//

Igreja de Inglaterra aprova nomeação de mulheres bispo

Messiah Lutheran (Mechanicsville, VA) / Flickr

O Arcebispo de Canterbury, Justin Welby

O Arcebispo de Canterbury, Justin Welby

A igreja em Inglaterra ultrapassou esta segunda-feira divisões amargas e votou a favor da nomeação de mulheres bispo pela primeira vez em quase 500 anos de história.

Esta decisão contraria a anterior rejeição de 2012 e surge depois de uma intensiva diplomacia levada a cabo pelo Arcebispo de Canterbury, Justin Welby.

A votação foi feita pelas diferentes “casas” da igreja, tendo a Câmara dos Bispos votado 37 a favor, dois contra e uma abstenção, a Casa do Clero teve 162 votos a favor, 25 contra e quatro abstenções e a Câmara dos Leigos 152 a favor, 45 contra e cinco abstenções.

Gritos de felicitações surgiram na Igreja General Synod, em York, no norte de Inglaterra, quando a medida foi aprovada.

As primeiras mulheres bispo podem agora ser nomeadas antes do fim do ano.

A Igreja de Inglaterra é a mãe igreja da Comunhão Anglicana global e é seguida por cerca de 80 milhões de pessoas, em mais de 165 países.

A medida tem agora de ser debatida no Parlamento britânico, aprovada pela rainha Isabel II e regressar a General Synod em novembro por formalidade antes de se tornar efetiva.

Esta aprovação da igreja britânica não obriga as igrejas anglicanas nos outros países a permitir também mulheres bispos, mas clérigos seniores dizem que abre um precedente simbólico que as outras igrejas podem seguir.

Existem já mulheres bispo anglicanas em outros países como os Estados Unidos, Canadá e Austrália.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.