/

Houve um golpe de Estado em Portugal… no Twitter

8

Twitter

#PortugalCoup

O Twitter foi este fim-de-semana invadido por um movimento de comentários sobre um suposto golpe de Estado em Portugal. A brincadeira entre portugueses chegou a ser levada a sério por alguns estrangeiros.

Tudo terá começado com um tweet do político Francesco Lari, do UKIP, o Partido de Independência do Reino Unido, que resolveu partilhar um link de um artigo de opinião do editor do jornal inglês Daily Telegraph, Ambrose Evans-Pritchard, sobre a comunicação de Cavaco Silva anunciando a indigitação de Passos Coelho como primeiro-ministro.

Francesco Lari sublinhava que a União Europeia tinha declarado a “suspensão da democracia” e que os portugueses teriam que “continuar a votar até que o resultado fosse o que desejavam”. Isto acompanhado da hashtag #PortugalCoup.

#PortugalCoup

O que é certo é que a hashtag pegou e #Portugalcoup chegou mesmo ao top três dos “assuntos do momento” no Twitter, em Portugal, no domingo.

A referência ao tal golpe de estado foi levada a brincar por muitos portugueses, com as mais diversas piadas sobre o assunto, nomeadamente partilhando imagens com a “concentração” de tanques de lavar a roupa e com a festa do título dos benfiquistas nas ruas de Lisboa, em jeito de suposta revolução contra o Estado “fascista”.

No entanto, lá por fora, houve quem levasse mais a sério, nomeadamente o eurodeputado do Partido Conservador inglês, Daniel Hannan. O deputado chegou a protestar contra a BBC e contra os jornais britânicos por não darem notícias do “golpe de Estado” em Portugal.

“Eles são os nossos mais antigos aliados, por amor de Deus”, lamentou Daniel Hannan numa publicação no Twitter.

Por todo o Twitter, diversas imagens alimentavam a criativa história de um golpe de Estado, com comentários em Inglês e Pacheco Pereira e José Sócrates a surgirem como incitadores da revolta. Houve até quem publicasse fotos de uma suposta manifestação incendiária à porta da Assembleia da República que teria resultado em feridos. Eis alguns dos tweets sobre este golpe de Estado made in Twitter.


#PortugalCoup #PortugalCoup

SV, ZAP

8 Comments

  1. Até que enfim se passou alguma coisa de útil nesta pasmeira de país.
    Sempre se vão embora os PÁRIAS. Vão ser internados no Campo Pequeno, só espero que Otelo não se esqueça do que lhes ia fazer para os espremer.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.