Holanda quer autorizar suicídio assistido a quem se “cansou de viver”

O batimento cardíaco é muito diferente em pacientes doentes e saudáveis

O Governo holandês quer alargar a morte medicamente assistida a “todas as pessoas que sintam que a sua vida chegou ao fim” e desejem morrer, apesar de não estarem doentes nem enfrentarem sofrimentos físicos insuportáveis.

“Pessoas que consideram, após profunda reflexão, que completaram a sua vida, devem ter a possibilidade, sob rigorosas condições, de pôr fim à vida da forma digna que escolherem“, afirmaram os ministros da Saúde e da Justiça holandeses numa declaração conjunta.

De acordo com o El País, antes da execução do suicídio assistido será necessário que “um assistente qualificado mantenha uma série de conversas com o afetado”.

“Depois de uma segunda revisão do caso, efetuada por outro assistente, este pode receitar o fármaco letal, que será recolhido numa farmácia”, diz a nota remetida ao Parlamento holandês.

A ministra da Saúde, Edith Schipper, afirmou que a proposta deverá visar apenas os idosos pois “o desejo de acabar com a vida de forma consciente ocorre na velhice”.

No entanto, ainda não foi avançada qualquer idade mínima para o suicídio assistido.

Existem pessoas que “já não vêem qualquer possibilidade de dar um sentido à sua vida, que sentem profundamente a perda de independência e estão isoladas porque perderam um ente querido”, destacaram os ministros holandeses.

Segundo o governo, a intenção da nova lei é evitar que as pessoas “dominadas por um cansaço absoluto e pela perda de amor-próprio” tirem a vida por conta própria.

A Holanda foi o primeiro país do mundo a legalizar a eutanásia, em 2002, permitindo que os pacientes terminais ou vítimas de males insuportáveis, que tenham realizado a autorização de forma voluntária, possam pôr fim à sua vida.

Em 2015, a Holanda registou 5.516 casos de eutanásia, correspondentes a 3,9% de todas as mortes – mais de 70% dos que optaram pela eutanásia sofriam de cancro e 2,9% de demência ou de doenças psiquiátricas.

O Governo holandês autorizou a eutanásia, em março, a uma vítima de abuso sexual que sofria de stress pós-traumático, anorexia severa, depressão crónica e até alucinações.

Um grupo de médicos realizou três avaliações diferentes à paciente, com cerca de 20 anos, e concluiu que esta nunca seria capaz de recuperar – permitindo que acabasse com a própria vida através de uma injeção letal.

A intenção de alargar o suicídio assistido a pessoas saudáveis já desencadeou várias críticas dos sectores mais conservadores e a decisão final ficará nas mãos do Governo eleito em Março de 2017.

BZR, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Ford está a reciclar palha de café do McDonald's. Quer transformá-la em peças de carro

https://vimeo.com/377768195 A Ford está a fabricar peças de carro através de palha de café reciclada do McDonald's. A iniciativa contribui para a redução da pegada ecológica e do desperdício alimentar. O combate às alterações climáticas cabe um …

Comité da ONU preocupado com condições das prisões em Portugal

As condições de detenção, a sobrelotação das prisões, o alegado uso da força e outros abusos contra pessoas pertencentes a grupos raciais e étnicos são as principais preocupações do Comité da ONU contra a Tortura …

Cientistas identificaram organismo que prospera ao comer meteoritos

O micróbio Metallosphaera sedula tem uma propensão para comer minerais. E não estamos a falar de granito ou giz, mas de rochas muito mais especiais como meteoritos. Segundo o Science Alert, uma equipa internacional de cientistas …

Médicos estrangeiros em Portugal atingem o valor mais alto da última década

O número de médicos estrangeiros registados em Portugal atingiu, em 2019, o valor mais elevado da última década, situando-se em 4192, mais 9,1% face a 2009, revelam dados da Ordem dos Médicos (OM). A maioria dos …

O único carro-avião do mundo vai ser vendido em leilão

O Taylor Aerocar, aquele que é o único carro-avião legalizado em todo o mundo, vai a leilão no início do próximo ano. Este modelo da marca data do ano de 1954. Se é um apaixonado por …

Marcha pelo Clima. Polícia espanhola deteve duas pessoas com facas e martelos

A Polícia Nacional de Espanha deteve, na sexta-feira, duas pessoas que pretendiam perturbar a manifestação pelo clima em Madrid, tendo apreendido vários materiais, como facas e martelos. Um homem e uma mulher foram detidos e enviados …

Reflexão, ritual ou mundo idealizado. Um Natal sem filmes, não é Natal

Se é daquelas pessoas que passa a noite da Natal com uma chávena na mão, meias nos pés e um filme na televisão, saiba que não está sozinho. Nesta altura do ano, os filmes tornam-se …

Musk ilibado depois de ter chamado "pedófilo" a mergulhador no resgate da gruta da Tailândia

O magnata fundador da Tesla, Elon Musk, foi absolvido na sexta-feira no processo por difamação movido pelo espeleólogo britânico Vernon Unsworth, que alegava ter sido chamado de pedófilo. Após cerca de uma hora de deliberações, o …

Luzes nas redes de pesca? Os golfinhos e as tartarugas agradecem

A implementação de luzes nas redes de pesca reduz a probabilidade de tartarugas marinhas e de golfinhos serem apanhados por acidente. Luzes LED nas redes de pesca eliminariam a "captura acidental" de tartarugas marinhas em mais …

Presidente da República passa o fim de ano na ilha do Corvo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai passar a noite de 31 de dezembro para 1 de janeiro na ilha do Corvo, nos Açores, de onde será transmitida a sua mensagem de Ano …