Divulgado vídeo que mostra tiroteio entre polícias e atacantes de Londres

Imagens de um sistema de videovigilância mostram o momento em que os polícias vão ao encontro dos terroristas que, no passado sábado, provocaram o pânico na capital britânica. Oito pessoas morreram e 48 ficaram feridas.

Um novo vídeo, captado por um sistema de videovigilância, mostra o momento em que os agentes da polícia abateram os terroristas que, no passado dia 3 de junho, atacaram a zona de London Bridge e de Borough Market. As câmaras também captaram o momento em que um dos terroristas ataca um transeunte que passava na rua.

As autoridades já anunciaram ter conhecimento destas imagens que andavam a circular nas redes sociais.

Os atacantes, Khuram Butt, 27 anos, natural do Paquistão, Rachid Redouane, que teria nacionalidade marroquina e líbia, de 30 anos, e Youssef Zaghba, filho de um marroquino e de uma italiana, foram abatidos.

(dv) Gabriele Sciotto / EPA

Um dos presumíveis atacantes da London Bridge, imobilizado no chão por um agente da polícia britânica, com um dos falsos coletes de explosivos.

Um dos atacantes, imobilizado no chão por um agente da polícia, com um dos falsos coletes de explosivos

Espanhol morreu a tentar salvar uma mulher ferida

O atentado terrorista, que foi reivindicado pelo Estado Islâmico, vitimou oito pessoas e deixou outras 48 feridas, 15 das quais permanecem em estado grave.

Esta quarta-feira, as autoridades confirmaram que o corpo de Xavier Thomas, um cidadão francês de 45 anos, desaparecido desde os atentados, foi resgatado do rio Tamisa. O francês estaria a passar um fim-de-semana na capital britânica com a namorada, que também se encontra gravemente ferida.

Sarah Zelenak, uma cidadã australiana que trabalhava em Londres como au pair, foi outra das vítimas mortais, assim como o espanhol Ignacio Echeverría, de 39 anos, que morreu a lutar contra um terrorista para proteger uma mulher ferida.

Echeverría estava desaparecido desde o dia do ataque, quando estava com um grupo de amigos a andar de skate. O espanhol terá visto um dos atacantes a esfaquear uma mulher e usou o skate como arma para tentar afastar o terrorista.

Familiares dos atacantes chocados

A mãe de Youssef Zaghba, que já tinha sido detido no ano passado em Bolonha, contou à imprensa que notou algumas mudanças no filho nos últimos tempos. “Quando fui a Inglaterra, no ano passado, notei que estava um bocado mais rígido“.

Também a ex-mulher de Rachid Redouane, Charisse O’Leary, publicou um comunicado, no qual afirma estar “profundamente chocada e triste” pelas ações do ex-marido.

“Algum dia vou ter de tentar explicar à nossa filha porque é que o pai fez o que fez”, acrescentou a mulher, que tem nacionalidade britânica.

Esta quinta-feira, um total de 46,9 milhões de eleitores vão votar nas eleições legislativas britânicas e determinar qual o governo que vai negociar a saída do país da União Europeia. Porém, os ataques dos últimos tempos colocam questões como a segurança e o combate ao terrorismo no topo da agenda política.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Ricardo Salgado quer anular multa de 75 mil euros

A defesa de Ricardo Salgado recorreu ao Supremo Tribunal de Justiça para tentar anular uma decisão do Tribunal da Relação de Lisboa que confirmou uma multa de 75 mil do Banco de Portugal por causa …

Portugueses começam a votar nas Presidenciais este domingo. Há 246 mil inscritos

Os portugueses começam a votar já neste domingo, uma semana antes das eleições Presidenciais de 24 de janeiro, no chamado voto antecipado em mobilidade para que se inscreveram mais de 246 mil eleitores. As europeias e …

Maduro ofereceu oxigénio ao Amazonas (quando há venezuelanos a morrerem por falta dele)

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, ofereceu oxigénio hospitalar ao Estado do Amazonas, no Brasil, para ajudar a combater a falta deste gás devido ao elevado número de casos de covid-19. Uma generosidade que está …

Pior dia da pandemia. Portugal regista 10.947 infetados e 166 mortos em 24 horas

O boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS) revela que, este sábado, Portugal atingiu dois recordes num só dia. Portugal voltou a registar um novo máximo este sábado, no dia dois do novo confinamento. Nas últimas …

Vírus duplica incidência em Espanha. Já provocou quase 2.500 mortos em 2021

Nos primeiros 15 dias de 2021, o número de infeções por covid-19 duplicaram em Espanha, com mais 300 mil novos contágios e 2.477 mortes, segundo números das autoridades sanitárias. Espanha começou o ano de 2021 com …

Apoio do Governo para pagar conta da luz em Janeiro não passa dos 2,40 euros por família

O apoio extraordinário que o Governo vai dar às famílias portuguesas para o pagamento da conta da luz, neste mês de Janeiro, devido ao confinamento e às temperaturas anormalmente baixas, é modesto. A verba máxima …

Crónica ZAP - Nota Artística por Nuno Miguel Teixeira

Nota artística: um clássico que valia 14 pontos

https://soundcloud.com/nuno-teixeira-264830877/fc-porto-1-1-benfica-o-musical-1 Chegámos.   Chegámos ao grande jogo do campeonato. Desta vez aparece no calendário só a meio de Janeiro, mas cá está ele. O grande jogo. "Ai não! Há Sporting, há Boavista, há Braga!". O Sporting e o …

Armin Laschet sucede a Angela Merkel na liderança da CDU

Este sábado, Armin Laschet foi eleito líder do partido alemão União Democrata-Cristã (CDU), depois de Angela Merkel ter abandonado o cargo, em setembro. Armin Laschet, chefe do governo da Renânia do Norte-Vestfália, é o novo líder …

"Não há vagas". Ambulâncias fazem fila à porta dos hospitais (até parece Itália em Março)

Os engarrafamentos de ambulâncias à entrada das urgências dos Hospitais de Torres Vedras e de Santa Maria, em Lisboa, ilustram a gravidade do que está a acontecer no Serviço Nacional de Saúde (SNS) com o …

PSD prepara reforma do sistema político e quer "conquistar" PS

Até maio, o PSD vai lançar um processo de debate, interno e externo, para preparar uma série de reformas no sistema político, na Justiça e para a revisão constitucional. O PSD vai preparar um pacote de …