Com direito a uma moção sobre ananás na pizza, IL apresenta o Plano B para Lisboa

Miguel A. Lopes / Lusa

Bruno Horta Soares é a escolha para o Plano B da Iniciativa Liberal para a Câmara Municipal de Lisboa. O candidato foi apresentado à porta fechada e até houve direito a uma moção sobre ananás na pizza.

A Câmara Municipal de Lisboa tem sido um problema para a Iniciativa Liberal (L). O nome de Bruno Horta Soares surge depois de o primeiro candidato apresentado pela Iniciativa Liberal, Miguel Quintas, ter sido afastado depois de apenas três dias, alegando estar em causa a privacidade dos filhos.

Numa curta declaração, vem confirmar que esteve em causa uma questão pessoal, especificando que a privacidade dos filhos não estaria protegida se continuasse na corrida autárquica e isso “vale mais do que qualquer política”.

O núcleo de Lisboa da Iniciativa Liberal reuniu-se e aprovou o nome de Bruno Horta Soares, candidato que foi apresentado à porta fechada. O Conselho Nacional reuniu este sábado, mas o programa e a lista de Bruno Horta Soares ainda não foram aprovados por não estarem totalmente completos, sabe o Observador.

Houve ainda espaço para vozes do partido que defendiam que o apoio a Carlos Moedas seria a melhor opção.

No entanto, a ordem de trabalhos começou por uma moção sobre ingredientes na pizza, naquele que é um longo e velho debate: Ananás na pizza. Sim ou não?

A brincadeira prende-se com o facto de a IL estar a ganhar espaço na comunicação social. A quantidade de notícias, fontes e “fugas de informação” levaram os liberais a brincar com a situação para se perceber se tudo chega aos media.

O Porto continua a ser uma incógnita para os liberais. O presidente da Iniciativa Liberal, João Cotrim Figueiredo, assume que a Câmara do Porto é uma das “exceções previsíveis à regra” das candidaturas próprias nas autárquicas e revela que tem havido contactos com o movimento de Rui Moreira.

Confrontado com a possibilidade de vir a ser o candidato da Iniciativa Liberal no Porto, o ex-candidato presidencial Tiago Mayan Gonçalves não exclui essa hipótese.

Apesar das conversas que houve entre a Iniciativa Liberal e Carlos Moedas, Mayan Gonçalves explicou, em entrevista ao Vichyssoise, da Rádio Observador, que não resultaram “provavelmente porque o pendor liberal que exigimos e queremos não pôde ser incorporado”.

No Porto, confirmou que um eventual apoio a Rui Moreira “não está fora de ponderação”, embora não haja decisões tomadas.

Miguel Barros, engenheiro de 52 anos, é o candidato escolhido pelo Núcleo Territorial de Cascais da Iniciativa Liberal para concorrer à presidência do município do distrito de Lisboa, nas próximas eleições autárquicas. Além de Miguel Barros, que é proposto como cabeça de lista, é indicada também a gestora Joana Matias, de 43 anos, como número dois.

Para Setúbal, o Observador adianta que está fechado um independente, apesar de ainda não haver nomes confirmados.

Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Terceira dose da vacina da Pfizer aumenta "fortemente" a proteção contra a variante Delta

Farmacêutica norte-americana pretende submeter um novo pedido de autorização de emergência para a administração da terceira dose ao regulador, depois de já ter visto um pedido anterior ser recusado por falta de evidências científicas. Depois de …

Estabelecimentos abertos até às 02h00. Máscaras na rua acabam em setembro

O primeiro-ministro anunciou, esta quinta-feira, a partir do Palácio Nacional da Ajuda, as novas medidas de desconfinamento decididas no Conselho de Ministros. António Costa começou por referir que, graças às medidas restritivas dos últimos tempos, é …

Surpresa na Liga dos Campeões: Celtic é uma equipa de "terceira divisão"

Críticas à qualidade do plantel do gigante escocês, que nem passou da segunda pré-eliminatória de acesso à Liga dos Campeões. O Midtjylland fez a festa. Há uns tempos seria uma surpresa mas, nos anos mais recentes, …

Corrida à Câmara de Lisboa divide CDS. Mesquita Nunes junta-se aos críticos

A escolha de Filipe Anacoreta Correia, em vez de João Gonçalves Pereira, para número dois da lista à Câmara de Lisboa está a gerar uma guerra interna no CDS. A escolha de Filipe Anacoreta Correia para …

Tragédia Hillsborough: morreu uma vítima, depois de 32 anos em estado vegetativo

Andrew Devine faleceu aos 55 anos. É oficialmente a 97.ª pessoa a morrer por causa do desastre em 1989, em Sheffield. De 15 de abril de 1989 até 27 de julho de 2021 passaram mais de …

Trabalhadores da Google só regressam aos escritórios em outubro e todos vacinados

A maioria dos trabalhadores da Google só regressará aos escritórios em meados de outubro, depois de ser totalmente vacinada, numa tentativa de combater a disseminação da variante Delta do novo coronavírus SARS-COV-2, anunciou esta quarta-feira …

Primeiro-ministro tunisino terá sido agredido antes de concordar em renunciar

O primeiro-ministro da Tunísia, Hichem Mechichi, terá sido alegadamente agredido dentro do palácio presidencial antes de ser afastado de cargo pelo chefe de Estado do país, Kais Saied. Mechichi e o restante governo foram demitidos na …

Comissão Europeia envia primeiro “cheque” do PRR na próxima semana

A Comissão Europeia irá fazer o pagamento da primeira verba do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) no decorrer da próxima semana. Na sessão de assinatura dos contratos do Mecanismo de Recuperação e Resiliência da União …

Marcelo pede ao TC fiscalização do artigo 6.º da Carta de Direitos na Era Digital

O Presidente da República pediu, esta quinta-feira, ao Tribunal Constitucional a fiscalização sucessiva do artigo 6.º da Carta Portuguesa de Direitos Humanos na Era Digital em vigor, tendo em conta o "importante debate público" sobre …

Portugal regista mais 10 mortes e 3009 casos de covid-19

Portugal registou, esta quinta-feira, mais 10 mortes e 3009 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 3009 novos …