Um ano depois, a ilha de Samoa tem o primeiro caso suspeito de covid-19

Tmarki / Wikimedia

Ilha de Samoa

A covid-19 tem assombrado grande parte da população mundial. Porém, a ilha da Samoa tinha conseguido, até agora, passar pelos “pingos da chuva” no meio da pandemia. Era um dos últimos sítios a resistir ao vírus, mas agora um teste positivo lançou a dúvida.

Já é há cerca de um ano que a população vive com o novo coronavírus, após este ter sido em Wuhan na China. Contudo, a ilha de Samoa, situada no Oceano Pacífico, e que conta apenas com 200 mil habitantes, ainda não tinha verificado nenhum caso de infeção. Esta situação, agora, pode-se inverter, uma vez que foi registado o primeiro caso suspeito.

Para já o caso ainda não é totalmente confirmado, mas sabe-se que se trata de um marinheiro da Samoa que passou recentemente por Itália, avança o Observador.

O primeiro teste feito realizado ao marinheiro acusou positivo, mas um segundo teste deu negativo. As zaragatoas utilizadas nestes dois testes serão enviadas apenas na sexta-feira para a Nova Zelândia, que enviará um avião de carga até à ilha do Oceano Pacífico. Só nessa altura será feita uma nova avaliação.

Segundo as autoridades da Samoa, o homem em causa foi colocado em isolamento profilático desde que chegou à ilha. Deverá manter-se em quarentena, enquanto aguarda por resultados mais conclusivos.

Mesmo sem o registo de nenhum caso positivo, a Samoa vive em estado de emergência desde março. Como medida preventiva, a ilha fechou-se a voos internacionais, recebendo apenas aviões que chegam da Austrália e a Nova Zelândia, e mesmo assim a entrada é apenas permitida a cidadãos da Samoa.

A possibilidade do vírus se espalhar no arquipélago, compostos por duas ilhas principais, é alvo de grande preocupação para as autoridades nacionais, pois para além da alta prevalência de obesidade e doenças cardíacas que coloca uma parte considerável da população em maior risco, a falta de infraestruturas é também um fator de preocupação.

Em 2019, um surto de sarampo infetou mais de 5.700 habitantes da ilha, das quais morreram 83. Na altura também foi declarado estado de emergência e foram proibidos ajuntamentos e celebrações públicas.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Costa está muito empenhado num acordo pelo OE, mas não "a qualquer preço"

O primeiro-ministro disse, esta sexta-feira, que o Governo vai fazer tudo ao seu alcance para chegar a um acordo sobre o Orçamento do Estado para 2022 (OE2022), mas advertiu que "um acordo não se obtém …

Evergrande escapa por um triz ao default e garante o pagamento de juros de 71.7 milhões de euros

A gigante imobiliária chinesa conseguiu cumprir com o pagamento dos juros no limiar do fim da extensão do prazo. No entanto, persistem os receios sobre a possibilidade da crise na China contagiar a economia mundial. A …

Pessoas a andar na rua em Viena, Áustria

Em caso de apagão geral, Áustria é o primeiro país europeu a ter um Plano B(lackout)

E se houvesse um apagão que afetasse todo o continente europeu? O cenário é o argumento que o Ministério da Defesa austríaco tem usado para enviar um aviso à população desde o início deste mês. A …

Só um terço das empresas em Portugal têm gestores com um curso superior

O estudo da Fundação Francisco Manuel dos Santos refere que este valor é negativo para o país já que a formação superior dos gestores está associada à produtividade e há maior probabilidade da empresa começar …

Governo avança com desconto de 10 cêntimos por litro nos combustíveis para as famílias

O Governo vai criar um desconto de dez cêntimos por litro nos combustíveis para todas as famílias, até 50 litros por mês. Uma medida que estará em vigor entre novembro deste ano e março do …

Inês Sousa Real, porta-voz do PAN

PAN já enviou memorando de entendimento ao Governo

O partido Pessoas–Animais–Natureza enviou ao Governo, esta sexta-feira, o memorando de entendimento com cerca de 60 propostas, no âmbito do Orçamento do Estado para 2022 (OE2022). "O PAN fez chegar ao Governo um memorando do qual …

Alterações ao Orçamento de 2021 custaram, afinal, muito mais do que o estimado pelo Governo

Apenas duas das 291 medidas adicionadas representaram um impacto anual de 88 milhões de euros, com o Governo a calcular, durante a especialidade, que a totalidade custaria 3,2 milhões de euros. As alterações feitas ao Orçamento …

Entre a pandemia e os preços da energia, Marcelo alerta que chumbo do OE criaria "mais um problema"

O Presidente da República reiterou, esta sexta-feira, que deseja evitar uma crise política criada por um eventual chumbo do Orçamento de Estado, porque "só juntaria um problema" à pandemia e à subida dos preços dos …

França dá a partir de dezembro "cheque-combustível" de 100 euros

França vai dar a partir de dezembro um “cheque-combustível” único de 100 euros a cerca de 36 milhões de condutores que ganham menos de 2.000 euros por mês devido à escalada dos preços do gasóleo …

Parlamento aprova extinção do SEF

A extinção do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) foi aprovada na Assembleia da República, esta sexta-feira, com os votos a favor do PS, BE e da deputada não-inscrita Joacine Katar Moreira. O texto final apresentado …