/

Tiago Mayan Gonçalves não exclui ser o candidato da IL no Porto

Manuel de Almeida / Lusa

O candidato presidencial apoiado pela Iniciativa Liberal, Tiago Mayan Gonçalves

Confrontado com a possibilidade de vir a ser o candidato da Iniciativa Liberal no Porto, o ex-candidato presidencial Tiago Mayan Gonçalves não exclui essa hipótese.

Em entrevista ao Vichyssoise, da Rádio Observador, Tiago Mayan Gonçalves não exclui vir a ser o candidato da Iniciativa Liberal no Porto nas próximas eleições autárquicas.

Apesar de não ter conseguido os resultados que procurava, Mayan foi um dos vencedores das últimas eleições presidenciais. Com 3.22% dos votos conseguiu quase o triplo da votação global do seu partido nas últimas legislativas, nas quais a Iniciativa Liberal obteve 1,3% dos votos.

As declarações do ex-candidato à Presidência da República surgem após o partido ter anunciado o consultor e fundador da Iniciativa Liberal, Bruno Horta Soares, como candidato à Câmara Municipal de Lisboa.

A autarquia lisboeta tem sido um problema para o partido. O nome de Bruno Horta Soares surge depois de o primeiro candidato apresentado pela Iniciativa Liberal, Miguel Quintas, ter sido afastado depois de apenas três dias, alegando estar em causa a privacidade dos filhos.

“Acima de tudo, o que a IL está a fazer é preparar e levar à escolha dos cidadãos lisboetas uma opção verdadeiramente liberal. A questão de protagonistas sempre foi secundária no nosso partido, temos demonstrado isso até à exaustão”, disse Tiago Mayan Rodrigues em reação à polémica.

“Naturalmente, o episódio de apresentação do candidato que deixou de o ser não era o que queríamos que tivesse acontecido, mas isso não anula o que vai acontecer em Lisboa: uma verdadeira proposta liberal e uma visão autárquica liberal, que dentro de muito pouco tempo saberemos”, acrescentou, rejeitando que o episódio tenha colocado em causa a liderança de João Cotrim Figueiredo.

No caso de Lisboa, explica Mayan, “a análise feita a nível local e na Comissão Executiva é que a melhor forma seria apresentar uma candidatura autónoma e eu tendo a concordar”. O liberal argumenta que pelo que ouviu até agora da proposta de Carlos Moedas, esta “não dista muito do que [Fernando] Medina apresenta”.

Apesar das conversas que houve entre a Iniciativa Liberal e Carlos Moedas, Mayan Gonçalves explica que não resultaram “provavelmente porque esse pendor liberal que exigimos e queremos não pôde ser incorporado”.

No Porto, um eventual apoio a Rui Moreira “não está fora de ponderação”, embora não haja decisões tomadas.

Foi então que, questionado sobre a possibilidade de ser candidato do partido no Porto, Mayan respondeu que neste momento não exclui essa hipótese.

“Vamos ver o que vai ser feito. Não pensei ainda nisso seriamente. Neste momento, não excluo nada porque todos os cenários são possíveis dentro do espectro que já vos disse: de qual é a melhor estratégia para defender uma proposta mais liberal”, disse à Rádio Observador.

Tiago Mayan Gonçalves foi também questionado sobre o que seria um bom resultado para a Iniciativa Liberal.

“Nós falamos da onda liberal e isso tem sido visível já em termos de resultados eleitorais e também continuamente nas sondagens há uma demonstração de um claro crescimento. E um crescimento acima de tudo muito consolidado da base eleitoral da Iniciativa Liberal”, começou por dizer o liberal.

“Bons resultados é demonstrar que essa subida realmente se reflete nas urnas. Nas autárquicas, nós estaremos presentes onde temos núcleos e já temos uma implantação relativamente espalhada pelo país e será importante também em termos de implantação e consolidação territorial do partido. Portanto, há sempre estas duas vertentes”, acrescentou.

Daniel Costa, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.