Iceberg do tamanho de Manhattan separou-se da Antártida

As temperaturas elevadas nas águas em torno da Antártica foram responsáveis pela separação de um bloco de gelo do tamanho de Manhattan, revelaram cientistas norte-americanos.

Imagens da Antártida tiradas por satélite em janeiro mostram a separação do continente de um bloco gigantesco do Glaciar de Pine Island, com cerca de 60 km2 – algo um pouco superior a 1,5 vezes o tamanho da cidade do Porto.

Segundo o LiveScience, algumas áreas da superfície gelada da Antártida estão marcadas com inúmeras fendas, que podem provocar um agravamento desta ruptura.

O glaciólogo Ian Howat, investigador da Universidade Estatal de Ohio, considera que esta ruptura poderia ser resultado de uma anterior, que aconteceu em julho de 2015. Porém, é de realçar que o bloco de gelo que então se separou do continente era bastante maior: cerca de 600 km2cerca de 6 vezes o tamanho da cidade de Lisboa.

“Uma separação tão rápida parece atípica para este glaciar”, diz Howat. Porém, o incidente “condiz com uma imagem mais ampla das fendas basais no centro da plataforma do gelo erodida pelas águas mornas do oceano, o que provoca que a plataforma se quebre de dentro para fora”, explicou.

De acordo com o Centro de Informações Nacional de Neve e Gelo norte-americano, a superfície do gelo atingiu um nível mínimo de 2,3 milhões de km².

O glaciar Pine Island está “a recuar e emagrecer”, diz Simon Gascoin, especialista do Centro Nacional de Estudos Científicos francês. Ao longo dos últimos 27 anos, as águas por baixo do glaciar aqueceram 17 graus.

“Os recentes processos de separação e ruptura podem ser provas autênticas de uma rápida desintegração da plataforma de gelo em curso, em grande parte devido ao aquecimento do oceano”, resumiu Gascoin.

No início deste mês, a agência espacial europeia ESA alertou que, numa outra área da Antártida, a plataforma de gelo Larsen C está a ponto de se desprender. Segundo a agência, a fenda que há anos surgiu na plataforma está a aumentar “mais rapidamente do que nunca” e está prestes a separar-se da terra firme.

Se uma barreira de gelo como esta se soltar, o fluxo das calotes polares localizadas a seguir a ela pode ser acelerado, o que produziria o aumento do nível do mar, alertam os especialistas da ESA.

Em dezembro, aviões da NASA descobriram numa das calotes polares mais vulneráveis da Antártida uma fenda gigante de 112 quilómetros de extensão, cuja aparência aponta para o início do colapso desta massa de gelo e a formação de um mega-iceberg de 6500 km2.

Os climatologistas, oceanógrafos e outros cientistas acreditaram durante muito tempo que as mudanças climáticas ameaçavam destruir principalmente as reservas setentrionais de gelo da Terra — as plataformas de gelo da Gronelândia e a calote polar norte.

Porém, nos últimos anos, essa visão começou a mudar, porque os cientistas encontraram evidências de que o primeiro gelo a desaparecer será não o do norte, mas algumas das plataformas de gelo da Antártida, que está a rachar de dentro para fora, levando a um aumento catastrófico do nível do mar.

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Ai ZAP… que é que vocês andam a fazer???!!!…
    Depois admirem-se se forem outra vez crucificados por estarem a difundir os alertas contra as alterações climáticas/aquecimento global…
    (modo irónico ligado 😉 )

    • O PauloSR ligà vôntádê u çêu módu íróníco i adêspôiz adêsligue-u tâmbéin à çúa béla daz avôntádez. Nô lígue i adesligue é muintaz vêzessez ca dapôiz póde acônfundir-çe u alígádo cô u adêsligádo i acônfundir-çe az àltêrâssõez aqéssimêntózas côz az aclímátózas glubâlízântez!!!

RESPONDER

Limitação dos apoios a sócios-gerentes não é "justa", diz Confederação das empresas

A Confederação das Micro, Pequenas e Médias Empresas não entende a razão para limitar a ajuda a sócios-gerentes ao valor de 1.905 euros, proposta que não consideram justa. Em entrevista à Rádio Observador na quinta-feira, o …

Devolução de manuais. Diretores acusam políticos de "brincar às escolinhas"

Os diretores escolares criticaram hoje o 'timing' da proposta de suspensão de devolução de manuais escolares, acusando os políticos de andar a “brincar às escolinhas” sem perceberem o trabalho que implica reutilizar milhões de livros. O …

Passageiros dos EUA e PALOP têm de apresentar teste negativo de covid-19

O Governo prorrogou várias medidas restritivas do tráfego aéreo com destino e a partir de Portugal, com novas orientações e exceções, num despacho publicado terça-feira em Diário da República. Segundo noticiou o Expresso, um comunicado do …

PGR angolana diz que Isabel dos Santos pode ser ouvida em Portugal

Isabel dos Santos pode ser ouvida em Portugal ou noutro país com acordos judiciários com Angola, no âmbito do processo-crime por alegada má gestão e desvio de fundos da Sonangol, disse à Lusa fonte da …

Autoridades descartam participação da milícia "Escritório do Crime" no caso Marielle Franco

O envolvimento da milícia conhecida como "Escritório do Crime" no homicídio da vereadora e ativista Marielle Franco chegou a ser investigado, mas foi descartado pela polícia brasileira. O delegado brasileiro Daniel Rosa, da cidade do Rio …

Desconfinamento não foi suficiente. Desemprego volta a subir em Espanha para valores de 2016

O número de desempregados inscritos nos serviços públicos de emprego em Espanha voltou a aumentar em 5.107 pessoas em junho, uma desaceleração em relação a maio, atingindo um total de 3.862.883 espanhóis. De acordo com os …

Governo vai monitorizar discurso de ódio na Internet

O Governo vai monitorizar o discurso de ódio nas plataformas online, estando "em vias" de dar início à contratação pública de um projeto que deverá traduzir-se num barómetro mensal de acompanhamento e identificação de sites. Segundo …

Tribunal britânico decide que é Guaidó (e não Maduro) quem manda nas reservas de ouro da Venezuela

A justiça britânica decidiu esta quinta-feira que é o líder da oposição venezuelana Juan Guaidó e não o Presidente Nicolás Maduro quem tem autoridade sobre as reservas de ouro da Venezuela depositadas no Banco de …

Mistério resolvido. Cientistas descobriram como é que as cobras "voam"

Nem todas as cobras se movem arrastando-se discretamente pelo chão. Há uma cobra do género Chrysopelea que parece voar de árvore em árvore. Agora, os cientistas descobriram como é que estes animais se movem pelo …

Mais de 80 mil pessoas registaram-se na Segurança Social desde janeiro

O programa “Segurança Social na Hora”, criado em janeiro deste ano, abrangeu até ao momento 80.700 pessoas, de acordo com os dados divulgados pela ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (MTSSS). Ana Mendes Godinho avançou …