Igrejas estão a receber (cada vez mais) notificações para pagar IMI de bens isentos

Portuguese_eyes / Wikimedia

Igreja matriz de Penalva do Castelo, em Viseu

Igreja matriz de Penalva do Castelo, em Viseu

As paróquias afirmam que estão a receber notificações excessivas para o pagamento do IMI, quando deviam estar isentas – algo que está a ser visto como desrespeito aos acordos assinados entre o Estado e a Santa Sé.

A Conferência Episcopal diz que não é de agora que as dioceses recebem notificações indevidas para pagar o imposto – mas agora, estão a chegar em excesso.

Residências paroquiais, salas de catequese e largos em frente a igrejas são alguns dos alvos.

O Governo garante que não mudou nada na lei nem deu ordens para tal, mas ainda não há qualquer explicação acerca dos pedidos de pagamento indevidos.

Numa entrevista à RR, Álvaro Bizarro, especialista em direito canónico, afirmou que alguns serviços de Finanças não tiveram um entendimento imediato das normas que o Estado e a Igreja se comprometeram a cumprir, desde 2005.

De acordo com a Concordata assinada, “estão isentas de qualquer imposto ou contribuição geral, regional ou local os lugares de culto ou outros prédios ou parte deles diretamente destinados à realização de fins religiosos“.

No entanto, segundo destacou à TVI Manuel Barbosa, porta-voz da Conferência Episcopal Portuguesa, “se a Igreja Católica desenvolver atividades para além das religiosas – como as de solidariedade social, de educação ou cultura – fica sujeita ao regime fiscal aplicável à entidade”.

Manuel Barbosa alega que, muitas vezes, os estabelecimentos podem desenvolver várias atividades ligadas tanto à religião como à educação, e o Fisco está “a misturar tudo“.

“Não está a respeitar um acordo internacional que está acima das leis locais. É de lamentar essas situações”, disse.

O porta-voz da Conferência Episcopal Portuguesa esclareceu que as dioceses conhecem as normas e já estão a contestar o pagamento à Autoridade Tributária.

BZR, ZAP

PARTILHAR

17 COMENTÁRIOS

  1. E só tem é que pagar!!
    Não é só manipular e recolher dinheiro dos palermas, perdão, fiéis e viver “à grande”!!!
    Eu é que lhes dava a “Santa Sé”… o nome correcto será: “Máfia da Fé”!!

  2. Finalmente alguma coisa com que concordo nesta miséria de governo. Bem sei que a medida não foi por uma questão de justiça, mas antes por uma oportunidade de sacar mais dinheiro, mas intencionalmente ou não acabou-se com uma discriminação injustificada.

  3. E porque razão é que as igrejas, entre outros lugares, destinados ao culto, não deveriam pagar IMI, como qualquer outro espaço? Só o facto de alguém ter pensado em isentar e isentou, através de um acordo internacional, estes lugares é revoltante, e mostra como a igreja, ainda hoje, tem mais poder do que deveria ter.
    Felizmente, a avaliar pelos comentários aqui presentes, os olhos das pessoas começam a abrir-se e as mentes a ficarem mais lúcidas e iluminadas pela razão.
    Seja como for, parece-me que ainda não vai ser agora que irão começar a pagar, porque os santos padres já estão a mexer os cordelinhos para que haja uma intervenção divina que faça apenas o comum mortal pagar, e calar.

    • A avaliar pelos comentários aqui presents, a razão e a coerência não fazem parte do dia-a-dia. Acho piada a este tipo de comentários, a criticar devotos ou a exigir o fim de isenção do IMI para as igrejas ou locais de culto. Afinal, estamos num país onde as mais acesas discussões se centram no futebol e nessa corja de lambões e grunhos que esvoaçam à sua volta. Não são os estádios do Benfica, Sporting e Porto apelidados de Catedrais do Desporto? Pois bem, que se acabe com a isenção do IMI nestes casos. E já agora, que história é essa de perdoar dívidas a clubes? Casos como o do ano passado em que a Câmara de Lisboa perdoou 1.8 milhões de euros ao Benfica. Infelizmente, a Razão nunca chegará aos grunhos, perdão, aos Fiéis da Bola…

      • E qual é a diferença?
        O futebol profissional é outra religião (ou seja, é para “palermas”), logo, também não há qualquer razão para não pagarem IMI!!…

  4. Peçam á Srª de Fátima para fazer o milagre, da isenção fiscal. que tudo entra novamente nos eixos. A DEUS o que é de DEUS, a César o que é de César. É BIBLICO.

  5. Cristo, prevendo, já dizia: “Não leveis segunda túnica… o Pai vos dará o necessário…” e eles não sabem mais onde ir buscar dinheiro. Mas eles vão conseguir… transformar isto numa Síria. É só deixar com eles e dar-lhes tempo.

    • Mas, a ti, o tal “Pai”, nem sequer te deu a inteligência necessária para fazeres um comentário de jeito!…

  6. Por alma de quem é que o Estado Português fez uma Concordata
    só com a Santa Sé?
    Parece estar a impor incapotadamente uma determinada religião.
    Há que ter em conta o artº 41º da Constituição da República Repú-
    blica Portuguesa.

RESPONDER

Balas que assassinaram John F. Kennedy preservadas em modelo 3D

A partir do próximo ano, os Arquivos Nacionais dos Estados Unidos vão disponibilizar, no seu catálogo online, imagens 3D das balas que assassinaram o antigo presidente norte-americano John F. Kennedy. Para criar os modelos das …

Pela primeira vez, neurónios artificiais foram criados para curar doenças crónicas

Uma equipa de investigadores conseguiu recriar as propriedades biológicas dos neurónios em chips, que podem ser úteis ajudar na cura de doenças neurológicas crónicas. Naquele considerado um feito única na ciência, investigadores da Universidade de Bath …

Cientistas encontram uma relação negativa "muito forte" entre inteligência e religiosidade

Uma equipa de investigadores sugere que pessoas religiosas tendem a ser menos inteligentes do que pessoas sem crenças religiosas. O estudo tem gerado uma grande controvérsia. A religião é um tema forte, capaz de juntar ou …

Descoberta nova espécie de tubarão pré-histórico que podia chegar aos sete metros

Uma nova espécie de tubarão pré-histórico foi descoberta no Kansas, nos Estados Unidos. Este predador podia crescer até quase sete metros de comprimento. De acordo com a revista Newsweek, Kenshu Shimada, da Universidade DePaul, e Michael …

Conhecido medicamento para diabetes pode conter um carcinógeno

A Food and Drug Administration, agência federal e reguladora do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, está a testar amostras de metformina, um medicamento para diabetes que pode conter o carcinógeno N-Nitrosodimetilamina …

Nobel da Física diz que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra

Didier Queloz disse, este sábado, estar convencido de que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra, razão pela qual está "zangado" com alguns argumentos do cofundador da Tesla, Elon Musk. Os suíços …

Ford está a reciclar palha de café do McDonald's. Quer transformá-la em peças de carro

https://vimeo.com/377768195 A Ford está a fabricar peças de carro através de palha de café reciclada do McDonald's. A iniciativa contribui para a redução da pegada ecológica e do desperdício alimentar. O combate às alterações climáticas cabe um …

Comité da ONU preocupado com condições das prisões em Portugal

As condições de detenção, a sobrelotação das prisões, o alegado uso da força e outros abusos contra pessoas pertencentes a grupos raciais e étnicos são as principais preocupações do Comité da ONU contra a Tortura …

Cientistas identificaram organismo que prospera ao comer meteoritos

O micróbio Metallosphaera sedula tem uma propensão para comer minerais. E não estamos a falar de granito ou giz, mas de rochas muito mais especiais como meteoritos. Segundo o Science Alert, uma equipa internacional de cientistas …

Médicos estrangeiros em Portugal atingem o valor mais alto da última década

O número de médicos estrangeiros registados em Portugal atingiu, em 2019, o valor mais elevado da última década, situando-se em 4192, mais 9,1% face a 2009, revelam dados da Ordem dos Médicos (OM). A maioria dos …