Hollande fez acordo secreto com Bruxelas para não cumprir défice

partisocialiste / Flickr

O presidente da França, François Hollande

A revelação deste contrato secreto foi feita pelo próprio Presidente francês no livro “Um presidente não deveria dizer isso”, editado por dois jornalistas do Le Monde.

O Presidente francês François Hollande fez um acordo secreto com a União Europeia para não cumprir as metas do défice e escapar às sanções.

A revelação foi feita no livro “Um presidente não deveria dizer isso”, da autoria de Gérard Davet e Fabrice Lhomme, dois jornalistas do Le Monde, e agora lido pelo correspondente do Expresso em Paris, Daniel Ribeiro.

A obra reúne cinco anos de investigação e conta com excertos de mais de cem horas de gravações de conversas com o chefe de Estado francês.

A União Europeia exige que os Estados-membros mantenham o défice abaixo dos 3% do PIB o que, de acordo com esta revelação, significa que a França escapou sempre às sanções por défice excessivo.

O “acordo secreto” seria válido desde 2012, ano em que Hollande foi eleito, até 2017, ou seja, teve o aval da Comissão Europeia presidida por Durão Barroso e, posteriormente, por Jean Claude Juncker.

É o privilégio dos grandes países. Nós dizemos: nós somos a França, nós protegemo-vos, temos umas forças armadas, uma força de dissuasão, uma diplomacia (…) Eles, os europeus, sabem que precisam de nós e, portanto, isso paga-se”, explicou o Presidente francês no livro, citado pelo semanário.

Para já, Hollande ainda não veio desmentir estas revelações mas alguns analistas políticos consideram já que a publicação do livro, a poucos meses das eleições, é o “suicídio político” do líder francês.

Segundo o Expresso, o primeiro-ministro gaulês, Manuel Valls, já expressou a “vergonha e cólera” dos militantes socialistas.

O livro revela ainda citações do presidente Hollande a dizer que França “tem um problema com o Islão” e que já ordenou “quatro assassinatos seletivos”, pretensamente de terroristas jihadistas.

ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. A arrogância deste “Senhor” Hollande não tem limites…cada vez mais questiono se vivemos numa Europa ou se vivemos num domínio Françês e Alemão em que as leis são feitas à medida destes dois países.

    • Quem nos dera termos governantes como ele.
      O Hollande só está a fazer o melhor pelo país dele.
      Felizmente para os franceses, o seu país tem “força” na união.
      Infelizmente o nosso não tem e os nossos governantes também não.
      É certo que numa Europa em que todos sonhamos, uma Europa justa, social, estes comportamentos são reprováveis, mas é assim a nossa sina e não vejo que mudará no futuro.

  2. Este é mais um que quer o inferno para os outros e o paraíso para ele, desta maneira de facto a UE caminha para o suicídio.

RESPONDER

Estrela morta emite cocktail de radiação nunca antes visto

Um grupo internacional de cientistas explorou o potencial do telescópio espacial de raios gama da Agência Espacial Europeia (ESA) - e outros telescópios e instrumentos - para detetar um cocktail de radiação inédita de uma …

Ator francês Dieudonné banido do Facebook por comentários antissemitas

O ator francês foi banido definitivamente do Facebook e do Instagram por causa dos comentários sobre as vítimas do Holocausto marcados por termos e expressões "desumanizantes contra os judeus". O anúncio do afastamento permanente de Dieudonné …

Última temporada de "La Casa de Papel" terá filmagens em Portugal

A rodagem da quinta temporada da série espanhola "La Casa de Papel", de Álex Pina, começa esta segunda-feira e terá filmagens em Portugal, revelou a plataforma Netflix. Em comunicado, na última sexta-feira, a Netflix explica que …

Janelas com vista para o Espaço. Virgin Galactic revela interior de nave espacial para turistas

A Virgin Galactic acaba de revelar o luxuoso design do interior da cabine do primeiro veículo SpaceshipTwo - o VSS Unity - que permitirá a astronautas e entusiastas explorar o Espaço com conforto. A Virgin Galactic, …

Irão garante ter detido líder de "grupo terrorista" dos EUA

Este sábado, o Irão anunciou a detenção do líder de um "grupo terrorista" norte-americano alegadamente responsável por um bombardeamento mortal, em 2008, numa mesquita da cidade de Shiraz, entre outros ataques. "Jamshid Sharmahd, líder do grupo …

Engenheiro reconstrói máquina que decifrou os códigos alemães Enigma na II Guerra Mundial

Hal Evans construiu a primeira réplica funcional de um ciclómetro: uma máquina construída no início da década de 1930 (e usada na II Guerra Mundial) por matemáticos polacos para ajudar a decifrar as mensagens secretas …

Governo britânico paga metade da conta para atrair clientes aos restaurantes

A medida para fazer os britânicos regressar aos restaurantes e, assim, ajudar o setor, que foi um dos mais afetados pela pandemia de covid-19, começa esta segunda-feira e vai prolongar-se até ao fim de agosto. De …

Revelados os segredos originais do "Cordeiro Místico"

Uma equipa de cientistas belgas e norte-americanos radiografou a pintura A Adoração do Cordeiro Místico para descobrir como era a obra de arte flamenga, pintada pelos irmãos Hubert e Jan Van Eyck, quando foi concluída, em …

Trump abre a porta à compra do TikTok pela Microsoft

A rede social deve ser vendida até 15 de setembro para se manter em operação nos Estados Unidos, disse, esta segunda-feira, o Presidente norte-americano. Depois de, na sexta-feira, ter anunciado que iria proibir a TikTok nos …

Egito convida Musk a verificar pessoalmente que as pirâmides não foram construídas por alienígenas

O Egito convidou o multimilionário Elon Musk a verificar pessoalmente que as míticas pirâmides do país não foram construídas por alienígenas, ao contrário do que sugeriu o CEO da Tesla e da SpaceX na rede …