/

Identificados mais 25 infetados no lar de Vila Real. Número total sobe para 45

Pedro Sarmento Costa / Lusa

O presidente da Câmara de Vila Real, Rui Santos, disse esta quinta-feira que foram detetados mais 25 idosos e funcionários com covid-19 no Lar de Nossa Senhora das Dores, elevando para 45 o número de infetados nesta instituição.

Depois de 13 utentes e sete funcionários terem dado positivo para covid-19, foram realizados na quarta-feira mais 75 testes aos residentes e colaboradores desta instituição particular de solidariedade social. O autarca ressalvou que, até agora, são apenas conhecidos “29 dos 75 testes e, desses, 25 deram positivo”.

“Estranhamente, só passado 25 horas é que obtivemos os primeiros números e os números são assustadores. Em 29 testes, 25 deram positivo. Em 29, 25 pessoas dentro deste lar estão infetadas. Faltam ainda os restantes testes e se a proporção se mantiver significará que cerca de 60 a 70 pessoas estão infetadas”, lamentou.

“Esta é uma situação que se prolonga há alguns dias”, afirmou o autarca.

Na manhã desta sexta-feira, a autarquia anunciou que o Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD) assumiu os cuidados a prestar aos idosos do lar de Vila Real, prevendo-se que sejam retirados ainda nesta sexta-feira daquele edifício

Segundo a autarquia, foram encaminhados três utentes com testes positivos à covid-19 para o CHTMAD e foi ainda retirado um utente com teste negativo, que foi transferido para Vila Nova de Gaia. Nessa altura, de acordo com a fonte, o centro hospitalar “decidiu enviar para o lar a sua diretora clínica, dois enfermeiros e dois auxiliares, para avaliarem a condição médica dos utentes presentes no lar, antes de continuar a evacuação”.

“Foi proposto pela diretora clínica interromper a evacuação, ficando os elementos do CHTMAD, os elementos do Exército, da Cruz Vermelha e as funcionárias do Lar, a assegurar a assistência aos utentes durante a noite”, referiu.

Foi ainda dada a possibilidade a todas as funcionárias de saírem do edifício, passando a cumprir o isolamento profilático nas suas casas, no entanto, estas optaram por permanecer junto dos utentes. “O CHTMAD assumiu assim os cuidados a prestar aos idosos, aguardando-se que hoje os reencaminhem para as suas instalações ou outras que considerem adequadas”, afirmou a câmara de Vila Real.

O município de Vila Real garantiu que vai continuar a acompanhar o desenvolvimento desta situação que passou “para a alçada da saúde”.

Primeiro caso detetado no domingo

O primeiro caso de um idoso com covid-19 no Lar de Nossa Senhora das Dores foi detetado no domingo. Na terça-feira foram divulgados 13 utentes e sete funcionários positivos e, na quarta-feira, 11 idosos foram transferidos para o hospital militar do Porto.

Dois já se encontravam no CHTMAD.

Também na quarta-feira foram realizados mais 75 testes aos restantes residentes e colaboradores que se encontravam nesta instituição particular de solidariedade social.

Em Portugal, registaram-se 60 mortes, mais 17 do que na véspera (+39,5%), e 3.544 infeções confirmadas, segundo o balanço feito na quinta-feira pela Direção-Geral da Saúde, que identificou 549 novos casos em relação a quarta-feira (+18,3%

Portugal encontra-se em estado de emergência desde as 00:00 de quinta-feira e até às 23:59 de 2 de abril e esta quinta-feira registava 60 mortes e 3.544 infeções associadas à covid-19, segundo a Direção-Geral da Saúde.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.