Divulgado vídeo que mostra tiroteio entre polícias e atacantes de Londres

Imagens de um sistema de videovigilância mostram o momento em que os polícias vão ao encontro dos terroristas que, no passado sábado, provocaram o pânico na capital britânica. Oito pessoas morreram e 48 ficaram feridas.

Um novo vídeo, captado por um sistema de videovigilância, mostra o momento em que os agentes da polícia abateram os terroristas que, no passado dia 3 de junho, atacaram a zona de London Bridge e de Borough Market. As câmaras também captaram o momento em que um dos terroristas ataca um transeunte que passava na rua.

As autoridades já anunciaram ter conhecimento destas imagens que andavam a circular nas redes sociais.

Os atacantes, Khuram Butt, 27 anos, natural do Paquistão, Rachid Redouane, que teria nacionalidade marroquina e líbia, de 30 anos, e Youssef Zaghba, filho de um marroquino e de uma italiana, foram abatidos.

(dv) Gabriele Sciotto / EPA

Um dos presumíveis atacantes da London Bridge, imobilizado no chão por um agente da polícia britânica, com um dos falsos coletes de explosivos.

Um dos atacantes, imobilizado no chão por um agente da polícia, com um dos falsos coletes de explosivos

Espanhol morreu a tentar salvar uma mulher ferida

O atentado terrorista, que foi reivindicado pelo Estado Islâmico, vitimou oito pessoas e deixou outras 48 feridas, 15 das quais permanecem em estado grave.

Esta quarta-feira, as autoridades confirmaram que o corpo de Xavier Thomas, um cidadão francês de 45 anos, desaparecido desde os atentados, foi resgatado do rio Tamisa. O francês estaria a passar um fim-de-semana na capital britânica com a namorada, que também se encontra gravemente ferida.

Sarah Zelenak, uma cidadã australiana que trabalhava em Londres como au pair, foi outra das vítimas mortais, assim como o espanhol Ignacio Echeverría, de 39 anos, que morreu a lutar contra um terrorista para proteger uma mulher ferida.

Echeverría estava desaparecido desde o dia do ataque, quando estava com um grupo de amigos a andar de skate. O espanhol terá visto um dos atacantes a esfaquear uma mulher e usou o skate como arma para tentar afastar o terrorista.

Familiares dos atacantes chocados

A mãe de Youssef Zaghba, que já tinha sido detido no ano passado em Bolonha, contou à imprensa que notou algumas mudanças no filho nos últimos tempos. “Quando fui a Inglaterra, no ano passado, notei que estava um bocado mais rígido“.

Também a ex-mulher de Rachid Redouane, Charisse O’Leary, publicou um comunicado, no qual afirma estar “profundamente chocada e triste” pelas ações do ex-marido.

“Algum dia vou ter de tentar explicar à nossa filha porque é que o pai fez o que fez”, acrescentou a mulher, que tem nacionalidade britânica.

Esta quinta-feira, um total de 46,9 milhões de eleitores vão votar nas eleições legislativas britânicas e determinar qual o governo que vai negociar a saída do país da União Europeia. Porém, os ataques dos últimos tempos colocam questões como a segurança e o combate ao terrorismo no topo da agenda política.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.