Hotel no Porto evacuado por suspeita de legionella

d.r. Ernst Kers

Hotel Boa-VIsta, na Foz do Douro, no Porto

Hotel Boa-VIsta, na Foz do Douro, no Porto

O hotel da Boa-Vista, na Foz do Douro, no Porto, desencadeou este sábado um tratamento da rede predial de águas por suspeita de contaminação pela bactéria da Doenças dos Legionários, mas a iniciativa não tem relação com os casos registados recentemente na região Norte, informou fonte oficial.

Na sequência da operação, mais de uma centena de hóspedes foram retirados do hotel, declarou à TSF o diretor da unidade hoteleira, José Mayan.

Em declarações à Lusa, o diretor-geral de Saúde, Francisco George, confirmou que o hotel do Porto desencadeou “procedimentos que visam tratar a respetiva rede predial de águas, atendendo à suspeita de contaminação pela bactéria da Doença dos Legionários”, tendo sido para isso evacuado.

A iniciativa levada a cabo no hotel da Boa-Vista não está, todavia, relacionada com os casos identificados com a Doença dos Legionários na região de saúde do Norte no último mês e meio, assegurou Francisco George.

“Esta iniciativa não está relacionada com os 12 casos de Doença dos Legionários relatados recentemente”, declarou Francisco George.

O diretor-geral da Saúde sublinhou a diferença entre a Doença dos Legionários e a eventual colonização da água por bactérias”.

Apesar de sublinhar que não há uma relação causa/efeito entre a situação do hotel do Porto e os doentes notificados no Grande Porto, o diretor-geral da Saúde confirma que os dois casos de internamento “continuam a evoluir de forma positiva”.

No último mês e meio foram registados 12 casos da Doença dos Legionários em pessoas residentes na região de saúde do Norte.

Dos 12 casos identificados, e de acordo com a informação epidemiológica disponível, há duas pessoas que estiveram fora do país durante o período provável de ocorrência da infeção.

Os restantes dez casos com a doença dos Legionários ocorreram em pessoas residentes na região do Grande Porto.

Das 12 pessoas residentes na região Norte que têm a Doença dos Legionários, duas estão internadas, não há mortes a registar e a situação não é comparável ao surto de 2014 em Vila Franca de Xira, informou a DGS.

A bactéria “legionella” é responsável pela Doença dos Legionários, uma pneumonia grave, cuja infeção se transmite por via aérea (respiratória), através da inalação de gotículas de água ou por aspiração de água contaminada.

Em novembro de 2014, um surto de legionella em Vila Franca de Xira causou 12 mortes e infetou 375 pessoas com a bactéria da legionella.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Português desce e Matemática volta à positiva nos exames do 9.º ano

As médias dos alunos do 9.º ano nos exames desceram este ano a Português e subiram a Matemática, voltando a uma média positiva, mas com uma taxa de reprovação ainda a rondar os 30%. Os exames …

A famosa "Pirâmide Curvada" do faraó Senefuru foi aberta ao público pela primeira vez em mais de 50 anos

No Egito, foi aberta ao turismo, pela primeira vez desde 1965, a famosa "Pirâmide Curvada", construída por ordem do faraó Senefuru há 4.600 anos. Localizada em Dahshur, a 40 quilómetros a sul do Cairo, a pirâmide, …

Príncipe Carlos diz que temos 18 meses para salvar a humanidade

O príncipe Carlos admite que os próximos 18 meses serão cruciais para a sobrevivência dos seres humanos. Durante este tempo, os líderes mundiais terão de controlar as mudanças climáticas para evitar uma catástrofe irreversível. "Senhoras e …

Novo filme da saga Bond tem Agente 007 feminina

De acordo com jornais ingleses, o filme Bond 25 não terá um novo James Bond, mas sim uma nova Agente 007. No filme, que será uma homenagem ao legado de Roger Moore e de todos …

Manchester United não dá mais do que 33,5 milhões por Bruno Fernandes

O Manchester United só está disposto a pagar 33,5 milhões de euros pelo médio do Sporting Bruno Fernandes, escreve o jornal Mirror esta segunda-feira. De acordo com o diário britânico, a contratação de Harry Maguire …

Caso de ébola detetado em cidade com mais de dois milhões de habitantes

As autoridades de saúde detetaram o primeiro caso de ébola na cidade de Goma, na República Democrática do Congo, onde vivem mais de dois milhões de pessoas, confirmou no domingo o ministro da Saúde congolês. De …

Ordem dos Enfermeiros apresenta queixas contra inspetores da Saúde

A Ordem dos Enfermeiros (OE), liderada por Ana Rita Cavaco, vai apresentar queixas-crime contra a inspetora-geral das Atividades em Saúde e contra os inspetores que participaram na sindicância a esta associação profissional. Em causa está a …

Advogado de Mustafá acusa procuradora Cândida Vilar de terrorismo institucional

O advogado do líder da Juventude Leonina, Filipe Coelho, voltou a apontar baterias a Cândida Vilar, acusando-a de "terrorismo oficial" contra o seu cliente.  De acordo com o Tribuna Expresso, o advogado de Mustafá disse ainda …

Fenprof indignada com palavras cruzadas do Expresso exige pedido de desculpas

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) manifestou-se nesta segunda-feira “indignada” com um tópico nas palavras cruzadas do semanário Expresso, exigindo um pedido de desculpas aos docentes portugueses. Em causa um tópico das palavras cruzadas da …

Apenas 3% das máquinas de venda automática no ensino superior têm fruta

Foram analisadas 135 máquinas em todo o país. Todas tinham doces e apenas uma em cada três disponibilizava opções saudáveis. Deco diz que é preciso mudar disponibilidade alimentar destas máquinas. Apenas 3% das máquinas de venda …