com as mãos na cabeça

Pessoas abandonam a zona do ataque na London Bridge, em Londres, com as mãos na cabeça

A Polícia Metropolitana declarou hoje que os ataques em London Bridge e no mercado de Borough, em Londres, foram considerados “incidentes terroristas” e afastou qualquer relação com uma situação registada em Vauxhall.

“Às 00:25 de dia 04/06/2017, os incidentes de London Bridge e do Borough Market foram declarados como incidentes terroristas“, divulgou a Polícia Metropolitana, através da rede social Twitter.

De seguida, a Polícia Metropolitana esclarece que o acontecimento registado no sábado à noite em Vauxhall, e que foi apontado como “um terceiro incidente”, se tratou de “um esfaqueamento” e “não está relacionado” com os outros dois incidentes.

Também a primeira-ministra britânica, Theresa May, declarou que o “terrível incidente” de Londres está a ser tratado como um “potencial ato de terrorismo”, noticiou a BBC.

Entretanto, a polícia de Londres confirmou já à imprensa que há 2 pessoas mortas na sequência dos incidentes terroristas que ocorreram na cidade este sábado. “A Scotland Yard já pode confirmar que duas pessoas foram mortas“, disse por telefone um porta-voz da Polícia Metropolitana.

Está ainda a circular nas redes sociais a foto de um dos presumíveis atacantes, imobilizado no chão por um agente da polícia britânica.

Não se conhecem vítimas portuguesas

O Governo português está a acompanhar os incidentes ocorridos no sábado à noite em Londres, mas desconhece ainda se há portugueses entre as vítimas, disse à Lusa fonte da secretaria de Estado das Comunidades.

O secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, “está a acompanhar os incidentes através do Gabinete de Emergência Consular”, disse à Lusa fonte do Governo.

Sobre a eventual existência de portugueses entre as vítimas, a mesma fonte disse que ainda é cedo para identificar as vítimas dos ataques.

As autoridades britânicas responderam esta sábado à noite, a dois incidentes em diferentes zonas de Londres, registando-se pelo menos um morto na sequência de um atropelamento na London Bridge e esfaqueamentos no mercado de Borough, onde as autoridades responderam com tiros.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

António Costa sobre a Galp: "Era difícil imaginar tanto disparate, tanta asneira, tanta irresponsabilidade, tanta falta de solidariedade"

Intenção de "dar uma lição" à empresa foi manifestada por António Costa numa ação de campanha, o que gerou críticas por parte dos partidos da oposição que relembraram o seu estatuto de primeiro-ministro e o …

Indústrias criativas são "fator de aceleração e crescimento" económico no país

O ministro de Estado e da Economia, Pedro Siza Vieira, disse esta terça-feira que o Governo tem identificado as indústrias criativas como “um fator de aceleração e crescimento” da atividade económica no país, reconhecendo que …

Rui Moreira garante maioria absoluta (com resultado superior a 2017). PS cai a pique

O presidente da câmara do Porto deverá consolidar a sua legitimidade à frente da autarquia. Por sua vez, o PS corre o risco de perder dez pontos percentuais de votos face a 2017. O estudo …

Fernando Nobre, fundador da AMI, alvo de processo disciplinar da Ordem dos Médicos

A Ordem dos Médicos (OM) abriu um processo disciplinar ao médico Fernando Nobre, na sequência de uma queixa sobre declarações que prestou numa manifestação de negacionistas da pandemia de covid-19 realizada junto à Assembleia da …

Sem que precise de falar, novo teste pode diagnosticar demência precocemente

Num novo estudo, investigadores relataram grande precisão a identificar pessoas com a doença de Alzheimer através de um novo teste em que o paciente nem precisa de falar. O nosso sistema de memória visual tem uma …

Portugal a dois pontos de atingir 85% da vacinação completa

Mais de 8,5 milhões de pessoas já têm a vacinação completa contra a covid-19, o que faz com que Portugal esteja a dois pontos percentuais de atingir a meta de 85% da população totalmente vacinada. Segundo …

Encontrada parte da matéria perdida do Universo

As galáxias podem receber e trocar matéria com o seu ambiente externo graças aos ventos galácticos criados por explosões estelares. Devido ao instrumento MUSE do VLT (Very Large Telescope) do ESO, uma equipa internacional liderada …

A Lilium testou o seu táxi voador de quinta geração — com direito a vídeo e som

Empresa alemã quer tornar-se uma referência do transporte aéreo de nova geração, pelo que se tem esforçado por responder a todos os pedidos e solicitações de melhorias enviadas por possíveis compradores. O modelo eVTOL da empresa …

Irão disponível para negociações sobre acordo nuclear nas próximas semanas

O Irão retornará às negociações sobre a retomada do acordo nuclear de 2015 nas próximas semanas, avançou o Ministério dos Negócios Estrangeiros esta terça-feira, apesar das suspeitas das potências ocidentais sobre a estratégia de Teerão …

Depois do Loon, nasce o Taara. Projeto usou lasers para transmitir 700TB de dados

Depois da morte do Projeto Loon, no início do ano, nasceu o Projeto Taara, que utilizou lasers para transmitir 700TB de dados através do rio Congo. O projeto muda, o nome é diferente, mas a missão …