Igreja de Inglaterra aprova nomeação de mulheres bispo

Messiah Lutheran (Mechanicsville, VA) / Flickr

O Arcebispo de Canterbury, Justin Welby

O Arcebispo de Canterbury, Justin Welby

A igreja em Inglaterra ultrapassou esta segunda-feira divisões amargas e votou a favor da nomeação de mulheres bispo pela primeira vez em quase 500 anos de história.

Esta decisão contraria a anterior rejeição de 2012 e surge depois de uma intensiva diplomacia levada a cabo pelo Arcebispo de Canterbury, Justin Welby.

A votação foi feita pelas diferentes “casas” da igreja, tendo a Câmara dos Bispos votado 37 a favor, dois contra e uma abstenção, a Casa do Clero teve 162 votos a favor, 25 contra e quatro abstenções e a Câmara dos Leigos 152 a favor, 45 contra e cinco abstenções.

Gritos de felicitações surgiram na Igreja General Synod, em York, no norte de Inglaterra, quando a medida foi aprovada.

As primeiras mulheres bispo podem agora ser nomeadas antes do fim do ano.

A Igreja de Inglaterra é a mãe igreja da Comunhão Anglicana global e é seguida por cerca de 80 milhões de pessoas, em mais de 165 países.

A medida tem agora de ser debatida no Parlamento britânico, aprovada pela rainha Isabel II e regressar a General Synod em novembro por formalidade antes de se tornar efetiva.

Esta aprovação da igreja britânica não obriga as igrejas anglicanas nos outros países a permitir também mulheres bispos, mas clérigos seniores dizem que abre um precedente simbólico que as outras igrejas podem seguir.

Existem já mulheres bispo anglicanas em outros países como os Estados Unidos, Canadá e Austrália.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Médicos imigrantes impedidos de ajudar a combater o coronavírus nos EUA

Devido às regras dos vistos, muitos médicos imigrantes estão a ser proibidos de ajudar a combater a pandemia de covid-19 fora do hospital em que trabalham. Os Estados Unidos continuam a sentir em força as consequências …

Espanha insiste em emissão conjunta de dívida europeia "a médio prazo"

A ministra da Economia espanhola diz que o acordo alcançado pelo Eurogrupo "fazia falta", mas insiste que haja emissão conjunta de dívida europeia "a médio prazo". O Parlamento espanhol aprovou, entretanto, a renovação do estado …

Hyundai apresenta conceito de novo elétrico conduzido com joysticks

A Hyundai apresentou o conceito para um novo veículo, chamado Prophecy. O carro elétrico não é guiado pelo tradicional volante, mas sim por dois joysticks. As feiras automóveis estão todas interrompidas devido à pandemia de covid-19, …

Hospital da Cruz Vermelha excluído da rede de combate à pandemia

O Hospital da Cruz Vermelha não vai integrar a "rede covid", criada em resposta à pandemia do novo coronavírus, anunciou esta quinta-feira o executivo, realçando que esta decisão é tomada porque, face à situação atual, …

Coronavírus. Luvas de látex são perigosas quando não utilizadas corretamente

Quase como acontece com as máscaras, caso não sejam utilizadas corretamente, as luvas descartáveis de látex podem ser perigosas, ajudando a disseminar mais facilmente o vírus. A pandemia de covid-19 despertou grande interesse de como as …

Bloco de Esquerda "não vai aceitar austeridade" no pós-pandemia

A coordenadora nacional do Bloco de Esquerda diz que "não vai aceitar austeridade" em 2021, após a pandemia da covid-19, e garantiu que, pelo seu partido, "não faltará maioria" para ajudar Portugal a sair de …

Em Canonica d'Adda, homens e mulheres têm dias diferentes para ir às compras

A presidente da câmara de uma pequena cidade da Lombardia, Canonica d'Adda, em Itália, decidiu que homens e mulheres terão dias diferentes para fazer compras, visando limitar a multidão nas lojas e lutar contra a …

Linhas de crédito alargadas a todos os setores de atividade

O Governo alargou os apoios "à globalidade do tecido empresarial", nomeadamente aos setores do comércio e serviços, dos transportes, do imobiliário, da construção, indústrias extrativas e transformadoras. As linhas de crédito lançadas pelo Governo para apoiar …

Rui Rio: PSD não está a cooperar com o PS, mas com o Governo em nome de Portugal

O presidente do PSD, Rui Rio, afirmou esta quinta-feira que não está a cooperar com o PS, mas com o Governo de Portugal na crise da pandemia, esclarecendo que aquilo que defende é uma lógica …

Seis demissões na direção do Barcelona. "Alguém meteu dinheiro ao bolso"

Seis dirigentes do FC Barcelona apresentaram demissão ao presidente do clube catalão Josep Maria Bartomeu, avança a imprensa espanhola. De acordo com a agência noticiosa EFE, que dá conta das baixas esta sexta-feira, entre as demissões …