Ministério Público suspeita que Henrique Granadeiro tenha comprado apartamento com luvas de Salgado. O apartamento custava 1,7 milhões de euros, mas o empresário só declarou 850 mil euros e o resto pagou em dinheiro vivo e com uma obra de arte.
O Observador avança que a investigação à compra de um apartamento na zona das Amoreiras por Henrique Granadeiro está a ser investigada à parte da Operação Marquês, apesar de ter partido desta.
O apartamento terá custado 1,7 milhões de euros, mas Granadeiro só terá declarado 850 mil, uma vez que o restante pagou em dinheiro vivo e com uma obra de arte.
A obra de arte foi comprada numa galeria de arte em Londres e está avaliada em 280 mil euros, tendo servido de sinal para a compra. Os restante 570 mil euros, pagos em dinheiro vivo, terão sido pagos numa sala de um banco na Suíça. Segundo o gestor do património de Granadeiro, Francisco Fino, foi o vendedor a exigir este método de pagamento.
O Observador cita a SIC para dizer que a transação aconteceu a 27 de novembro, numa sala do banco Pictet, na Suíça.
No local, no momento da transação, estaria Francisco Fino com um representante do Pictet, um representante do dono do imóvel e um representante do BPI Suisse. O dinheiro foi colocado num saco que foi entregue ao representante do BPI Suisse, banco onde o vendedor pediu que fosse depositado o dinheiro.
Os restantes 850 mil euros, que faltavam para perfazer os 1,7 milhões de euros que valia o apartamento, foram registados como o valor da casa no fisco e no notário e foram pagos, através de transferência, para a a compra do empresário do Porto, João Marques Pinto. O apartamento situa-se na Avenida D. João V, em Lisboa, próxima de outra casa da qual Granadeiro é proprietário.
Este caso será a 16ª investigação a sair do processo Operação Marquês. Na Operação Marquês, os investigadores concluíram que Ricardo Salgado transferiu cerca 24 milhões de euros para as contas de Henrique Granadeiro, com o empresário a devolver 4 milhões.
O Ministério Público acredita que uma parte desses 20 milhões foi branqueada com a compra do apartamento.
A confirmar-se que metade do valor foi pago por fora, Henrique Granadeiro incorre na alegada prática de crimes de branqueamento de capitais e de fraude fiscal qualificada.
Que lindos exemplos que este gajos dão ao povo. Quem mais ganha são os que mais fogem aos impostos. Andam em cima dos pequeninos e deixam que os matulões fujam por todos os meios. Anda toda a gente a GAMAR… menos os pequenos…
que este mfa era o que foi ja a gente sabia, agora que fosse aliado do ali baba do rato é que me espanta. sera que o costa e o resto da trupe nao o conhece? e o bava? e o salgado? o e vara? e o godinho? e o pedro soares? e o querido amigo? e a sofia?..enfim… ja sao nomes suficientes para dignificar e recomentar o ps ao ze povinho…. qualquer dia o descaramento e a pouca vergonha sera tanta, que estes e outros feitos ja vao servir de propaganda para conquistar votos e pior que isso, sustentar um governo de radicais marxistas e comunistas … lavados,engravatados e barbeados para enganar ainda mais os analfabetos que insistem em manter e ampliar, com a ajuda do sindicato dos queridos prefessores.