Henrique Granadeiro terá pago apartamento com 571 mil euros em notas e uma obra de arte

João Relvas / Lusa

Zeinal Bava e Henrique Granadeiro, antigos administradores da Portugal Telecom

Ministério Público suspeita que Henrique Granadeiro tenha comprado apartamento com luvas de Salgado. O apartamento custava 1,7 milhões de euros, mas o empresário só declarou 850 mil euros e o resto pagou em dinheiro vivo e com uma obra de arte.

O Observador avança que a investigação à compra de um apartamento na zona das Amoreiras por Henrique Granadeiro está a ser investigada à parte da Operação Marquês, apesar de ter partido desta.

O apartamento terá custado 1,7 milhões de euros, mas Granadeiro só terá declarado 850 mil, uma vez que o restante pagou em dinheiro vivo e com uma obra de arte.

A obra de arte foi comprada numa galeria de arte em Londres e está avaliada em 280 mil euros, tendo servido de sinal para a compra. Os restante 570 mil euros, pagos em dinheiro vivo, terão sido pagos numa sala de um banco na Suíça. Segundo o gestor do património de Granadeiro, Francisco Fino, foi o vendedor a exigir este método de pagamento.

O Observador cita a SIC para dizer que a transação aconteceu a 27 de novembro, numa sala do banco Pictet, na Suíça.

No local, no momento da transação, estaria Francisco Fino com um representante do Pictet, um representante do dono do imóvel e um representante do BPI Suisse. O dinheiro foi colocado num saco que foi entregue ao representante do BPI Suisse, banco onde o vendedor pediu que fosse depositado o dinheiro.

Os restantes 850 mil euros, que faltavam para perfazer os 1,7 milhões de euros que valia o apartamento, foram registados como o valor da casa no fisco e no notário e foram pagos, através de transferência, para a a compra do empresário do Porto, João Marques Pinto. O apartamento situa-se na Avenida D. João V, em Lisboa, próxima de outra casa da qual Granadeiro é proprietário.

Este caso será a 16ª investigação a sair do processo Operação Marquês. Na Operação Marquês, os investigadores concluíram que Ricardo Salgado transferiu cerca 24 milhões de euros para as contas de Henrique Granadeiro, com o empresário a devolver 4 milhões.

O Ministério Público acredita que uma parte desses 20 milhões foi branqueada com a compra do apartamento.

A confirmar-se que metade do valor foi pago por fora, Henrique Granadeiro incorre na alegada prática de crimes de branqueamento de capitais e de fraude fiscal qualificada.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Que lindos exemplos que este gajos dão ao povo. Quem mais ganha são os que mais fogem aos impostos. Andam em cima dos pequeninos e deixam que os matulões fujam por todos os meios. Anda toda a gente a GAMAR… menos os pequenos…

  2. que este mfa era o que foi ja a gente sabia, agora que fosse aliado do ali baba do rato é que me espanta. sera que o costa e o resto da trupe nao o conhece? e o bava? e o salgado? o e vara? e o godinho? e o pedro soares? e o querido amigo? e a sofia?..enfim… ja sao nomes suficientes para dignificar e recomentar o ps ao ze povinho…. qualquer dia o descaramento e a pouca vergonha sera tanta, que estes e outros feitos ja vao servir de propaganda para conquistar votos e pior que isso, sustentar um governo de radicais marxistas e comunistas … lavados,engravatados e barbeados para enganar ainda mais os analfabetos que insistem em manter e ampliar, com a ajuda do sindicato dos queridos prefessores.

RESPONDER

Pela primeira vez, uma astronauta corrige página da Wikipédia a partir do Espaço

Pela primeira vez na história da Humanidade, a astronauta norte-americana Christina H. Koch fez a edição de uma página da Wikipedia na Internet a partir da Estação Espacial Internacional (EEI), enquanto orbitava o planeta Terra. A …

Rover Mars 2020 vai procurar fósseis microscópicos

Cientistas do rover Mars 2020 da NASA descobriram o que poderá ser um dos melhores locais para procurar sinais de vida antiga na Cratera Jezero, onde o veículo vai pousar no dia 18 de fevereiro …

MP quer passar a ouvir todas as crianças expostas a violência doméstica

A procuradora-geral da República quer que os magistrados do Ministério Público peçam sempre ao juiz de instrução criminal que as crianças expostas a violência doméstica sejam ouvidas em tribunal para memória futura. A procuradora-geral da República, …

Greta Thunberg no Parlamento entre final do mês e início de dezembro

A ativista sueca aceitou participar numa sessão na Assembleia da República, em Lisboa, promovida pela comissão parlamentar de Ambiente, Energia e Ordenamento do Território, que se realizará entre o final deste mês e início de …

Phineas Fisher. O "hacker fantoche" que está a pagar para piratearem bancos e petrolíferas

Phineas Fisher é um hackers mais infames do mundo e procura agora renovar esse estatuto ao oferecer 100 mil dólares a quem piratear instituições capitalistas, como bancos e empresas petrolíferas. O hacker ficou conhecido após ter …

Conselho Superior da Magistratura arquiva processo disciplinar a Carlos Alexandre

O Conselho Superior da Magistratura decidiu arquivar o processo disciplinar relativo ao juiz do Tribunal de Instrução Criminal por declarações sobre o sorteio da fase de instrução do processo Operação Marquês. "O plenário de hoje do …

Jardins e complexo de estufas descobertos num dos bunker de Hitler

Um grupo de especialistas descobriu jardins e um complexo de estufas, que serviu para cultivar legumes e frutas, num dos maiores quartéis generais de Adolf Hitler durante a II Guerra Mundial, o bunker conhecido como …

Ataque a Alcochete. Advogados pedem impugnação do auto de notícia da GNR

Uma discrepância nas datas de elaboração e de assinatura do auto de notícia que relata a invasão à academia do Sporting motivou, esta terça-feira, a apresentação de um requerimento de impugnação subscrito por vários advogados. No …

Japão diz que é seguro libertar água radioativa de Fukushima no Pacífico

O Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão afirmou esta segunda-feira que é seguro libertar água contaminada de Fukushima no Oceano Pacífico, de acordo com o jornal local Japan Today. A central nuclear, recorde-se, sofreu …

Dez autarcas e quatro clubes entre os 68 acusados na operação Ajuste Secreto

O Ministério Público da Feira deduziu acusação contra 68 arguidos, incluindo dez autarcas e ex-autarcas, quatro clubes desportivos e os seus respetivos presidentes, no âmbito da operação "Ajuste Secreto". Numa nota publicada no seu site oficial, …