Hotéis nos EUA vão ter “botão de pânico” para combater assédio sexual aos funcionários

Depois de vários anos a resistir à ideia, várias cadeias hoteleiras nos EUA anunciaram que vão fornecer “botões de pânico” aos seus funcionários para travar situações de assédio sexual.

Várias cadeias hoteleiras norte-americanas, como a Marriott e a Hilton, anunciaram, na semana passada, que vão dar aos seus funcionários “botões de pânico” para combater o assédio sexual e outros crimes, depois de vários anos a resistir à ideia, conta a Reuters.

Os trabalhadores da indústria hoteleira são alvo frequente de assédio sexual, geralmente quando se encontram sozinhos nos quartos com os hóspedes. Os sindicatos e ativistas aumentaram a pressão para que a ideia fosse posta em prática no último ano, na sequência do movimento #MeToo e do tiroteio em Las Vegas.

Proteger os nossos empregados e os milhões de clientes que ficam hospedados nos nossos hotéis todos os dias tem uma importância primordial para a indústria”, afirma Katherine Lugar, presidente e chefe executiva da Associação Americana de Hotéis e Alojamento, citada pela agência.

Segundo a representante, esta medida representa um investimento de centenas de milhares de dólares e vai afetar dezenas de milhares de funcionários nos próximos anos. Por exemplo, as cadeias Marriott e Hilton já se comprometeram a ter estes dispositivos em todos os seus hotéis nos EUA até 2020.

A ideia é que este “botão de pânico” seja algo semelhante a uma caixinha preta, com um botão vermelho, um sistema GPS e que poderá ainda emitir um som suficientemente audível para alertar o hotel quando este for ativado.

A indústria hoteleira e da restauração contabilizam mais de 14% das queixas de assédio sexual apresentadas na Comissão da Igual Oportunidade de Emprego dos EUA entre 2005 e 2015, representando o valor mais alto de todas as indústrias.

De acordo com a Reuters, os sindicatos já tinham conseguido a adoção destes dispositivos em várias cidades dos EUA, nomeadamente em Washington, Seattle, Chicago, Las Vegas e Miami. Em Nova Iorque, por exemplo, vários hotéis adotaram o dispositivo desde 2012, quando o ex-diretor do FMI, Dominique Strauss-Kahn, foi acusado de assediar uma funcionária do hotel onde tinha estado hospedado em 2011.

Em 2016, um inquérito a 500 mulheres de Chicago concluiu que 58% das funcionárias de hotelaria e 77% de casinos já foram vítimas de assédio sexual.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

A atmosfera deste exoplaneta "infernal" está cheia de metal

Uma equipa de astrónomos observou um dos exoplanetas mais quentes já encontrados e conseguiu identificar, pelo menos, sete metais a flutuar na sua atmosfera. O WASP-121b, localizado a 850 anos-luz da Terra, orbita a sua estrela …

A supergigante Betelgeuse é mais pequena e está mais perto da Terra do que se pensava

De acordo com um novo estudo feito por uma equipa internacional de investigadores, podem ser necessários mais 100.000 anos até que a estrela gigante vermelha Betelgeuse morra numa explosão de fogo. O estudo, liderado pela Dra. …

Mulheres menos propensas à covid-19 por respeitarem mais o distanciamento social

Uma das razões pelas quais as mulheres podem ser menos vulneráveis ​​a infeção pelo novo coronavírus deve-se ao facto de serem mais propensas a aderir às políticas de distanciamento social, sugeriu uma nova pesquisa. Uma pesquisa …

Braga 3 - 0 AEK | Minhotos de gala conquistam atenienses

O Sporting de Braga iniciou a sua participação no Grupo G da Liga Europa com uma vitória. Na recepção aos gregos do AEK de Atenas, os minhotos mostraram ser muito mais equipa e ganharam por …

Capitalismo vai arruinar o planeta até 2050, alertam cientistas

Um grupo de cientistas alerta que se continuarmos com este capitalismo desenfreado, o nosso planeta vai sofrer consequências a nível climático e ambiental. Até 2050, o planeta Terra pode sofrer seriamente às mãos do capitalismo desenfreado. …

Os novos faróis inteligentes da Audi levam-no ao cinema sem sair do carro

Os novos faróis LED da Audi levam-no ao cinema sem sair do carro, já que são capazes de projetar imagens na estrada ou em paredes. A novidade é lançada na nova linha de SUVs elétricos da …

FC Porto foi "histriónico" e não se portou bem, escreve-se em Manchester

Jornal inglês alega que os elementos do FC Porto foram exagerados, turbulentos e não tiveram um comportamento adequado. Não há uma única palavra sobre o árbitro. Na manhã seguinte à derrota (3-1) do FC Porto em …

De passagem secreta a cemitério de carros. Túnel sob Nápoles "esconde" veículos enferrujados da II Guerra

No centro de Nápoles, em Itália, há veículos e motocicletas abandonados e enferrujados dos anos 1940 alinhados num túnel a mais de 30 metros abaixo dos seus pés. A Piazza del Plebiscito foi nomeada após uma …

Primeira ministra islandesa interrompida por um terramoto quando dava uma entrevista em direto

Um terramoto de magnitude 5.6 interrompeu uma entrevista em direto da primeira ministra islandesa ao The Washington Post. Mas Katrin Jakobsdottir reagiu à situação de forma tranquila: "Isto é a Islândia". Katrin Jakobsdottir estava a dar …

O voo mais longo do mundo está de volta (e agora é ainda mais longo)

O voo da Singapore Airlines que partia de Singapura com destino até Nova Iorque, foi uma das vítimas do covid-19 e ficou suspendo a 23 de março. Agora, é possível viajar nesta rota novamente, e …