Hotel no Porto evacuado por suspeita de legionella

d.r. Ernst Kers

Hotel Boa-VIsta, na Foz do Douro, no Porto

Hotel Boa-VIsta, na Foz do Douro, no Porto

O hotel da Boa-Vista, na Foz do Douro, no Porto, desencadeou este sábado um tratamento da rede predial de águas por suspeita de contaminação pela bactéria da Doenças dos Legionários, mas a iniciativa não tem relação com os casos registados recentemente na região Norte, informou fonte oficial.

Na sequência da operação, mais de uma centena de hóspedes foram retirados do hotel, declarou à TSF o diretor da unidade hoteleira, José Mayan.

Em declarações à Lusa, o diretor-geral de Saúde, Francisco George, confirmou que o hotel do Porto desencadeou “procedimentos que visam tratar a respetiva rede predial de águas, atendendo à suspeita de contaminação pela bactéria da Doença dos Legionários”, tendo sido para isso evacuado.

A iniciativa levada a cabo no hotel da Boa-Vista não está, todavia, relacionada com os casos identificados com a Doença dos Legionários na região de saúde do Norte no último mês e meio, assegurou Francisco George.

“Esta iniciativa não está relacionada com os 12 casos de Doença dos Legionários relatados recentemente”, declarou Francisco George.

O diretor-geral da Saúde sublinhou a diferença entre a Doença dos Legionários e a eventual colonização da água por bactérias”.

Apesar de sublinhar que não há uma relação causa/efeito entre a situação do hotel do Porto e os doentes notificados no Grande Porto, o diretor-geral da Saúde confirma que os dois casos de internamento “continuam a evoluir de forma positiva”.

No último mês e meio foram registados 12 casos da Doença dos Legionários em pessoas residentes na região de saúde do Norte.

Dos 12 casos identificados, e de acordo com a informação epidemiológica disponível, há duas pessoas que estiveram fora do país durante o período provável de ocorrência da infeção.

Os restantes dez casos com a doença dos Legionários ocorreram em pessoas residentes na região do Grande Porto.

Das 12 pessoas residentes na região Norte que têm a Doença dos Legionários, duas estão internadas, não há mortes a registar e a situação não é comparável ao surto de 2014 em Vila Franca de Xira, informou a DGS.

A bactéria “legionella” é responsável pela Doença dos Legionários, uma pneumonia grave, cuja infeção se transmite por via aérea (respiratória), através da inalação de gotículas de água ou por aspiração de água contaminada.

Em novembro de 2014, um surto de legionella em Vila Franca de Xira causou 12 mortes e infetou 375 pessoas com a bactéria da legionella.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Bruno Lage: "Respeito as opiniões, mas sou eu o treinador"

O Benfica venceu com uma goleada, esta sexta-feira, no terreno do Boavista (4-1) e aumentou provisoriamente para cinco pontos a vantagem sobre o FC Porto na liderança do campeonato. No final do jogo, o treinador do …

Homem fez-se passar por assessor de Marcelo para roubar donativos para Pedrógão

Um homem fez-se passar por assessor de Marcelo Rebelo de Sousa tentar enganar os donos do Grupo Solverde e da Casa Ermelinda Freitas, pedindo dinheiro para as vítimas de Pedrógão Grande, que foi devorada pelas …

PCP quer referendo à regionalização em 2021

O líder parlamentar comunista anunciou, esta sexta-feira, a entrega no Parlamento de um projeto de resolução com o calendário da criação das regiões administrativas em 2021, incluindo um referendo entre abril e junho daquele ano. "PS, …

Alcochete. Jogadores vão testemunhar por videoconferência

O coletivo de juízes que está a julgar o processo do ataque à academia de Alcochete, no Tribunal de Monsanto, decidiu, esta sexta-feira, que os jogadores do Sporting testemunhem por videoconferência. O Sporting, na qualidade de …

"Todos os caminhos levam a Putin". Donald Trump deverá ser acusado formalmente nos próximos dias

Os democratas estão a desenvolver o processo de destituição de Donald Trump, reforçando o foco na Federação Russa e nas ligações ao Presidente da Rússia, Vladimir Putin, quando começam a esboçar o texto acusatório do …

Marcha pelo Clima juntou milhares em Madrid. Greta saiu por recomendação da polícia

Milhares de pessoas participaram, esta sexta-feira, em Madrid, na Marcha pelo Clima, encabeçada pela jovem ativista ambiental sueca, que teve de abandonar a manifestação por recomendação da polícia. A Marcha pelo Clima começou às 18h00 locais, …

City vs United. Em Manchester, há uma guerra anónima a ser travada entre oriente e ocidente

Este sábado, Manchester City e Manchester United defrontam-se dentro de campo. Mas fora das quatro linhas decorre uma batalha oculta pelo domínio ideológico de gestão. O dérbi de Manchester é sempre um confronto importante no calendário …

Múmias milenares tinham tatuagens escondidas (e já podemos vê-las)

As tatuagens escondidas em antigas múmias egípcias estão agora a ser reveladas pelos cientistas, usando uma nova tecnologia de infravermelho, permitindo vislumbrar como os membros da sociedade há três mil anos viviam e trabalhavam. Tatuagens semelhantes …

Miguel Albuquerque avisa: deputados madeirenses do PSD podem viabilizar OE

O presidente da estrutura regional do PSD/Madeira, Miguel Albuquerque, disse esta sexta-feira que os três deputados na Assembleia da República poderão votar o Orçamento do Estado caso as reivindicações da região estejam asseguradas. “O Orçamento do …

"Não há falta de médicos" nos hospitais de Coimbra e Algarve, diz Marta Temido

A ministra da Saúde afirmou esta sexta-feira que não há falta de médicos nos centros hospitalares universitários do Algarve e de Coimbra, admitindo que poderá haver necessidade de rever escalas e formas de organização. “Não me …