Imagens de um sistema de videovigilância mostram o momento em que os polícias vão ao encontro dos terroristas que, no passado sábado, provocaram o pânico na capital britânica. Oito pessoas morreram e 48 ficaram feridas.
Um novo vídeo, captado por um sistema de videovigilância, mostra o momento em que os agentes da polícia abateram os terroristas que, no passado dia 3 de junho, atacaram a zona de London Bridge e de Borough Market. As câmaras também captaram o momento em que um dos terroristas ataca um transeunte que passava na rua.
As autoridades já anunciaram ter conhecimento destas imagens que andavam a circular nas redes sociais.
Os atacantes, Khuram Butt, 27 anos, natural do Paquistão, Rachid Redouane, que teria nacionalidade marroquina e líbia, de 30 anos, e Youssef Zaghba, filho de um marroquino e de uma italiana, foram abatidos.
Espanhol morreu a tentar salvar uma mulher ferida
O atentado terrorista, que foi reivindicado pelo Estado Islâmico, vitimou oito pessoas e deixou outras 48 feridas, 15 das quais permanecem em estado grave.
Esta quarta-feira, as autoridades confirmaram que o corpo de Xavier Thomas, um cidadão francês de 45 anos, desaparecido desde os atentados, foi resgatado do rio Tamisa. O francês estaria a passar um fim-de-semana na capital britânica com a namorada, que também se encontra gravemente ferida.
Sarah Zelenak, uma cidadã australiana que trabalhava em Londres como au pair, foi outra das vítimas mortais, assim como o espanhol Ignacio Echeverría, de 39 anos, que morreu a lutar contra um terrorista para proteger uma mulher ferida.
Echeverría estava desaparecido desde o dia do ataque, quando estava com um grupo de amigos a andar de skate. O espanhol terá visto um dos atacantes a esfaquear uma mulher e usou o skate como arma para tentar afastar o terrorista.
Familiares dos atacantes chocados
A mãe de Youssef Zaghba, que já tinha sido detido no ano passado em Bolonha, contou à imprensa que notou algumas mudanças no filho nos últimos tempos. “Quando fui a Inglaterra, no ano passado, notei que estava um bocado mais rígido“.
Também a ex-mulher de Rachid Redouane, Charisse O’Leary, publicou um comunicado, no qual afirma estar “profundamente chocada e triste” pelas ações do ex-marido.
“Algum dia vou ter de tentar explicar à nossa filha porque é que o pai fez o que fez”, acrescentou a mulher, que tem nacionalidade britânica.
Esta quinta-feira, um total de 46,9 milhões de eleitores vão votar nas eleições legislativas britânicas e determinar qual o governo que vai negociar a saída do país da União Europeia. Porém, os ataques dos últimos tempos colocam questões como a segurança e o combate ao terrorismo no topo da agenda política.
Atentado na London Bridge
-
8 Junho, 2017 Divulgado vídeo que mostra tiroteio entre polícias e atacantes de Londres