Hotel no Porto evacuado por suspeita de legionella

d.r. Ernst Kers

Hotel Boa-VIsta, na Foz do Douro, no Porto

Hotel Boa-VIsta, na Foz do Douro, no Porto

O hotel da Boa-Vista, na Foz do Douro, no Porto, desencadeou este sábado um tratamento da rede predial de águas por suspeita de contaminação pela bactéria da Doenças dos Legionários, mas a iniciativa não tem relação com os casos registados recentemente na região Norte, informou fonte oficial.

Na sequência da operação, mais de uma centena de hóspedes foram retirados do hotel, declarou à TSF o diretor da unidade hoteleira, José Mayan.

Em declarações à Lusa, o diretor-geral de Saúde, Francisco George, confirmou que o hotel do Porto desencadeou “procedimentos que visam tratar a respetiva rede predial de águas, atendendo à suspeita de contaminação pela bactéria da Doença dos Legionários”, tendo sido para isso evacuado.

A iniciativa levada a cabo no hotel da Boa-Vista não está, todavia, relacionada com os casos identificados com a Doença dos Legionários na região de saúde do Norte no último mês e meio, assegurou Francisco George.

“Esta iniciativa não está relacionada com os 12 casos de Doença dos Legionários relatados recentemente”, declarou Francisco George.

O diretor-geral da Saúde sublinhou a diferença entre a Doença dos Legionários e a eventual colonização da água por bactérias”.

Apesar de sublinhar que não há uma relação causa/efeito entre a situação do hotel do Porto e os doentes notificados no Grande Porto, o diretor-geral da Saúde confirma que os dois casos de internamento “continuam a evoluir de forma positiva”.

No último mês e meio foram registados 12 casos da Doença dos Legionários em pessoas residentes na região de saúde do Norte.

Dos 12 casos identificados, e de acordo com a informação epidemiológica disponível, há duas pessoas que estiveram fora do país durante o período provável de ocorrência da infeção.

Os restantes dez casos com a doença dos Legionários ocorreram em pessoas residentes na região do Grande Porto.

Das 12 pessoas residentes na região Norte que têm a Doença dos Legionários, duas estão internadas, não há mortes a registar e a situação não é comparável ao surto de 2014 em Vila Franca de Xira, informou a DGS.

A bactéria “legionella” é responsável pela Doença dos Legionários, uma pneumonia grave, cuja infeção se transmite por via aérea (respiratória), através da inalação de gotículas de água ou por aspiração de água contaminada.

Em novembro de 2014, um surto de legionella em Vila Franca de Xira causou 12 mortes e infetou 375 pessoas com a bactéria da legionella.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Coronavírus já provocou 56 mortes. China começa a desenvolver vacina

China começou a desenvolver uma vacina contra o novo coronavírus, que já provocou a morte a 56 pessoas e infetou 1.975 pessoas no país, informa este domingo o jornal oficial do Partido Comunista Chinês (PCC). De …

Portugueses vencem "Óscares" de animação em Los Angeles

O filme “Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias” da realizadora portuguesa Regina Pessoa, venceu este domingo o prémio de Melhor Curta Metragem e Sérgio Martins venceu a Melhor Direção de Animação em Longa Metragem, pelo …

Juiz Neto de Moura muda nome com que assina acórdãos

O juiz Neto de Moura, envolvido em algumas decisões polémicas sobre violência doméstica, alterou o nome com que assina os acórdãos, avança o Jornal de Notícias na sua edição impressa deste domingo. De acordo com …

Violenta tempestade faz pelo menos 30 mortos em Minas Gerais

A violenta tempestade que desde quinta-feira assola o estado de Minas Gerais, sudeste do Brasil, já provocou pelo menos 30 mortos e 17 desaparecidos, anunciou este domingo a Proteção Civil. De acordo com o novo balanço, …

Descobertas quatro novas espécies de tubarões que caminham

Foram descobertas quatro novas espécies de tubarões que caminham usando as suas barbatanas. Ao todo são já conhecidas nove espécies deste tipo de tubarões. Investigadores encontraram tubarões que caminham nas águas do norte da Austrália e …

Caso suspeito de infeção por coronavírus em Portugal deu negativo

A Direção-Geral da Saúde (DGS) informou este domingo que o primeiro caso suspeita de coronavírus em Portugal, com um paciente sob observação no Hospital de Curry Cabral, em Lisboa, deu negativo após  análises. "A Direção-Geral da …

Francisco Rodrigues dos Santos é o novo líder do CDS

A moção de estratégia de Francisco Rodrigues dos Santos, sob o título "Voltar a Acreditar", foi a mais votada na madrugada domingo no 28.º congresso do CDS, em Aveiro, avançaram à agência Lusa fontes partidárias. A …

Cientistas descobrem proteína capaz de imitar os efeitos do exercício físico

A proteína, chamada de Sestrin, é capaz de proporcionar benefícios musculares muito semelhantes aos da prática de exercício físico. Um grupo de cientistas da Universidade de Medicina do Michigan, nos Estados Unidos, descobriu uma proteína …

Inscrição hebraica com 2.800 anos revela antigo nome bíblico

Uma equipa de arqueólogos encontrou um jarro com 2.8000 anos com a inscrição em hebraico "Benayo" no sítio arqueológico de Abel Beth Maacah, no norte de Israel, local várias vezes mencionado na Bíblia Hebraica.  De …

Braga vence FC Porto e conquista Taça da Liga. Sérgio coloca lugar à disposição

O Sporting de Braga venceu hoje o FC Porto por 1-0 e conquistou a Taça da Liga, com Ricardo Horta a marcar o golo decisivo aos 90+5, garantindo um troféu que os bracarenses já tinham …