“Ajudem-nos”. Lar de Vila Real tem 20 infetados e está a ser evacuado

As funcionárias de um lar de Vila Real gritaram esta terça-feira à janela “ajudem-nos”, numa altura em que o presidente da Câmara exige ao Estado uma “resposta imediata” para a instituição, onde 20 pessoas estão infetadas com a Covid-19.

Rui Santos falou junto ao Lar da Nossa Senhora das Dores, no centro da cidade. Nesse momento, de acordo com o Observador, algumas funcionárias lançarem um grito de socorro. “Queremos ajuda. Queremos fazer os testes”, gritaram as profissionais, que traziam colocada uma máscara na cara. Uma delas referiu estar no lar “há sete dias”.

“Se for preciso pagamos os testes. Eu quero saber se estou bem, mas também quero saber dos idosos”, gritou ainda a funcionária.

Rui Santos garantiu estar a fazer “tudo o que é possível” para resolver o problema. Para o autarca, que falava após uma reunião da Proteção Civil Municipal, “o momento é de profunda preocupação”.

A evacuação do lar de idosos começou a ser feita esta quarta-feira de manhã. Os utentes infetados estão a ser transferidos para o hospital militar do Porto. Os restantes cerca de 60 utentes da instituição vão ser encaminhados para o hospital militar de Braga, que está entregue à Cruz Vermelha.

No total são 13 utentes, sendo que dois deles já tinham sido levados para o hospital de Vila Real, sobrando agora 11, mais sete funcionários. De acordo com o semanário Expresso, o transporte está a ser feito de ambulância.

 

Depois da evacuação, o edifício vai ser desinfetado e “à medida que for possível, irá reabrir”, acrescentou.

Segundo Rui Santos, só foram testados os que apresentavam sintomatologia. O primeiro caso positivo da covid-19 nesta instituição foi detetado no domingo, tratando-se de um doente oncológico.

A Unidade de Saúde Pública do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Marão e Douro Norte determinou esta terça-feira o isolamento de todos os casos positivos detetados neste lar, designadamente 13 utentes e sete funcionários, e determinou o isolamento profilático dos restantes utentes e profissionais.

“Situação de catástrofe” em Viseu

O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses alertou, ao Observador, para uma “situação de catástrofe” noutra instituição: na Santa Casa da Misericórdia de Resende, em Viseu.

A Unidade de Cuidados Continuados está desde domingo em isolamento, depois de ter sido detetado um caso positivo numa utente, que acabou por morrer. Em comunicado, o sindicato dá agora conta de 10 casos positivos na instituição, que tem 18 idosos ao cuidado de apenas três enfermeiros.

Segundo Alfredo Gomes, da direção do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses, estes profissionais de saúde estão a trabalhar em “ciclos de 24 horas”, com apenas oito horas de descanso entre os turnos, e sem equipamento de proteção individual.

A Santa Casa da Misericórdia de Resende afirma que ainda não recebeu qualquer indicação por parte da Direção-Geral da Saúde.

“A Instituição já assumiu ter esgotado todos os recursos que tinha definido no seu plano de contingência, não ter capacidade de resposta e até já ter alertado a Direção Geral da Saúde, da qual não obteve qualquer resposta ou ajuda”, lê-se no comunicado.

ZAP // Lusa

 

PARTILHAR

RESPONDER

Centeno deixa aviso à Zona Euro. Futuro da UE depende da resposta que der à pandemia

Mário Centeno escreveu aos ministros das Finanças da Zona Euro para os alertar que o futuro da União Europeia depende da forma como conseguir lidar com a crise económica devida à pandemia de Covid-19. Uma …

Governo quer desempregados e trabalhadores em lay-off a reforçar lares e hospitais

O Governo criou uma medida de Apoio ao Reforço de Emergência de Equipamentos Sociais e de Saúde com o objetivo de apoiar as entidades do setor social e solidário. De acordo com o ECO, o Governo …

Recibos verdes podem pedir apoio a partir desta quarta-feira. Será pago ainda este mês

O apoio por quebra de atividade destina-se a trabalhadores independentes que nos últimos 12 meses tenham tido obrigação contributiva em pelo menos 3 meses consecutivos. O formulário para os trabalhadores independentes pedirem apoio por redução de …

"Este mês é perigosíssimo!" Costa avisa que "não podem ir à terra" na Páscoa

"As pessoas não podem ir à terra!" O alerta é de António Costa que avisa que este mês de Abril "é perigosíssimo" por causa da Páscoa. O primeiro-ministro recomenda também aos emigrantes que não venham …

13% dos casos de covid-19 em Portugal são profissionais de saúde. Há 10 médicos nos cuidados intensivos

Um em cada oito infetados com o novo coronavírus em Portugal é profissional de saúde. O número de médicos, enfermeiros, auxiliares e outros trabalhadores de hospitais e centros de saúde que estão contagiados não pára …

Curva em Itália parece estar a aplanar. Confirmado primeiro caso num campo de refugiados grego

A Itália registou mais 4.053 casos positivos e mais 837 mortes em 24 horas, valores semelhantes aos de segunda-feira e que sugerem que a curva da covid-19 parede estar a estabilizar. De acordo com o Observador, …

Há mais de 8 mil infetados e 187 mortes por covid-19 em Portugal

Há mais 27 mortes em relação a terça-feira, aumentando o número total de óbitos para 87. O número de casos confirmados em Portugal já ascende as 8 mil pessoas. O boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da …

Há falhas no sistema que regista casos de covid-19. A "esmagadora maioria" não vai ser contabilizada

O sistema que regista os casos de covid-19 em Portugal é "um pesadelo burocrático", denunciam os infecciologistas. A "esmagadora maioria" dos casos vai acabar por não ser notificada, acrescentam. O problema tornou-se público quando a Direção-Geral …

Mais de 3600 empresas já pediram acesso ao lay-off simplificado

O Governo já recebeu 3600 pedidos de empresas para aderirem ao regime lay-off lançado na semana passada, disse, esta terça-feira, a ministra do Trabalho e da Segurança Social. Ana Mendes Godinho, que falava aos jornalistas no …

Em tempos de crise, os emprestados podem ser a solução do Benfica

Bruno Varela, Cristián Lema, Filip Krovinovic, Gedson Fernandes e Diogo Gonçalves são hipóteses que Bruno Lage tem a seu dispor para regressar dos empréstimos. A suspensão das competições desportivas deixa muitos clubes entre a espada e …