Divulgado vídeo que mostra tiroteio entre polícias e atacantes de Londres

Imagens de um sistema de videovigilância mostram o momento em que os polícias vão ao encontro dos terroristas que, no passado sábado, provocaram o pânico na capital britânica. Oito pessoas morreram e 48 ficaram feridas.

Um novo vídeo, captado por um sistema de videovigilância, mostra o momento em que os agentes da polícia abateram os terroristas que, no passado dia 3 de junho, atacaram a zona de London Bridge e de Borough Market. As câmaras também captaram o momento em que um dos terroristas ataca um transeunte que passava na rua.

As autoridades já anunciaram ter conhecimento destas imagens que andavam a circular nas redes sociais.

Os atacantes, Khuram Butt, 27 anos, natural do Paquistão, Rachid Redouane, que teria nacionalidade marroquina e líbia, de 30 anos, e Youssef Zaghba, filho de um marroquino e de uma italiana, foram abatidos.

(dv) Gabriele Sciotto / EPA

Um dos presumíveis atacantes da London Bridge, imobilizado no chão por um agente da polícia britânica, com um dos falsos coletes de explosivos.

Um dos atacantes, imobilizado no chão por um agente da polícia, com um dos falsos coletes de explosivos

Espanhol morreu a tentar salvar uma mulher ferida

O atentado terrorista, que foi reivindicado pelo Estado Islâmico, vitimou oito pessoas e deixou outras 48 feridas, 15 das quais permanecem em estado grave.

Esta quarta-feira, as autoridades confirmaram que o corpo de Xavier Thomas, um cidadão francês de 45 anos, desaparecido desde os atentados, foi resgatado do rio Tamisa. O francês estaria a passar um fim-de-semana na capital britânica com a namorada, que também se encontra gravemente ferida.

Sarah Zelenak, uma cidadã australiana que trabalhava em Londres como au pair, foi outra das vítimas mortais, assim como o espanhol Ignacio Echeverría, de 39 anos, que morreu a lutar contra um terrorista para proteger uma mulher ferida.

Echeverría estava desaparecido desde o dia do ataque, quando estava com um grupo de amigos a andar de skate. O espanhol terá visto um dos atacantes a esfaquear uma mulher e usou o skate como arma para tentar afastar o terrorista.

Familiares dos atacantes chocados

A mãe de Youssef Zaghba, que já tinha sido detido no ano passado em Bolonha, contou à imprensa que notou algumas mudanças no filho nos últimos tempos. “Quando fui a Inglaterra, no ano passado, notei que estava um bocado mais rígido“.

Também a ex-mulher de Rachid Redouane, Charisse O’Leary, publicou um comunicado, no qual afirma estar “profundamente chocada e triste” pelas ações do ex-marido.

“Algum dia vou ter de tentar explicar à nossa filha porque é que o pai fez o que fez”, acrescentou a mulher, que tem nacionalidade britânica.

Esta quinta-feira, um total de 46,9 milhões de eleitores vão votar nas eleições legislativas britânicas e determinar qual o governo que vai negociar a saída do país da União Europeia. Porém, os ataques dos últimos tempos colocam questões como a segurança e o combate ao terrorismo no topo da agenda política.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Detidas 33 pessoas desde a renovação do estado de emergência

A PSP e a GNR detiveram, até terça-feira, 33 pessoas pelo crime de desobediência desde 3 de abril, totalizando 141 as detenções feitas desde o início do estado de emergência, indicou o Ministério da Administração …

Bruxelas disponibiliza 300 milhões de euros a pequenas e médias empresas para alavancar investimentos

O programa "Escalar" disponibiliza 300 milhões de euros, através do Fundo Europeu de Investimento, para apoiar investimentos de pequenas e médias empresas "promissoras" que queiram crescer. A Comissão Europeia anunciou que vai disponibilizar 300 milhões de …

Maçonaria cancela eleições e proíbe rituais em sessões virtuais

A pandemia de Covid-19 levou o Grão Mestre do Grande Oriente Lusitano, Fernando Lima, a principal obediência maçónica em Portugal, a cancelar as eleições e a proibir os encontros com rituais maçónicos 'online', visto que …

Mourinho quebra regras e assume que errou ao ir treinar com Ndombele

Fotografias e vídeos divulgados nas redes sociais mostram José Mourinho e os jogadores do Tottenham a treinar juntos e a violar as regras de segurança impostas devido ao surto do novo coronavírus. O Tottenham, treinado por …

Rússia bate recordes de infeções diárias. Em Itália, o número de mortes voltou a diminuir

Há três dias consecutivas que o número de novos casos bate recordes de crescimento na Rússia. Já em Itália, o número de mortes voltou a diminuir esta quarta-feira. Pelo terceiro dia consecutivo, o crescimento de número …

Governo prepara apoios aos media "à medida das televisões"

O Governo está a preparar medidas de apoio aos meios de comunicação social, gravemente afetados pela crise causada pela pandemia de Covid-19. Contudo, como considerou o administrador da Global Media Group, Afonso Camões, citado pelo Dinheiro Vivo, tudo …

Archewell. Harry e Meghan registam a sua nova marca

O príncipe Harry e Meghan Markle registaram a sua nova marca, uma fundação sem fins lucrativos chamada Archewell. De acordo com o jornal britânico The Guardian, que cita registos datados de 3 de março, a marca …

Libertação de reclusos. Esquerda ao lado do Governo garante aprovação

PSD, CDS-PP, PAN e Iniciativa Liberal manifestaram reservas ao diploma que prevê a concessão de indultos e antecipação do fim das penas para reclusos que tenham cometido crimes pouco graves. A proposta do Governo que cria …

Galp anuncia cortes de 500 milhões de euros por ano devido à pandemia

A Galp Energia decidiu cortar mais de 500 milhões de euros por ano dos seus custos operacionais e investimentos para 2020 e 2021, visando fazer face ao impacto da pandemia de Covid-19 na procura de …

Bombeiros de Beja admitem recusar transportar suspeitos e doentes

As 15 corporações de bombeiros do distrito de Beja admitem recusar transportar utentes suspeitos e doentes com covid-19 por falta de condições e apoios. As 15 corporações de bombeiros do distrito de Beja referem que, "por …