Drone filmou fenda que ameaça separar iceberg gigante da Antártida

Uma fenda de 40 km de extensão está a ser monitorizada por sensores e levou ao encerramento de uma base de investigação do Reino Unido na Antártida.

Por ter sido descoberta no Dia das Bruxas, a 31 de outubro, a formação é conhecida como “fenda Halloween” e, segundo o jornal The Idependent, está a apenas 17 km da base científica Halley VI, colocando em risco de vida dos cientistas que lá residem.

De acordo com o British Antartic Survey, que divulgou as imagens da fenda, a base britânica de investigação científica vai ser transferida para um novo local a 23 km da sua atual posição, e estará fechada durante o inverno antártico, entre março e novembro.

Os especialistas esperam voltar a instalar a base na sua localização original em novembro, mas receiam que a estação, construída em 2012, possa ficar a flutuar num iceberg.

Luke Collins / Flickr

A base britânica de investigação científica Halley VI

A base britânica de investigação científica Halley VI

Esta fenda existe há décadas, sendo por isso considerada um formação geológica e não climática, e tem “apenas” 40 km de extensão. Em dezembro, a NASA descobriu na plataforma de gelo de Larsen C, na Antártida, uma gigantesca fenda com 112 km de comprimento, 100 metros de largura e de cerca de 500 metros de profundidade.

Segundo o Live Science, os cientistas acreditam que esta fenda pode ter surgido nos últimos dois anos, o que indica a rapidez do derretimento do gelo polar.

A fenda continua a crescer rapidamente e, com a chegada do verão no hemisfério sul, a plataforma de gelo de Larsen C irá transformar-se num iceberg gigante com cerca de 6.500 quilómetros quadrados.

John Sonntag / NASA

Foto aérea da NASA revela uma enorme fenda na plataforma de gelo Larsen C, na Antártida

Foto aérea da NASA revela uma enorme fenda na plataforma de gelo Larsen C, na Antártida

ZAP ZAP // BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Em dia sem registo de mortes, Portugal contabiliza 450 novos casos

Esta sexta-feira, Portugal não regista qualquer óbito. Nas últimas 24 horas, houve 450 novos casos positivos de infeção, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Não morreu ninguém infetado com o novo …

Câmara de Torres Vedras deteta migrantes a viverem em armazéns e antigas pecuárias

Além de espaços sem condições de habitabilidade, como armazéns e pecuárias desativadas, a autarquia tem conhecimento de "casas alugadas a pessoas migrantes onde existe sobrelotação". A Câmara de Torres Vedras, no distrito de Lisboa, levantou coimas …

Parlamento aprova "direito ao esquecimento" para quem superou doenças graves

O Parlamento aprovou esta sexta-feira, na generalidade, o projeto-lei do PS que pretende consagrar o “direito ao esquecimento” para acabar com a discriminação de pessoas que tiveram cancro. O Parlamento aprovou, na generalidade, o projeto-lei do …

No seu último discurso, presidente do Supremo atira críticas aos megaprocessos

António Piçarra, presidente do Supremo Tribunal de Justiça, centrou o seu último discurso na falta de eficácia do sistema judicial em tratar os processos especialmente complexos de corrupção. Para o presidente do Supremo Tribunal de Justiça, …

Viagens não essenciais de e para o Reino Unido permitidas a partir de segunda-feira

Cristóvão Norte, deputado do PSD, criticou a indefinição em torno das viagens do Reino Unido para Portugal, em entrevista à BBC. Entretanto, esta manhã, fonte governamental revelou que as viagens não essenciais de e para …

PPP na saúde levou Estado a "poupar" mais de 200 milhões

As Parceiras Público-Privadas (PPP) dos hospitais de Braga, Vila Franca de Xira, Loures e Cascais trouxeram ao Estado uma "poupança" de 203 milhões de euros, menos de um terço do que se esperava no arranque …

Praias podem receber mais banhistas este verão

Apesar de o semáforo de lotação das praias se manter nesta época balnear, a percentagem de ocupação sobe para os 90%. Quem não respeitar as regras estará sujeito a coimas. As limitações à lotação, introduzidas no …

Ritmo de vacinação da UE ultrapassa o dos EUA e China. Grécia reabre turismo

Atualmente, o ritmo de vacinação da União Europeia ultrapassa o registado nos Estados Unidos da América e na China, de acordo com os dados da plataforma Our World in Data. Os dados recolhidos pelo Público …

"Síndrome de Havana" tem sido cada vez mais reportada por militares dos EUA

Diplomatas norte-americanos, espiões e funcionários da Defesa nacional dos EUA sofreram mais de 130 casos de lesões cerebrais, conhecidos como síndrome de Havana. Segundo o jornal The New York Times, três agentes da CIA revelaram ter …

Caso Maddie. Polícia alemã tem novas provas contra Brueckner

A polícia alemã tem novas provas contra Christian Brueckner, o principal suspeito do rapto de Madeleine McCann, que desapareceu do empreendimento turístico Ocean Club, no Algarve, há 14 anos. De acordo com o procurador Hans Christian …