Nesta Páscoa, igreja na Polónia aceita confissões dos católicos por drive-in

Para que os católicos possam cumprir a exigência de confessar antes da Páscoa, um padre polaco tem ouvido as suas confissões no estacionamento de uma igreja de Varsóvia. As igrejas do país estão fechadas devido à pandemia de Covid-19.

“Não faz diferença, pois a confissão não depende da localização. É um sacramento”, disse à AFP Marcin, de 44 anos, depois de revelar os seus pecados. “Em vários momentos da minha vida, confessei em diferentes lugares, seja em pé, enquanto caminhava ou de joelhos num confessionário”, acrescentou.

Segundo noticiou o Raw Story, no parque de estacionamento da igreja, uma longa fila de carros esperava ao sol, com os motoristas a aguardar a sua vez para falar com o padre. Outros chegavam a pé e sentavam-se nas cadeiras corretadas posicionadas para que evitassem o contato visual com o padre e respeitassem as regras de distanciamento social.

Alguns também usavam máscaras para impedir a propagação do vírus.

“É estranho. Sinto-me estranha”, disse Karolina, de 40 anos. “Mas, por razões de segurança e para manter a paz de espírito, acho que é bom”, disse, também à AFP.

Padres de outras cidades da Polónia também começaram a confessar drive-through, seguindo um exemplo dado por clérigos nos Estados Unidos (EUA).

Desde o início da pandemia, as autoridades religiosas polonesas lembraram aos católicos que a confissão por telefone ou pela Internet não é válida. O local para confessar, contudo, não precisa ser um confessionário de uma igreja.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Caso Maddie. Suspeito alemão alvo de nova investigação por crime semelhante na Alemanha

Christian B., de 43 anos, poderá estar associado ao desaparecimento de uma menina de cinco anos, em 2015, na Alemanha. De acordo com a agência DPA, o Ministério Público alemão abriu uma nova investigação sobre o …

À espera de propostas concretas, Jerónimo quer salário pago a 100%

Jerónimo de Sousa admite que só tomará uma posição quanto ao Orçamento Suplementar quando souber as "propostas concretas". Esta sexta-feira, o secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, disse que só tomará uma posição quanto ao Orçamento …

Do ruído à reciclagem. No Dia Mundial do Ambiente, associação Zero divulga dados preocupantes

As principais preocupações da associação ambientalista Zero em Portugal são ao nível do desperdício de água, do ruído e da reciclagem. Do excesso de lixo produzido por cada habitante ao ruído em excesso provocado pelo …

Esferográfica pessoal e máscara obrigatórios nas eleições do FC Porto

As eleições do FC Porto estão agendadas para este fim de semana e os sócios que quiserem exercer o seu direito de voto terão de levar uma máscara de proteção individual e uma esferográfica. No comunicado …

Açores sem infetados por covid-19. Último paciente internado recuperou

Os Açores estão oficialmente livres de covid-19. Dois meses e meio depois do primeiro caso na região, os Açores não têm qualquer registo de infetados por covid-19. Vasco Cordeiro, presidente do Governo Regional, anunciou no Facebook …

Miguel Albuquerque ainda pondera candidatura a Belém

O Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, ainda está a ponderar uma eventual candidatura à Presidência da República. O presidente do Governo Regional da Madeira e da estrutura regional do PSD, Miguel Albuquerque, disse …

Governo reforça oferta de creches e lares com mais espaços e funcionários

O primeiro-ministro, António Costa, considera que "é necessário reforçar em equipamentos como creches, lares ou no apoio domiciliário". Os programas sociais de apoio a idosos vão criar três mil postos de trabalho, anunciou o primeiro-ministro esta …

Marcelo e Rio almoçaram a sós em frente ao Tejo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, felicitou o líder do PSD, Rui Rio, pela apresentação do programa de recuperação económica. Marcelo Rebelo de Sousa e Rui Rio almoçaram, esta sexta-feira, num restaurante em frente …

75% dos hotéis em Portugal reabre em junho, mas com menos quartos

A maioria dos hotéis em território nacional vai abrir portas a partir de junho, sendo a expectativa dos feriados da próxima semana muito importante para esta reabertura. Segundo um inquérito da Associação da Hotelaria de Portugal …

Banco de Fomento precisa da luz verde de Bruxelas e do Banco de Portugal

O primeiro-ministro anunciou a criação do Banco de Fomento e já tem um acordo prévio com a Comissão Europeia. No entanto, para que funcione como um banco, também precisa de luz verde do Banco de …