//

Hotel no Porto evacuado por suspeita de legionella

d.r. Ernst Kers

Hotel Boa-VIsta, na Foz do Douro, no Porto

Hotel Boa-VIsta, na Foz do Douro, no Porto

O hotel da Boa-Vista, na Foz do Douro, no Porto, desencadeou este sábado um tratamento da rede predial de águas por suspeita de contaminação pela bactéria da Doenças dos Legionários, mas a iniciativa não tem relação com os casos registados recentemente na região Norte, informou fonte oficial.

Na sequência da operação, mais de uma centena de hóspedes foram retirados do hotel, declarou à TSF o diretor da unidade hoteleira, José Mayan.

Em declarações à Lusa, o diretor-geral de Saúde, Francisco George, confirmou que o hotel do Porto desencadeou “procedimentos que visam tratar a respetiva rede predial de águas, atendendo à suspeita de contaminação pela bactéria da Doença dos Legionários”, tendo sido para isso evacuado.

A iniciativa levada a cabo no hotel da Boa-Vista não está, todavia, relacionada com os casos identificados com a Doença dos Legionários na região de saúde do Norte no último mês e meio, assegurou Francisco George.

“Esta iniciativa não está relacionada com os 12 casos de Doença dos Legionários relatados recentemente”, declarou Francisco George.

O diretor-geral da Saúde sublinhou a diferença entre a Doença dos Legionários e a eventual colonização da água por bactérias”.

Apesar de sublinhar que não há uma relação causa/efeito entre a situação do hotel do Porto e os doentes notificados no Grande Porto, o diretor-geral da Saúde confirma que os dois casos de internamento “continuam a evoluir de forma positiva”.

No último mês e meio foram registados 12 casos da Doença dos Legionários em pessoas residentes na região de saúde do Norte.

Dos 12 casos identificados, e de acordo com a informação epidemiológica disponível, há duas pessoas que estiveram fora do país durante o período provável de ocorrência da infeção.

Os restantes dez casos com a doença dos Legionários ocorreram em pessoas residentes na região do Grande Porto.

Das 12 pessoas residentes na região Norte que têm a Doença dos Legionários, duas estão internadas, não há mortes a registar e a situação não é comparável ao surto de 2014 em Vila Franca de Xira, informou a DGS.

A bactéria “legionella” é responsável pela Doença dos Legionários, uma pneumonia grave, cuja infeção se transmite por via aérea (respiratória), através da inalação de gotículas de água ou por aspiração de água contaminada.

Em novembro de 2014, um surto de legionella em Vila Franca de Xira causou 12 mortes e infetou 375 pessoas com a bactéria da legionella.

ZAP / Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.