/

CEO tinha avisado: “explosões incontornáveis” em fábrica no Texas

Michael Wyke / EPA

Passagem do furacão Harvey pelo estado norte-americano do Texas

Uma fábrica de químicos nos arredores de Houston está totalmente inundada devido ao furacão Harvey – que, entretanto, já passou a tempestade tropical – e deverá explodir ou pegar fogo nos próximos dias. “Não há como evitar”, avisou o CEO da empresa, Richard Rowe., esta amnhã. Já foram ouvidas duas explosões.

Durante as chuvas torrenciais provocadas pelo fenómeno atmosférico que, no fim-de-semana, passou a tempestade tropical, a fábrica Arkema, em Crosby, ficou totalmente inundada. Sem os sistemas de refrigeração que mantinham os compostos químicos protegidos, não há como prevenir um incêndio ou explosão, avançava o Expresso esta manhã.

Entretanto, pelas 8h em Lisboa – 2 horas no locais – pelo menos duas explosões foram ouvidas na fábrica de produtos químicos Arkema Inc, em Crosby, a 40 quilómetros de Houston, com relatos de que há fumo negro a sair do edifício. As autoridades recomendam que os residentes da área fiquem afastados.

Pelo menos uma pessoa foi hospitalizada, o adjunto do xerife local, por inalação de químicos.

“Por volta das 2 horas, fomos avisados pelo Centro de Operações de Emergência do condado de Harris de duas explosões e de fumo negro a sair da fábrica Arkema em Crosby”, indicou a empresa num comunicado.

“Queremos que os residentes tenham em conta que os produtos são guardados em diferentes locais na fábrica e que se mantém a ameaça de mais explosões“, acrescentou, pedindo para as pessoas não regressarem à zona evacuada até as autoridades declararem que é seguro fazê-lo.

O CEO da empresa, Richard Rowe tinha já avisado: “Qualquer incêndio irá provavelmente assemelhar-se a um grande fogo com gasolina. O incêndio será explosivo e intenso”.

Na sexta-feira, quando o furacão Harvey – que já fez, entretanto, pelo menos 33 mortos – atingiu o território texano, a fábrica Arkema foi encerrada, mas isso foi insuficiente para impedir que os 102 centímetros de chuva que caíram na área inundassem o local.

A água cortou o fornecimento de eletricidade às instalações fabris, inativando até os geradores de reserva necessários para impedir que os químicos atinjam altas temperaturas.

Face a este cenário, a empresa avisou em comunicado na quarta-feira que é muito provável que os peróxidos orgânicos ali produzidos se tornem bastante perigosos devido à falta de refrigeração.

“O elevado nível de água no local e a falta de eletricidade deixam-nos sem forma de impedir” um desastre, diz Rowe. Quando isso acontecer, o fumo preto produzido no incêndio irá causar irritação na pele, olhos e pulmões de todos os que entrarem em contacto com ele.

As autoridades acreditam que o fogo não deverá alastrar-se para fora da fábrica, mas por precaução já evacuaram todas as casas num raio de 2,4 quilómetros, tendo completado a retirada de trabalhadores na terça-feira à noite.

Operações de resgate continuam

Na madrugada desta quinta-feira, as autoridades continuaram a resgatar milhares de pessoas afetadas pelas inundações, havendo neste momento mais de 32 mil pessoas em abrigos temporários de emergência. Houston, a quarta cidade mais populosa dos Estados Unidos, foi uma das mais atingidas pelo Harvey, com grandes áreas ainda submersas.

Apesar de já ter perdido força suficiente para passar a depressão tropical, as chuvas torrenciais trazidas pelo Harvey não deverão dar tréguas tão cedo, numa altura em que o fenómeno climatérico acabou de atingir uma parte do Louisiana e do Kentucky, quando passam doze anos do devastador furacão Katrina,.

Numa conferência de imprensa na quarta-feira, o governador texano, Greg Abbott, disse que o estado vai precisar de mais de 125 mil milhões de dólares (105 mil milhões de euros) do governo federal para reconstruir as cidades afetadas.

Greg também avisou que “o pior ainda está para vir“, com os meteorologistas a anteverem chuvas torrenciais e mais cheias para os próximos dias.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.