Nesta Páscoa, igreja na Polónia aceita confissões dos católicos por drive-in

Para que os católicos possam cumprir a exigência de confessar antes da Páscoa, um padre polaco tem ouvido as suas confissões no estacionamento de uma igreja de Varsóvia. As igrejas do país estão fechadas devido à pandemia de Covid-19.

“Não faz diferença, pois a confissão não depende da localização. É um sacramento”, disse à AFP Marcin, de 44 anos, depois de revelar os seus pecados. “Em vários momentos da minha vida, confessei em diferentes lugares, seja em pé, enquanto caminhava ou de joelhos num confessionário”, acrescentou.

Segundo noticiou o Raw Story, no parque de estacionamento da igreja, uma longa fila de carros esperava ao sol, com os motoristas a aguardar a sua vez para falar com o padre. Outros chegavam a pé e sentavam-se nas cadeiras corretadas posicionadas para que evitassem o contato visual com o padre e respeitassem as regras de distanciamento social.

Alguns também usavam máscaras para impedir a propagação do vírus.

“É estranho. Sinto-me estranha”, disse Karolina, de 40 anos. “Mas, por razões de segurança e para manter a paz de espírito, acho que é bom”, disse, também à AFP.

Padres de outras cidades da Polónia também começaram a confessar drive-through, seguindo um exemplo dado por clérigos nos Estados Unidos (EUA).

Desde o início da pandemia, as autoridades religiosas polonesas lembraram aos católicos que a confissão por telefone ou pela Internet não é válida. O local para confessar, contudo, não precisa ser um confessionário de uma igreja.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Em seis Câmaras, três do PS estão em risco. Duas prometem suspense, outra tem o trunfo Santana

Fernando Medina e Rui Moreira estarão perto da reeleição. Almada e Coimbra serão palco de uma luta renhida e, na Figueira da Foz, Santana ameaça com um possível regresso à Câmara Municipal. Não são esperadas grandes …

Jerónimo incendiou a esquerda, Ferreira apagou o fogo e CDU e BE preparam-se para contar na capital

Jerónimo de Sousa lançou o caos ao afastar coligações pós-eleitorais, mas João Ferreira veio esclarecer as declarações do líder comunista no arranque da campanha eleitoral. À semelhança da CDU, também o Bloco de Esquerda está …

Costa responde aos que se "irritam" com o PRR: "Não é um plano do PS"

António Costa disse que há "quem se irrite muito" quando fala no PRR, mas que não há razões para isso. A bazuca é um "plano do país", garantiu esta terça-feira. António Costa defendeu, esta terça-feira ao …

Ensaio clínico em larga escala para deteção precoce de cancro prestes a arrancar no Reino Unido

  O serviço nacional de saúde britânico lançou o maior ensaio clínico do mundo de um teste de sangue que visa detetar mais de 50 tipos de cancro antes que os sintomas apareçam. O serviço de saúde …

Físicos descobrem que os buracos negros exercem pressão sobre o meio ambiente

Na primeira descoberta científica do género, físicos da Universidade de Sussex descobriram que os buracos negros exercem uma pressão sobre o meio ambiente. Em 1974, Stephen Hawking fez a descoberta de que os buracos negros emitem …

Identificada uma "fórmula mágica" para o sucesso criativo

Uma equipa de investigadores identificou uma "fórmula mágica" para o sucesso criativo. Os autores basearam-se no trabalho de milhares de artistas. O pintor norte-americano Jackson Pollock é uma referência no movimento do expressionismo abstrato, tornando-se conhecido …

Um dinossauro gigante com o dobro do comprimento dos tiranossauros dominou a cadeia alimentar

A nova espécie foi descoberta no Uzbequistão e tinha dentes semelhantes aos de um tubarão. Pesava cinco vezes mais do que o principal predador conhecido até agora, o tiranossauro. Há cerca de 90 milhões de anos, …

A teimosia de Simeone e a "cabeça dura" de Conceição vão defrontar-se já amanhã

O FC Porto e o Atlético de Madrid vão arrancar a campanha na Champions já amanhã, e os velhos amigos Sérgio Conceição e Diego Simeone deixaram recados um ao outro nas conferências de imprensa. É já …

Parlamento Europeu apela ao reconhecimento das uniões homossexuais em toda a União

Os eurodeputados querem que os casais homossexuais e as suas famílias sejam tratadas de forma igual em todos os estados-membros. Os eurodeputados exigiram esta quarta-feira que os casais homossexuais beneficiem dos mesmos direitos dos restantes em …

Dínamo Kiev 0-0 Benfica | Tanta posse para acabar a rezar a São VAR

As “águias” dominaram as operações durante grande parte deste primeiro encontro de Liga dos Campeões “a sério” em 2021/22, mas não materializaram essa superioridade e no fim viram Vlachodimos, os postes e o VAR a …