Divulgado vídeo que mostra tiroteio entre polícias e atacantes de Londres

Imagens de um sistema de videovigilância mostram o momento em que os polícias vão ao encontro dos terroristas que, no passado sábado, provocaram o pânico na capital britânica. Oito pessoas morreram e 48 ficaram feridas.

Um novo vídeo, captado por um sistema de videovigilância, mostra o momento em que os agentes da polícia abateram os terroristas que, no passado dia 3 de junho, atacaram a zona de London Bridge e de Borough Market. As câmaras também captaram o momento em que um dos terroristas ataca um transeunte que passava na rua.

As autoridades já anunciaram ter conhecimento destas imagens que andavam a circular nas redes sociais.

Os atacantes, Khuram Butt, 27 anos, natural do Paquistão, Rachid Redouane, que teria nacionalidade marroquina e líbia, de 30 anos, e Youssef Zaghba, filho de um marroquino e de uma italiana, foram abatidos.

(dv) Gabriele Sciotto / EPA

Um dos presumíveis atacantes da London Bridge, imobilizado no chão por um agente da polícia britânica, com um dos falsos coletes de explosivos.

Um dos atacantes, imobilizado no chão por um agente da polícia, com um dos falsos coletes de explosivos

Espanhol morreu a tentar salvar uma mulher ferida

O atentado terrorista, que foi reivindicado pelo Estado Islâmico, vitimou oito pessoas e deixou outras 48 feridas, 15 das quais permanecem em estado grave.

Esta quarta-feira, as autoridades confirmaram que o corpo de Xavier Thomas, um cidadão francês de 45 anos, desaparecido desde os atentados, foi resgatado do rio Tamisa. O francês estaria a passar um fim-de-semana na capital britânica com a namorada, que também se encontra gravemente ferida.

Sarah Zelenak, uma cidadã australiana que trabalhava em Londres como au pair, foi outra das vítimas mortais, assim como o espanhol Ignacio Echeverría, de 39 anos, que morreu a lutar contra um terrorista para proteger uma mulher ferida.

Echeverría estava desaparecido desde o dia do ataque, quando estava com um grupo de amigos a andar de skate. O espanhol terá visto um dos atacantes a esfaquear uma mulher e usou o skate como arma para tentar afastar o terrorista.

Familiares dos atacantes chocados

A mãe de Youssef Zaghba, que já tinha sido detido no ano passado em Bolonha, contou à imprensa que notou algumas mudanças no filho nos últimos tempos. “Quando fui a Inglaterra, no ano passado, notei que estava um bocado mais rígido“.

Também a ex-mulher de Rachid Redouane, Charisse O’Leary, publicou um comunicado, no qual afirma estar “profundamente chocada e triste” pelas ações do ex-marido.

“Algum dia vou ter de tentar explicar à nossa filha porque é que o pai fez o que fez”, acrescentou a mulher, que tem nacionalidade britânica.

Esta quinta-feira, um total de 46,9 milhões de eleitores vão votar nas eleições legislativas britânicas e determinar qual o governo que vai negociar a saída do país da União Europeia. Porém, os ataques dos últimos tempos colocam questões como a segurança e o combate ao terrorismo no topo da agenda política.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Combustíveis: governantes "não fizeram o trabalho de casa"

A presidente executiva da OZ Energia, Micaela Silva, defendeu que o “Governo devia intervir menos” no mercado dos combustíveis, porque é liberalizado e não tem margens excessivas de comercialização, mas é “muito penalizado” pela quantidade …

Implante cerebral permite que paciente totalmente cega consiga ver formas e letras

Os cientistas da Universidade Miguel Hernández de Elche (UMH), em Espanha, fizeram com que uma mulher completamente cega conseguisse ver formas simples e letras, através da colocação de um implante no seu córtex visual. Os investigadores …

Teoria dos primatas pedrados. Podem os cogumelos mágicos ter sido a chave para a nossa evolução?

A teoria já era conhecida desde os anos 90, mas um novo estudo veio trazê-la à baila novamente. O argumento é de que os cogumelos com efeitos psicadélicos podem ter ajudado a tornar os nossos …

Ainda sem fumo branco para o OE, Bloco e PCP reúnem órgãos máximos

O PCP e o Bloco de Esquerda reúnem hoje os respetivos órgãos máximos entre congressos com a proposta orçamental para 2022 no centro do debate. As conclusões da reunião da Mesa Nacional do BE serão apresentadas …

Sismo de 4,9 em La Palma e novo colapso do cone do Cumbre Vieja

A ilha espanhola de La Palma registou hoje um sismo de 4,8 de magnitude, no dia em que o vulcão voltou a sofrer um colapso no cone principal, causando grandes derrames de lava. O sismo foi …

Algas vivas sensíveis à luz (um tipo de cianobactérias chamado Synechocystis) injetadas num girino

Podia ser ficção científica, mas não é. Injetar algas no sangue dos sapos pode ajudá-los a respirar

Os sapos adotam várias técnicas de respiração ao longo da sua vida. Agora, uma equipa de cientistas alemães desenvolveu um novo método que permite que os girinos "respirem" graças à introdução de algas na sua …

As misteriosas auroras de Úrano foram finalmente detalhadas ao pormenor pelos cientistas

Auroras de Úrano foram captadas pela primeira vez em 2011 através do telescópio Hubble Space, mas as suas origens representam ainda mistérios que os cientistas não conseguem esclarecer. Pela primeira vez, os cientistas conseguiram moldar a …

Domingo invulgar: 17 grandes jogos para ver, em poucas horas

A ementa começa em França, ao meio-dia, e acaba no Chile, já depois das oito da noite. Não estamos perto do Carnaval mas vem aí um "domingo gordo" no futebol. Vários jogos grandes, uns mais mediáticos …

Sporting 1-0 Moreirense | Capitão Coates embala leão

O Sporting igualou hoje o FC Porto na liderança provisória da I Liga portuguesa de futebol, ao vencer em casa o Moreirense, por 1-0, em jogo da nona jornada. O capitão Sebastián Coates marcou, aos …

Relatório médico indica que jovem chinês morreu após beber uma garrafa de Coca-Cola em dez minutos

Um homem chinês morreu depois de beber uma garrafa de 1,5 litros de Coca-Cola em dez minutos, informaram os médicos num relatório. O jovem de 22 anos, que não tinha doenças subjacentes, dirigiu às urgências do …